Pular para o conteúdo principal

Como se tornar um investidor faixa preta

Fazer analogias utilizando o esporte é uma das formas mais simples de explicar conceitos complexos. Via de regra, para alguém se tornar um atleta de alto nível precisa dedicar muitos anos de sua vida. Com os investimentos funciona da mesma forma.

Como se tornar um investidor faixa preta

Imagine que você treina boxe por seis meses, começa a se sentir confiante e resolve desafiar o Mike Tyson para uma luta. Qual a sua chance de vitória? O máximo que irá conseguir é uma morte rápida papai.

Essa cena é inimaginável na vida real, você nunca se aventuraria a desafiar um faixa preta de Jiu Jitsu sendo um faixa branca. Agora, porque no mundo dos investimentos as pessoas querem se tornar graduados antes de passar pelos estágios necessários?

Esboço feito por Thiago Nigro ( Primo Rico ) no Instagram

Renda Fixa, onde tudo começa

A modalidade de investimentos mais popular do Brasil é a caderneta de poupança, apesar da baixa rentabilidade e ser demonizada pelos investidores experientes, é a melhor forma de iniciar no mundo dos investimentos.

De fácil entendimento, sem necessidade de aportes grandes e totalmente gratuita. Eu comecei meus investimentos pela caderneta de poupança. Para quem nunca fez investimentos e não tem quase nenhum conhecimento sobre produtos financeiros é por ela que deve iniciar no mundo dos investimentos. A ideia principal é exercitar o músculo da prosperidade.

Em pouco tempo já poderá começar a conhecer outras modalidades de investimento em renda fixa. Como os Títulos do Tesouro, os CDBs, LCI e LCAs. (de bancos médios), até chegar nas debêntures.

No meio do caminho, é possível que caia em algumas ciladas como títulos de capitalização, consórcios e previdência privada. Tudo bem… assim como para os grandes atletas as derrotas sempre estarão presente, para o investidor não será diferente.

Renda Variável, só para os fortes

Este ano é possível que a bolsa de valores brasileira atinja pela primeira vez a marca de 1 milhão de investidores pessoa física. Poderia dizer que é um número para ser comemorado, no entanto esse número não representa nem 1% da população brasileira. Para se ter uma ideia, nos EUA os investidores na bolsa são de aproximadamente 70% da população.

Porém, com a queda dos juros e o amadurecimento do mercado brasileiro, quem quiser ganhar dinheiro investindo terá de buscar modalidades mais sofisticadas de investimentos.

Para iniciar na renda variável, deve-se buscar os investimentos mais simples e de fácil entendimento. Os Fundos de investimento imobiliário ( FIIs ) são os melhores ativos para essa iniciação. Além de possuírem menor oscilação de preço, podem ser comprados com pouco dinheiro e ainda produzem caixa mensal para o investidor.

Somente depois poderá começar a comprar ações de boas empresas, de preferência empresas que você conheça e até consuma os produtos e serviços. Fazer análise de boas empresas é simples, porém não é fácil.

Desta forma, recomendo comprar ações quando já estiverem familiarizados com uma visão de longo prazo. Além de acostumar com as oscilações diárias naturais que ocorrem no mercado. Assim como acontece com as artes marciais, você precisa treinar sua mente para não se levar pela emoção, ganância e medo.

O processo de aprendizado é constante e não tem fim. Aos poucos, devagar e com coragem poderá se tornar um investidor faixa preta.

Se este post faz sentido para alguém que você conhece, não deixe de compartilhar.

Imagem por de capa por noellepierceromance


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Com o último post, recebi algumas perguntas sobre como está minha vida neste momento e para matar a curiosidade de quem estiver interessado. Vou atualizar agora: A minha realidade após três anos de FIRE Investimentos Após aproximadamente 3 anos, meu patrimônio cresceu uns 25% e a renda passiva mais de 50%. Ano passado a média de reinvestimento ficou próxima de 30%, que é a meta que estipulei. A inflação tem sido uma preocupação pois meus gastos subiram por volta de 40%. Nesse sentido é muito importante ter atenção aos investimentos corrigidos pela inflação, mas também na recuperação de ativos que não seguem o ciclo econômico inflacionário, que é o caso dos fundos imobiliários. Falando em fundos imobiliários, existe uma constante tensão sobre a taxação e também as regras que estes ativos são submetidos. Enfim, esse é o risco Brasil, além disso ainda existe a constante impressão de que boa parte dos gestores de fundos estão trabalhando apenas em favor próprio. Mesmo assim ainda vejo esse...

Como eu atingi a independência Financeira

Acho que essa é uma das maiores curiosidades de alguém que está começando no mundo dos investimentos e que deseja atingir a independência financeira. Uma coisa importante que preciso falar é que nunca tive um super salário, minha profissão não tinha nada de especial, não sou nenhum gênio dos investimentos e tão pouco tive a sorte de dar a tacada certa. Eu sempre fiz investimentos, desde que comecei a ganhar dinheiro sempre guardei alguma parte, porém eu só adquiri a visão de longo prazo para alcançar a independência financeira aos 27 anos de idade, ou seja, 10 anos atrás. Então qual o secredo? Foco na Renda Quando eu tinha 27 anos, tracei um planejamento para alcançar a independência financeira aos 45 anos. E eu escolhi esse número como limite. Queria porque queria estar “aposentado com essa idade”. Nessa época eu já fazia investimentos no mercado de ações, mas meus resultados eram medianos para ruins. Foi nessa mesmo período que mudei minha estratégia de investir para ativo...

O pé sente o pé quando sente o chão

Tem uma frase famosa que algumas pessoas costumam dizer que é mais ou menos assim… “só vai dar valor depois que perder”. Obviamente, a maioria das pessoas que falam isso é porque estão se sentindo desvalorizadas, seja em um relacionamento ou no emprego. Mas não deixa de ser algo verdadeiro. É somente na ausência de algo que sentimos sua falta, neste sentido só sente falta de enxergar quem possui alguma deficiência visual, do contrário ela apenas enxerga e nem percebe a maravilha que é desfrutar deste sentido do corpo. A felicidade depende do sofrimento para que seja percebida. A frase que dá título a este post ” O pé sente o pé quando sente o chão” é de Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda. É incrível como é verdadeira e perturbadora, só temos consciência de nosso corpo quando ele entra em contato com atrito de algo, seja uma roupa confortável ou um sapato apertado. O primeiro emprego que eu tive com carteira assinada foi como office boy em uma importante agência de propaganda e m...