Este é o gráfico do IBOV da última semana, nada mal para um ano de pandemia e economia fraca. Neste sentido fica a pergunta: O que está segurando e levando nossa bolsa a um novo recorde?
Nós investidores é de costume utilizar alguma referência externa para avaliar o desempenho dos nossos investimentos. Acho que o principal deles é o Ibov, mesmo porque com o CDI a 2% e a inflação a 4%, ter como base índices de renda fixa só levará a desempenho bem tímidos.
Eu não sou nenhum especialista em finanças, muito menos um desses economistas que praticam futurologia. Engraçado que esses caras fazem uma projeção errada todo mês e ainda continuam empregados.
De qualquer forma também quero dar meu pitado sobre o assunto, se é que isso tem alguma importância… rsrs
Melhora da expectativa e de fim da pandemia
A pandemia trouxe consequências nunca antes vista em um mundo totalmente conectado. Lembro que foi muito assustador e um caos as imagens que vinham da Europa com o colapso dos hospitais e sistema funerário. Realmente parecia o fim do mundo. Àquela altura estávamos com ibov a 60 mil pontos e sem saber onde seria o fim do poço.
Hoje com a chegada das vacinas, sobretudo nos países ricos e que os governos se adiantaram, a pandemia parece que terá um ponto final e o mercado já precificou isso mesmo com a alta de casos no mundo.
Órfãos da renda fixa
Nunca antes na história desse país tivemos juros tão baixos. Isso levou os investidores preguiçosos da renda fixa a se mexerem. Temos recorde de novos CPFs na bolsa de valores e isso é muito bom. Espero que seja um movimento cada vez mais crescente pois além de ajudar a fomentar novas empresas com financiamento via mercado, ajuda criar uma cultura de investimentos em nossa sociedade.
Juros reais negativos
Não somos a Alemanha, o Japão e nem os Estados Unidos, mas temos sim, juros reais negativos. Ou seja, se deixar dinheiro em renda fixa atrelado à SELIC, vai ver seu poder de compra encolher na hora do resgate do investimento. Considerando o descontrole e incompetência de nossos governantes com as contas públicas e histórico de inflação alta. Tenho certeza que “algo de errado não está certo”. Acho isso muito preocupante pois já é possível ver no dia a dia como os preços, sobretudo para a população de menor renda, disparar. Quem aí aposta na alta dos juros para o próximo ano?
Ibov em Dólar está muito barato
Nossa economia em dólar está muito barata. Só pegar seu salário e transformar em dólar para ver como estamos pobres. Para o investidor internacional, comprar bolsa brasileira é extremamente barato. Qualquer movimento de fluxo em dólar traz mudanças significativas nos preços.
Os mãos fracas
Já falei sobre os mãos fracas nesse post. Essa galera nova e sem experiência costuma vir exatamente em momentos como o que estamos passando agora e costumam inflar o índice de forma arterial pois estes serão os primeiros a deixar a bolsa quando o mercado começar a expulsar quem nunca deveria ter entrado.
O mão fraca é alguém obviamente sem conhecimento e experiência, porém ele não sabe disso.
E você, amigo FIRE, está animado com nosso índice e as expectativas futuras? Estão deixando a gente sonhar?
Imagem por pexels – pixabay
Comentários
Postar um comentário