Pular para o conteúdo principal

A VERDADE QUE NINGUÉM TE CONTOU SOBRE A BLACK FRIDAY

Neste mês teremos Black Friday e esta tradição, importada dos EUA que já pegou aqui no Brasil, mostrará alguns dos nossos sentimentos mais primitivos se traduzindo em muitas vendas para o mercado e novas dívidas para a grande massa.

Sentimento e Dinheiro

O homem é um animal racional, pena que é só até a página 2. Muito do nosso comportamento é irracional, na verdade antes que nosso cérebro tome qualquer ação racional, estudos de neurociência mostram que milésimos de segundos antes, nossa mente já teve uma reação irracional.

Pode acreditar, nossos instintos mais primitivos estão enraizados e simplesmente não existe uma decisão puramente racional. Sem mesmo perceber procuramos emoções, sentimentos que pesarão na hora da tomada de uma decisão. Os profissionais de marketing sabem disso, e se utilizam disto a todo momento.

É como se fossem plantadas centenas de sementes em nossa cabeça e ao passarmos por determinado local de consumo, essa semente germina levando ao ato de consumir. É uma decisão inconsciente que foi muito bem trabalhada por diferentes canais de comunicação.

Não estou dizendo que seja errado, pelo contrário, o marketing é uma importante ferramenta que toda empresa que pretende continuar existindo precisa utilizar. O grande problema deste bombardeio de sedução contínuo, experiências e experimentações é a falta de controle diante da sedução. É como o canto da sereia, uma vez que se escuta não é mais possível resistir.

Quer exemplo mais fácil de entender como o sentimento faz pessoas gastar rios de dinheiro sem nem perceber?

O casamento…. Quem em sã consciência, entrega a filha, às vezes filha única, para um desconhecido. Paga despesas absurdas de uma festa cheia de frescura, onde pessoas comem, bebem (muitas ainda saem falando mal). Fica feliz com tudo isso e ainda agradece o cara que levou a filha dele de casa.

Vamos lá, de forma racional isso não tem lógica, porém sentimentalmente falando, todo pai quer ver a felicidade dos filhos, e se para isso ele precisa gastar rios de dinheiro em um único dia de evento, ele fará isto sorrindo.

Não existe decisão puramente racional, ter ciência deste fato é importante para evitar armadilhas em sua vida financeira.

Black friday

Necessidade x Desejo

É muito importante que você saiba separar necessidade de desejo. Necessidade está na base da pirâmide de consumo, que é basicamente comida, moradia, saúde e etc. Procure saber um pouco mais sobre o tema pesquisando sobre a pirâmide de Maslow.

Agora é bem fácil fazer a necessidade ser atendido por desejos como por exemplo: comer fora todos os dias, vestir roupas de grife, morar em casas caras, entre outras coisas.

A Black Friday é o momento ideal para atender esses desejos disfarçados de necessidade, principalmente quando se tem a desculpa de pagar com desconto. Nestes momentos as compras sempre parecem ser racionais, afinal de contas, quem não quer aproveitar a oportunidade de pagar menos por um produto que você precisa? O problema é que nem tudo que você acredita que precisa, realmente precisa. Como a grande maioria das pessoas já possuem dívidas, o racional seria não fazer compras e se preservar para as contas que são maiores no início do ano. (IPVA, IPTU,Matrícula escolar… etc.)

Fuja do pensamento de manada, fuja das modinhas, fuja da pressão do consumo. Mude seu mind set, pois se não se preparar mentalmente não vai resistir as novas promoções, ao Black friday, todos seus amigos e parentes compram e vão te convidar para fazer parte deste círculo vicioso do consumo. Tudo trabalha contra você, a mídia, os amigos, os parentes, a propaganda, o calendário, tudo é muito fascinante, muito sedutor. Sempre haverá a promoção irresistível, a tendência do momento e as palavras muito bem trabalhadas pelo marketing… “você merece, você pode”. A vida atualmente vem se tornando cada vez mais estressante, muito trabalho, muita pressão por resultados, horas despendidas em trânsito, filas, entre outros dissabores da vida moderna.

