Pular para o conteúdo principal

Os 7 Pecados capitais que destroem sua riqueza

Saindo da religião para finanças, todos nós, não importa quem seja, cometemos um ou mais destes pecados capitais.

Pensando nisso resolvi escrever como eles podem influenciar em nossa vida e atrapalhar a jornada pela Independência Financeira.

OS 7 PECADOS CAPITAIS NAS FINANÇAS PESSOAIS

1. IRA

Este é um pecado mortal para as finanças pois as pessoas geralmente esboçam sentimentos descontrolado de raiva e negação quando perdem dinheiro, o que é pior, sempre procuram um bode expiatório.

Em caso de perda, a culpa é do Brasil, dos governantes, da Lava Jato. Eles possuem um ódio mortal que tira o controle emocional e nunca assumem que erraram.

2. GULA 

Este é um dos mais comuns pecados cometidos pelas pessoas, porém não é tão mortal para as finanças.

Pessoas que cometem este pecado costumam comprar mais do que precisam, desperdiçam comprando coisas inúteis, desperdiçam seu tempo e dinheiro com itens que proporcionam satisfação de curto prazo.

É comum à esta pessoa não reciclar, não reaproveitar e não concertar seus pertences sempre dando ênfase a novas aquisições.

3. GANÂNCIA

Um pecado mortal de gratificação instantânea. Fazendo um exame de consciência, este pecado é caracterizado pelo desejo insaciável de adquirir bens e riquezas.

Quem é ganancioso não tem autocontrole, como resultado prejudica suas finanças e até mesmo suas relações pessoais.

4. ORGULHO 

Mais que qualquer outro, este pecado pode determinar a falência de um indivíduo. Quem sofre deste mal tem um fortíssimo senso de auto importância.

Não arredam o pé de suas opiniões e convicções, mesmo que isso signifique sua ruína. Não se trata de princípios, o que é diferente, trata-se de não dar o gostinho de vitória ao outro ou não assumir que precisa de ajuda.

No mundo dos investimentos não precisamos de vitórias, mas sim construir patrimônio.

5. PREGUIÇA 

Quem nunca? A preguiça é tão comum em nossas vidas que quase ninguém sente culpa em confessar certa preguiça em algum aspecto. Nas finanças e investimentos a preguiça é muito perigosa.

Ter preguiça em fazer investimentos, estudar e educar-se é tão comum que quem escapa desta regra, são os vencedores no munda das finanças.

As pessoas preguiçosas são tão desligadas com dinheiro que não rastreiam suas receitas e despesas, não planejam o futuro ou fazem um orçamento doméstico. O efeito disso é uma vida de problemas e dificuldades com dinheiro.

6. LUXÚRIA  

Este pecado é conhecido originalmente como extravagância. Pessoas propensas a cometer esse pecado tem comportamento extravagante. Como resultado, gostam de comprar produtos caros, exclusivos e de grife.

Mesmo que estejam adquirindo produtos fora da sua capacidade de compra, não medem esforços para ostentar, não importa se isso significar muitas dívidas e preocupações futuras.

7. INVEJA 

A inveja tem como origem o significado de “não ver”. O sucesso de outras pessoas faz quem sofre deste pecado desejar a ruína alheia.

Pessoas invejosas são carentes e ficam extremamente sentidas com a boa sorte dos outros.

Apesar de não levar ninguém a falência, se não souber controlar esse sentimento poderá perder oportunidades pois em vez de focar em seus próprios resultados, gasta energia na coisa errada.

Qual é o seu maior pecado financeiro?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Com o último post, recebi algumas perguntas sobre como está minha vida neste momento e para matar a curiosidade de quem estiver interessado. Vou atualizar agora: A minha realidade após três anos de FIRE Investimentos Após aproximadamente 3 anos, meu patrimônio cresceu uns 25% e a renda passiva mais de 50%. Ano passado a média de reinvestimento ficou próxima de 30%, que é a meta que estipulei. A inflação tem sido uma preocupação pois meus gastos subiram por volta de 40%. Nesse sentido é muito importante ter atenção aos investimentos corrigidos pela inflação, mas também na recuperação de ativos que não seguem o ciclo econômico inflacionário, que é o caso dos fundos imobiliários. Falando em fundos imobiliários, existe uma constante tensão sobre a taxação e também as regras que estes ativos são submetidos. Enfim, esse é o risco Brasil, além disso ainda existe a constante impressão de que boa parte dos gestores de fundos estão trabalhando apenas em favor próprio. Mesmo assim ainda vejo esse...

Como eu atingi a independência Financeira

Acho que essa é uma das maiores curiosidades de alguém que está começando no mundo dos investimentos e que deseja atingir a independência financeira. Uma coisa importante que preciso falar é que nunca tive um super salário, minha profissão não tinha nada de especial, não sou nenhum gênio dos investimentos e tão pouco tive a sorte de dar a tacada certa. Eu sempre fiz investimentos, desde que comecei a ganhar dinheiro sempre guardei alguma parte, porém eu só adquiri a visão de longo prazo para alcançar a independência financeira aos 27 anos de idade, ou seja, 10 anos atrás. Então qual o secredo? Foco na Renda Quando eu tinha 27 anos, tracei um planejamento para alcançar a independência financeira aos 45 anos. E eu escolhi esse número como limite. Queria porque queria estar “aposentado com essa idade”. Nessa época eu já fazia investimentos no mercado de ações, mas meus resultados eram medianos para ruins. Foi nessa mesmo período que mudei minha estratégia de investir para ativo...

O melhor investimento para 2022

Chegado ano novo e como sempre, os futurologistas de plantão começam a dar seus pitacos. Eu, já a três anos, reposto o mesmo texto, e acredite, sempre estou acerto. Então se não leu este texto nos anos anteriores, aproveite a dica para adquirir o melhor investimento de 2022. O melhor investimento de 2022 É impressionante que mesmo querendo que a pessoa foque primeiro em seus objetivos, seu sonho. Para aquilo que lhe servirá o dinheiro, preferem ignorar essa parte insistindo em querer saber onde alocar o recurso. Engraçado é que o questionamento sempre vem acompanhada de “  quero um investimento sem risco porque sou conservador ”. Esse tipo de postura leva as pessoas a buscarem o investimento da moda, aquele que aparece no Jornal Nacional, na revista, aquele que está em evidência. A FORMULA PARA IR A FALÊNCIA EM POUCO TEMPO Sai na capa da Isto É… “ Agora é a vez do mercado de ações” e a manada vai lá e compra ações sem nem saber o que está comprando. O jornal Nacional faz a matéria…” Co...