Pular para o conteúdo principal

Diversificação é para os fracos !

Pessoal ótimo post do site "clubedopairico.com.br." É uma matéria super polemica que rende boas conversas.







Ok … Ok … Ok … pode preparar as suas armas, pois sei que este post será polêmico e a pancadaria rolará solta por aqui ! :)
Antes de mais nada: você é a favor ou contra a diversificação ? Por quê ?
Já respondeu ? Ao menos pensou no assunto ? Bom, vamos lá.

Qual é a principal função da diversificação ?

Existe uma máxima no mundo dos investimentos que diz: O risco é proporcional ao retorno. Quanto maior o risco de um determinado investimento, maior será o retorno oferecido por ele. E vice-versa. Claro, existem maneiras de diminuirmos o risco em investimentos considerados arriscados, o conhecimento – a respeito de seu funcionamento – é o melhor exemplo. O mercado de ações é arriscado, mas um determinado investidor poderá enfrentar um nível menor de risco do que outra pessoa, por ter mais conhecimento do que ela. Um exemplo claro ? Uma pessoa que compra porquê viu no Jornal Nacional uma notícia dizendo que investir em bolsa é o “melhor investimento” daquele momento. Só isso … E outra pessoa que dedicou seu tempo ao estudo do investimento em ações, que compra somente quando suas investigações apontam para isso, usa de conceitos fundamentalistas e de análise gráfica para tal.
Quem enfrentará mais risco ? :)
Sentiu que o buraco é mais embaixo do que falam em tudo quanto é lugar ? Para fugir da dedicação e dos estudos muitos criaram uma muleta, que para muitos é perfeita: a diversificação ! Alegam que ao diversificar você estará protegendo a sua carteira das intempéries do mercado, que ao fazer uma distribuição perfeita (!?) entre determinados ativos seu patrimônio sofrerá menos risco.
Só esqueceram de avisar que ao fazer isso a probabilidade é de que os ganhos também caiam proporcionalmente … Lembra ? O risco é proporcional ao retorno … Espalhando por “n” ações a pessoa se protegerá do perigo de a ação A cair drasticamente, pois a valorização das ações B e C cobrirá esse “prejuízo”. Mas … por quê não enxergar o contrário ? O lucro obtido nas ações B e C será prejudicado pela queda nos preços da ação A. Isso é o que a diversificação faz … Ela cria uma “balança” onde os lucros e prejuízos acabam se equilibrando no final das contas.

Só uma coisa … “isso” não é diversificar !

Sim … não te contaram isso ? Espalhar o seu capital no mercado de ações em trocentas empresas não criará uma carteira diversificada. Quer ver ? E se amanhã o Mercado de Ações como um todo desabar 90% ? Ok, algumas ações cairão mais do que as outras … mas num índice de queda forte deste jeito convenhamos que todas se aproximariam de 90% de queda também. Concorda ?
Claro ! Todas elas continuam enfrentando os riscos inerentes ao Mercado de Ações como um todo ! Quer diversificar ? Que ao menos divida seu patrimônio entre formas diferentes de investimento !! Coloque 25% em ações (divida entre algumas ações se quiser … fazer o quê ?), 25% em ouro, 25% em imóveis e os outros 25% na renda fixa (poupança, títulos do tesouro, CDB). Isso sim seria diversificar …
Consegue ver que cada parte do seu patrimônio estará sujeito a diferentes “forças” ? Cada um destes 4 mercados andam de forma “independente”. (na verdade alguns costumam andar literalmente na direção oposta do outro)
Diversificar entre várias ações pode até ser confortável psicologicamente falando … mas para o seu dinheiro trará somente um retorno menor.

Pô ! Mas se o Warren Buffett diversifica por quê eu não posso ?