Muitas pessoas buscam o consumo como uma fuga, mas na verdade estão se aprisionando ainda mais. Lembre-se sempre de separar necessidade de desejo ou sempre será alienada com relação ao mundo e a você mesmo.

As promoções de Black Friday são um grande exemplo da sociedade de consumo em que estamos vivendo e promovendo. Fazer compras inteligentes, aproveitando promoções costuma ser coisa rara para quem está acostumado a consumir sem consciência.

Por tanto, antes fazer suas compras nesta sexta, lembre-se… “qualquer coisa que comprar que possa lhe tirar liberdade deve ser evitada, ou melhor, deve ser eliminada e qualquer dinheiro gasto que não te faça feliz é desperdício”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Com o último post, recebi algumas perguntas sobre como está minha vida neste momento e para matar a curiosidade de quem estiver interessado. Vou atualizar agora: A minha realidade após três anos de FIRE Investimentos Após aproximadamente 3 anos, meu patrimônio cresceu uns 25% e a renda passiva mais de 50%. Ano passado a média de reinvestimento ficou próxima de 30%, que é a meta que estipulei. A inflação tem sido uma preocupação pois meus gastos subiram por volta de 40%. Nesse sentido é muito importante ter atenção aos investimentos corrigidos pela inflação, mas também na recuperação de ativos que não seguem o ciclo econômico inflacionário, que é o caso dos fundos imobiliários. Falando em fundos imobiliários, existe uma constante tensão sobre a taxação e também as regras que estes ativos são submetidos. Enfim, esse é o risco Brasil, além disso ainda existe a constante impressão de que boa parte dos gestores de fundos estão trabalhando apenas em favor próprio. Mesmo assim ainda vejo esse...

Como eu atingi a independência Financeira

Acho que essa é uma das maiores curiosidades de alguém que está começando no mundo dos investimentos e que deseja atingir a independência financeira. Uma coisa importante que preciso falar é que nunca tive um super salário, minha profissão não tinha nada de especial, não sou nenhum gênio dos investimentos e tão pouco tive a sorte de dar a tacada certa. Eu sempre fiz investimentos, desde que comecei a ganhar dinheiro sempre guardei alguma parte, porém eu só adquiri a visão de longo prazo para alcançar a independência financeira aos 27 anos de idade, ou seja, 10 anos atrás. Então qual o secredo? Foco na Renda Quando eu tinha 27 anos, tracei um planejamento para alcançar a independência financeira aos 45 anos. E eu escolhi esse número como limite. Queria porque queria estar “aposentado com essa idade”. Nessa época eu já fazia investimentos no mercado de ações, mas meus resultados eram medianos para ruins. Foi nessa mesmo período que mudei minha estratégia de investir para ativo...

O pé sente o pé quando sente o chão

Tem uma frase famosa que algumas pessoas costumam dizer que é mais ou menos assim… “só vai dar valor depois que perder”. Obviamente, a maioria das pessoas que falam isso é porque estão se sentindo desvalorizadas, seja em um relacionamento ou no emprego. Mas não deixa de ser algo verdadeiro. É somente na ausência de algo que sentimos sua falta, neste sentido só sente falta de enxergar quem possui alguma deficiência visual, do contrário ela apenas enxerga e nem percebe a maravilha que é desfrutar deste sentido do corpo. A felicidade depende do sofrimento para que seja percebida. A frase que dá título a este post ” O pé sente o pé quando sente o chão” é de Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda. É incrível como é verdadeira e perturbadora, só temos consciência de nosso corpo quando ele entra em contato com atrito de algo, seja uma roupa confortável ou um sapato apertado. O primeiro emprego que eu tive com carteira assinada foi como office boy em uma importante agência de propaganda e m...