Uma das primeiras coisas que faço antes de investir no mercado ações ou fazer qualquer outro tipo de investimento é repetir a frase “ eu sou um idiota”.
Você é idiota ou o quê? “- Idiota é quem faz idiotice “
Forrest Gump O contador de histórias
Geralmente o conhecimento é bom, no mercado financeiro me parece que conhecimento de mais pode atrapalhar. Já dizia Warren Buffet:
“O que conta para a maioria das pessoas na hora de investir não é o quanto elas sabem, mas sim como realisticamente elas definem o que não sabem.”
A ARMADILHA DO CONHECIMENTO
É natural do ser humano, quando bem sucedido, acreditar que já possui todo conhecimento que precisa e é neste momento que fica cego e quebra a cara.
A pior coisa que pode acontecer a um investidor é ganhar dinheiro fazendo a coisa errada achando que estava certo. Na próxima vez, com o ego inflado irá dobrar a aposta e ai que descobrirá que não sabia de nada, pois a chance de ganhar duas vezes fazendo a coisa errada é muito menor.
Sócrates, um dos maiores filósofos da história dizia aos seus alunos… “Só sei que nada sei”
Manter-se humilde, tanto na vida como nos investimentos, é a melhor forma de se proteger de você mesmo e ganhar a longo prazo.
Quando alcançamos resultados acima da média, temos a impressão que possuímos uma habilidade fora do normal e perdemos a racionalidade, a ganância toma conta de mente e assume o comando das decisões. Essa é a hora que estamos a um passo de fazer uma besteira.
O escritor Dale Carnegie afirmava:
“ Poucas pessoas são logicas. Na maioria das vezes somos prevenidos e intransigentes, somos inutilizados por noções pré concebidas, pelo ciúme, pela suspeita, pelo receio, pela inveja e pelo orgulho”.
Tudo isso é um veneno para os investimentos. Conhecer nossos sentimentos e crenças é essencial para manter-se humilde diante de nossos resultados.
Eu sou um idiota, e por isso consigo obter resultados acima da média em meus investimentos, saber que nada sei é uma forma de me proteger contra eu mesmo.
Seja humilde e prospere.
Comentários
Postar um comentário