Eu iniciei meus investimentos a doze anos atrás em renda variável e confesso que já passei por diversas fases durante esse período. Já fiz muita cagada com dinheiro, tentei fazer trade no horário do almoço e todo tipo de sardinhagem que um investidor iniciante costuma fazer.
Apesar dos erros e de perder dinheiro em muitos momentos, sempre me senti confortável com as oscilações do mercado. Neste sentido meu perfil de investidor está alinhado com essa exposição a renda variável a ao risco acima da média de um investidor mais conservador.
No entanto, o que determina onde deve ser alocado os investimentos é o objetivo a ser alcançado e não o perfil e preferências de quem investe. Eu demorei, e confesso, ainda me pego resistente a essa afirmação.
Racionalmente falando, se você pode seguir um caminho seguro e previsível que lhe trará o retorno esperado, é por ele que devemos seguir. Mesmo que em nossa frente apareça um atalho que a gente visualize chegar mais rápido e ainda apreciar a paisagem, devemos evitar.
A exemplo disso, hoje vivo um dilema em que poderia mudar parte de minha estratégia de investimentos e já ter garantido uma gordura financeira para cobrir meu custo de vida de forma mais tranquila e previsível, no entanto, meu perfil de investidor arrojado, me deixa extremamente desconfortável em abrir mão de possíveis ganhos futuros em troca de uma mesada garantida.
Sabendo que o correto a ser feito é alinhar meus investimentos aos meus objetivos, decidi que irei realocá-los de uma forma que sirvam a esse propósito e aos poucos, com a gordura excedente, recompor uma carteira agressiva que tanto me agrada e traz satisfação pessoal.
Só lembrando que os investimentos só devem ser alinhados ao objetivo em discordância com o perfil de investidor se o investidor for mais arrojado que o necessário para atingir a meta, o contrário não se aplica. Ok?
E você, como tem feito seus investimentos? Está seguindo seu perfil de investidor de acordo sua meta e objetivos financeiros?
Disclaimer – Eu não sou um analista/assessor de investimentos e nem pretendo ser, entenda que você é responsável por seus investimentos e decisões. Sou apenas um apaixonado por finanças pessoais e minhas opiniões e escolhas são particulares a minha filosofia e valores. Em outras palavras, se fizer cagada com seu dinheiro não me culpe.
Imagem por Freephotos – pixabay
Comentários
Postar um comentário