Saindo da religião para finanças, todos nós, não importa quem seja, cometemos um ou mais destes pecados capitais.
Pensando nisso resolvi escrever como eles podem influenciar em nossa vida e atrapalhar a jornada pela Independência Financeira.
OS 7 PECADOS CAPITAIS NAS FINANÇAS PESSOAIS
1. IRA
Este é um pecado mortal para as finanças pois as pessoas geralmente esboçam sentimentos descontrolado de raiva e negação quando perdem dinheiro, o que é pior, sempre procuram um bode expiatório.
Em caso de perda, a culpa é do Brasil, dos governantes, da Lava Jato. Eles possuem um ódio mortal que tira o controle emocional e nunca assumem que erraram.
2. GULA
Este é um dos mais comuns pecados cometidos pelas pessoas, porém não é tão mortal para as finanças.
Pessoas que cometem este pecado costumam comprar mais do que precisam, desperdiçam comprando coisas inúteis, desperdiçam seu tempo e dinheiro com itens que proporcionam satisfação de curto prazo.
É comum à esta pessoa não reciclar, não reaproveitar e não concertar seus pertences sempre dando ênfase a novas aquisições.
3. GANÂNCIA
Um pecado mortal de gratificação instantânea. Fazendo um exame de consciência, este pecado é caracterizado pelo desejo insaciável de adquirir bens e riquezas.
Quem é ganancioso não tem autocontrole, como resultado prejudica suas finanças e até mesmo suas relações pessoais.

4. ORGULHO
Mais que qualquer outro, este pecado pode determinar a falência de um indivíduo. Quem sofre deste mal tem um fortíssimo senso de auto importância.
Não arredam o pé de suas opiniões e convicções, mesmo que isso signifique sua ruína. Não se trata de princípios, o que é diferente, trata-se de não dar o gostinho de vitória ao outro ou não assumir que precisa de ajuda.
No mundo dos investimentos não precisamos de vitórias, mas sim construir patrimônio.
5. PREGUIÇA
Quem nunca? A preguiça é tão comum em nossas vidas que quase ninguém sente culpa em confessar certa preguiça em algum aspecto. Nas finanças e investimentos a preguiça é muito perigosa.
Ter preguiça em fazer investimentos, estudar e educar-se é tão comum que quem escapa desta regra, são os vencedores no munda das finanças.
As pessoas preguiçosas são tão desligadas com dinheiro que não rastreiam suas receitas e despesas, não planejam o futuro ou fazem um orçamento doméstico. O efeito disso é uma vida de problemas e dificuldades com dinheiro.
6. LUXÚRIA
Este pecado é conhecido originalmente como extravagância. Pessoas propensas a cometer esse pecado tem comportamento extravagante. Como resultado, gostam de comprar produtos caros, exclusivos e de grife.
Mesmo que estejam adquirindo produtos fora da sua capacidade de compra, não medem esforços para ostentar, não importa se isso significar muitas dívidas e preocupações futuras.
7. INVEJA
A inveja tem como origem o significado de “não ver”. O sucesso de outras pessoas faz quem sofre deste pecado desejar a ruína alheia.
Pessoas invejosas são carentes e ficam extremamente sentidas com a boa sorte dos outros.
Apesar de não levar ninguém a falência, se não souber controlar esse sentimento poderá perder oportunidades pois em vez de focar em seus próprios resultados, gasta energia na coisa errada.
Qual é o seu maior pecado financeiro?
Comentários
Postar um comentário