Existe um grande problema quando falamos de Independência Financeira. Leva um bom tempo para acontecer e verdade seja dita… não sabemos o dia de manhã. Pensando nessa desvantagem, algumas pessoas são adeptas das Mini Aposentadorias.
Imagine que pode poupar 50% de sua renda. O que isso significa? Simples, precisa trabalhar apenas 6 meses para pagar suas despesas durante um ano, os outros 6 meses podem ser bancados pela sua poupança. A grosso modo, este é o conceito das Mini Aposentadorias.
APOSENTADORIA TRADICIONAL
No conceito de aposentadoria tradicional trabalha-se por volta de 45 a 55 anos de sua vida ou até mais, e mesmo assim, talvez não consiga viver com qualidade. Este é o modelo que 99% da população persegue. Uma vida inteira de trabalho para quando estiver perto de morrer aproveitar os últimos anos que lhe resta.
APOSENTADORIA ANTECIPADA
Com a aposentadoria antecipada ou precoce, defendida por este site, trabalha-se muito a fim de conseguir uma alta capacidade de poupança e entre 10 e 15 anos pode-se se dar ao luxo de NUNCA MAIS trabalhar por dinheiro. O grande problema deste método é que a gente pode morrer antes e não ver isso acontecer.
MINI APOSENTADORIA
Com as pequenas aposentadorias é possível intercalar entre períodos de muito trabalho com outros de ócio, diversão, trabalho voluntário… etc. O problema desta metodologia é que se aplica majoritariamente a profissionais autônomos. Dificilmente alguém com carteira assinada pode se dar ao luxo de largar o emprego por um ano e conseguir se relocar no mercado no ano seguinte.
Outro dificuldade é que este formato não se sustenta ao longo dos anos, pois quando envelhecer e perder capacidade produtiva, não terá como manter o mesmo padrão de vida.
A SOLUÇÃO
Para quem é adepto das mini aposentadorias é importante fazer um planejamento em paralelo de longo prazo. Neste caso, precisa incluir aos seus custos uma reserva para investimentos de longo prazo, afim de criar renda passiva, assim quando estiver aos seus 60, 70 anos de idade poderá ter uma renda garantida no futuro.
QUAL O MELHOR FORMATO
Depende, o melhor é o que se adéqua ao seu estilo, aos seus valores e ao seu propósito de vida. Essa é uma questão particular de pessoa para pessoa, não sou a favor de largar tudo e viver como se não houvesse amanhã, porém, com planejamento até isso é possível.
Comentários
Postar um comentário