Tem certeza de que ele faz isso ? Então você está enganado ! Sabe qual é a única ação que a pessoa física Warren Buffett tem em seu patrimônio ? Sim, somente ações da BERKSHIRE HATHAWAY INC. ! Se isso não for centralizar os investimentos eu não sei mais o que é isso …
E sabe por quê ele pode se dar ao luxo de investir em uma única ação ? Somente por saber absolutamente tudo sobre essa empresa … Afinal é ele que gerencia a mesma. ;)
E é ai que os defensores da diversificação atacarão ! Dirão: “Ah ! Mas a Berkshire investe em dezenas de empresas !! Eles não compraram ações de uma única empresa …” E não podia ser diferente ! Tente encontrar oportunidades no mercado de ações que te permitam comprar bilhões de dólares de ações de uma única empresa sem fazer com que as cotações explodam ! Com tanto dinheiro assim são poucas as empresas que poderiam ser compradas numa tacada só, por isso comprar várias “pequenas”. Tenho a certeza de que se fosse possível ele focaria em uma (ou no máximo algumas poucas …) única empresa.
Ainda não está acreditando ? Então veja o que o Tio falou:
warren_buffett-4_200
Warren Buffett




Diversificação é uma proteção contra a ignorância e não faz muito sentido para aqueles que sabem o que estão fazendo.



Fonte: http://www.clubedopairico.com.br/diversificacao-e-para-os-fracos em 13/02/12

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Com o último post, recebi algumas perguntas sobre como está minha vida neste momento e para matar a curiosidade de quem estiver interessado. Vou atualizar agora: A minha realidade após três anos de FIRE Investimentos Após aproximadamente 3 anos, meu patrimônio cresceu uns 25% e a renda passiva mais de 50%. Ano passado a média de reinvestimento ficou próxima de 30%, que é a meta que estipulei. A inflação tem sido uma preocupação pois meus gastos subiram por volta de 40%. Nesse sentido é muito importante ter atenção aos investimentos corrigidos pela inflação, mas também na recuperação de ativos que não seguem o ciclo econômico inflacionário, que é o caso dos fundos imobiliários. Falando em fundos imobiliários, existe uma constante tensão sobre a taxação e também as regras que estes ativos são submetidos. Enfim, esse é o risco Brasil, além disso ainda existe a constante impressão de que boa parte dos gestores de fundos estão trabalhando apenas em favor próprio. Mesmo assim ainda vejo esse...

Como eu atingi a independência Financeira

Acho que essa é uma das maiores curiosidades de alguém que está começando no mundo dos investimentos e que deseja atingir a independência financeira. Uma coisa importante que preciso falar é que nunca tive um super salário, minha profissão não tinha nada de especial, não sou nenhum gênio dos investimentos e tão pouco tive a sorte de dar a tacada certa. Eu sempre fiz investimentos, desde que comecei a ganhar dinheiro sempre guardei alguma parte, porém eu só adquiri a visão de longo prazo para alcançar a independência financeira aos 27 anos de idade, ou seja, 10 anos atrás. Então qual o secredo? Foco na Renda Quando eu tinha 27 anos, tracei um planejamento para alcançar a independência financeira aos 45 anos. E eu escolhi esse número como limite. Queria porque queria estar “aposentado com essa idade”. Nessa época eu já fazia investimentos no mercado de ações, mas meus resultados eram medianos para ruins. Foi nessa mesmo período que mudei minha estratégia de investir para ativo...

O pé sente o pé quando sente o chão

Tem uma frase famosa que algumas pessoas costumam dizer que é mais ou menos assim… “só vai dar valor depois que perder”. Obviamente, a maioria das pessoas que falam isso é porque estão se sentindo desvalorizadas, seja em um relacionamento ou no emprego. Mas não deixa de ser algo verdadeiro. É somente na ausência de algo que sentimos sua falta, neste sentido só sente falta de enxergar quem possui alguma deficiência visual, do contrário ela apenas enxerga e nem percebe a maravilha que é desfrutar deste sentido do corpo. A felicidade depende do sofrimento para que seja percebida. A frase que dá título a este post ” O pé sente o pé quando sente o chão” é de Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda. É incrível como é verdadeira e perturbadora, só temos consciência de nosso corpo quando ele entra em contato com atrito de algo, seja uma roupa confortável ou um sapato apertado. O primeiro emprego que eu tive com carteira assinada foi como office boy em uma importante agência de propaganda e m...