Pular para o conteúdo principal

A Bíblia também ensina educação financeira

Sem querer entrar no aspecto religioso, a Bíblia tem inúmeras passagens onde se pode aprender muito sobre dinheiro e gestão financeira. Listei abaixo algumas passagens em que podemos aprender muito com esse livro milenar na jornada pela independência Financeira.

6 Passagens da bíblia que podem ajudar você a lidar melhor com o dinheiro

1 – Provérbios 22:7O rico domina sobre o pobre; Quem toma emprestado é escravo de quem empresta.

Essa passagem é tão atual que poderia ser notícia de jornal de amanhã. A dívida é a forma mais simples de se fragilizar. Na época das escrituras bíblicas quem tinha dívidas e não honrasse o pagamento, poderia se tornar literalmente escravo do credor. Hoje a escravidão é financeira, onde o indivíduo trabalha ( secando gelo) para pagar juros a perder de vista.

2 – Lucas 16:10Quem é fiel o pouco, também é fiel no muito. Quem é desonesto no pouco também é desonesto no muito.

Muitas vezes eu escuto pessoas dizerem: quando eu tiver mais dinheiro poderei fazer investimentos. Oras, como poderá administrar mais dinheiro se não administra o pouco. Seria como colocar o carro na frente dos bois. No mesmo sentido a passagem correlaciona fidelidade e honestidade, onde se faz necessário entender seu propósito de vida e também sua integridade financeira.

3 – Provérbios 18:2O insensato não tem prazer no entendimento, mas sim em fazer valer seu modo de vida.

Ostentar, fazer da aparência um reflexo superficial de vida bem sucedida. Observe que a ostentação não é nada moderno. A história da humanidade é marcada por personagens e obras faraônicas que tinham por único objetivo fazer valer modos superficiais de vida.

4 – Lucas 15:20E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.

Essa passagem mostra a importância de não gastar tudo que se ganha, como também possuir reserva de emergência. Quando alguém perde o emprego e, geralmente está endividado, entra em desespero. Tem vontade de se jogar da ponte pois não possui nenhuma outra fonte de renda, e além disso, nenhuma folga no orçamento. Uma relação extremamente frágil com as finanças.

5 – Provérbios 13:20Aquele que anda com homens sábios será sábio, mas um companheiro de tolos será destruído.

Seria o mesmo significado da frase: Diga-me com quem andas e eu lhe direi quem es” (essa frase não está na bíblia). Tem um monte de livro Best Seller e especialistas que afirmam que sua renda corresponde a média dos seus amigos mais próximos. É claro que não devemos nos aproximar das pessoas pelo aspecto financeiro, mas esse é um ótimo indicativo de como anda conta bancária, além disso, o que considero mais importante está relacionado com o Mindset (modo de pensar) que têm instalado em sua cabeça e sofre influência direta das companhias .

6 – Provérbios 21:5Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, a pobreza.

Existe um ditado que fala: “Quem tem pressa come cru”. A necessidade de pensar a longo prazo para construir patrimônio e fazer os juros compostos trabalharem a nosso favor é primordial. O grande problema é que deixar de aproveitar prazeres imediatos em detrimento de recompensas futuras exige um esforço muito grande que poucas pessoas estão dispostas a abrir mão.

Existem muitas outras passagens bíblicas que podem nos ajudar na gestão financeira e a forma como lidamos com a riqueza e o sucesso. Não precisamos nem sequer entrar no aspecto religioso, a bíblia realmente é um livro muito rico.

Imagens de capa por Free-photos – Pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Com o último post, recebi algumas perguntas sobre como está minha vida neste momento e para matar a curiosidade de quem estiver interessado. Vou atualizar agora: A minha realidade após três anos de FIRE Investimentos Após aproximadamente 3 anos, meu patrimônio cresceu uns 25% e a renda passiva mais de 50%. Ano passado a média de reinvestimento ficou próxima de 30%, que é a meta que estipulei. A inflação tem sido uma preocupação pois meus gastos subiram por volta de 40%. Nesse sentido é muito importante ter atenção aos investimentos corrigidos pela inflação, mas também na recuperação de ativos que não seguem o ciclo econômico inflacionário, que é o caso dos fundos imobiliários. Falando em fundos imobiliários, existe uma constante tensão sobre a taxação e também as regras que estes ativos são submetidos. Enfim, esse é o risco Brasil, além disso ainda existe a constante impressão de que boa parte dos gestores de fundos estão trabalhando apenas em favor próprio. Mesmo assim ainda vejo esse...

Como eu atingi a independência Financeira

Acho que essa é uma das maiores curiosidades de alguém que está começando no mundo dos investimentos e que deseja atingir a independência financeira. Uma coisa importante que preciso falar é que nunca tive um super salário, minha profissão não tinha nada de especial, não sou nenhum gênio dos investimentos e tão pouco tive a sorte de dar a tacada certa. Eu sempre fiz investimentos, desde que comecei a ganhar dinheiro sempre guardei alguma parte, porém eu só adquiri a visão de longo prazo para alcançar a independência financeira aos 27 anos de idade, ou seja, 10 anos atrás. Então qual o secredo? Foco na Renda Quando eu tinha 27 anos, tracei um planejamento para alcançar a independência financeira aos 45 anos. E eu escolhi esse número como limite. Queria porque queria estar “aposentado com essa idade”. Nessa época eu já fazia investimentos no mercado de ações, mas meus resultados eram medianos para ruins. Foi nessa mesmo período que mudei minha estratégia de investir para ativo...

O pé sente o pé quando sente o chão

Tem uma frase famosa que algumas pessoas costumam dizer que é mais ou menos assim… “só vai dar valor depois que perder”. Obviamente, a maioria das pessoas que falam isso é porque estão se sentindo desvalorizadas, seja em um relacionamento ou no emprego. Mas não deixa de ser algo verdadeiro. É somente na ausência de algo que sentimos sua falta, neste sentido só sente falta de enxergar quem possui alguma deficiência visual, do contrário ela apenas enxerga e nem percebe a maravilha que é desfrutar deste sentido do corpo. A felicidade depende do sofrimento para que seja percebida. A frase que dá título a este post ” O pé sente o pé quando sente o chão” é de Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda. É incrível como é verdadeira e perturbadora, só temos consciência de nosso corpo quando ele entra em contato com atrito de algo, seja uma roupa confortável ou um sapato apertado. O primeiro emprego que eu tive com carteira assinada foi como office boy em uma importante agência de propaganda e m...