Pular para o conteúdo principal

WARREN BUFFETT – 10 LIÇÕES DE UM "SIMPLES" BILIONÁRIO PARA VOCÊ ENRIQUECER

Warren Buffett é um investidor, ou melhor, um dos maiores de todos os tempos. conhecido como o Oraculo de Omaha, maior acionista e executivo da Berkshire Hathaway.

Enquanto escrevo este artigo, o bilionário Warren Buffett está em terceiro lugar na lista de homens mais ricos do mundo, o único da lista que não ficou rico criando uma empresa. Todo seu patrimônio foi construído com investimentos no mercado de ações.

Deixo alguns dos hábitos e conselhos deste mito vivo dos investimentos, fáceis de copiar e seguir.

1 – ATENÇÃO ÀS PEQUENAS DESPESAS

Apesar de bilionário, ainda tem atenção as suas despesas, inclusive faz questão de utilizar cupons de descontos quando é possível. Ter atenção as pequenas despesas irá permitir acumular bastante dinheiro em longo prazo.

2 – CUIDADO COM O ENDIVIDAMENTO

Algumas dívidas são boas, principalmente as que servem para alavancar negócios. Pegar financiamento para casa própria ou comprar um carro é perdoável. As vezes é possível pegar empréstimos com juros zero se considerarmos a inflação. Importante fazer isso de forma inteligente sem comprometer sua capacidade de poupança.

3 – ENTENDA OS RISCOS

Buffett fala algo do tipo… “nunca entre em uma sala de cinema sem saber onde fica a saída de emergência”. A ideia é esperar o melhor mas estar preparado para o pior.

Regra número 1: nunca perca dinheiro.
Regra número 2: não esqueça a regra número 1.”

Saiba mais sobre risco nos artigos abaixo:

RISCO EM INVESTIMENTOS 

AVERSÃO A RISCO

GESTÃO DE RISCO

4 – TENHA CORAGEM PARA ARRISCAR

Parece contraditório, mas na verdade o risco controlado é essencial para fazer bons investimentos.

O risco vem de não saber o que você está fazendo.”

5 – SEJA INTEGRO E HONESTO

Você pode passar a vida toda construindo uma reputação de pessoa honesta e íntegra, porém basta um descuido e verá toda sua reputação ruir. Investir em empresas que possui gestão duvidosa e negócios desonestos é um dos piores investimentos que alguém pode fazer.

São necessários 20 anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para destruí-la”.

6 – TENHA VISÃO DE LONGO PRAZO

É muito difícil manter o foco quando o objetivo está a perder de vista. Deixar de satisfazer uma necessidade de momento em detrimento de uma realização futura é uma habilidade para poucos.

Planeje o investimento como um casamento católico: para a vida toda.”

7 – O SIMPLES FUNCIONA

Robert Kiyosaki, no livro Pai Rico e Pai Pobre, afirma que as pessoas inteligentes se sentem diminuídas quando alguém lhes ensina algo simples que eles não conhecem.

Não ponha dinheiro onde não entende, não aplique em empreendimentos endividados, aplique em coisas simples (pé no chão) mas que nunca deixarão de ser usadas (comida, refrigerante, aparelhos de barbear, cerveja).”

8 – FUJA DO PENSAMENTO DE MANADA

Se fizer o que todo mundo faz terá os mesmos resultados, ou seja, será apenas mais uma gota no oceano. Se quiser ganhar mais que a maioria terá de fazer diferente. O que a maioria das pessoas fazem em momentos de pânico e crises é se livrar de seus investimentos sem observar o que é sinal e o que é ruído. Atenção aos sinais mas não dê bola para ruídos.

Tenha medo quando as pessoas são gananciosas, seja ganancioso quando as pessoas estão com medo”

9 – AJUDE A MELHORAR O MUNDO

Buffett irá doar 99% de sua fortuna quando morrer, além disso, em parceria com Bill Gates convencem bilionários a doarem 50% de suas fortunas quando morrerem através da instituição “Giving Pledge”, criada por eles.

Quero dar a meus filhos bastante dinheiro para que possam fazer o que quiserem, mas não dinheiro o bastante para que não façam nada.”

10 – TENHA UMA VIDA SIMPLES

Além de viver na mesma casa comprada há mais de 50 anos, por 30 mil dólares. Dirige um carro modesto e tem aversão a gastos extravagantes. Ao contrário de muitos ricos que colocam nome em prédios e construções faraônicas, Buffett é extremamente discreto e simples.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Com o último post, recebi algumas perguntas sobre como está minha vida neste momento e para matar a curiosidade de quem estiver interessado. Vou atualizar agora: A minha realidade após três anos de FIRE Investimentos Após aproximadamente 3 anos, meu patrimônio cresceu uns 25% e a renda passiva mais de 50%. Ano passado a média de reinvestimento ficou próxima de 30%, que é a meta que estipulei. A inflação tem sido uma preocupação pois meus gastos subiram por volta de 40%. Nesse sentido é muito importante ter atenção aos investimentos corrigidos pela inflação, mas também na recuperação de ativos que não seguem o ciclo econômico inflacionário, que é o caso dos fundos imobiliários. Falando em fundos imobiliários, existe uma constante tensão sobre a taxação e também as regras que estes ativos são submetidos. Enfim, esse é o risco Brasil, além disso ainda existe a constante impressão de que boa parte dos gestores de fundos estão trabalhando apenas em favor próprio. Mesmo assim ainda vejo esse...

Como eu atingi a independência Financeira

Acho que essa é uma das maiores curiosidades de alguém que está começando no mundo dos investimentos e que deseja atingir a independência financeira. Uma coisa importante que preciso falar é que nunca tive um super salário, minha profissão não tinha nada de especial, não sou nenhum gênio dos investimentos e tão pouco tive a sorte de dar a tacada certa. Eu sempre fiz investimentos, desde que comecei a ganhar dinheiro sempre guardei alguma parte, porém eu só adquiri a visão de longo prazo para alcançar a independência financeira aos 27 anos de idade, ou seja, 10 anos atrás. Então qual o secredo? Foco na Renda Quando eu tinha 27 anos, tracei um planejamento para alcançar a independência financeira aos 45 anos. E eu escolhi esse número como limite. Queria porque queria estar “aposentado com essa idade”. Nessa época eu já fazia investimentos no mercado de ações, mas meus resultados eram medianos para ruins. Foi nessa mesmo período que mudei minha estratégia de investir para ativo...

O pé sente o pé quando sente o chão

Tem uma frase famosa que algumas pessoas costumam dizer que é mais ou menos assim… “só vai dar valor depois que perder”. Obviamente, a maioria das pessoas que falam isso é porque estão se sentindo desvalorizadas, seja em um relacionamento ou no emprego. Mas não deixa de ser algo verdadeiro. É somente na ausência de algo que sentimos sua falta, neste sentido só sente falta de enxergar quem possui alguma deficiência visual, do contrário ela apenas enxerga e nem percebe a maravilha que é desfrutar deste sentido do corpo. A felicidade depende do sofrimento para que seja percebida. A frase que dá título a este post ” O pé sente o pé quando sente o chão” é de Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda. É incrível como é verdadeira e perturbadora, só temos consciência de nosso corpo quando ele entra em contato com atrito de algo, seja uma roupa confortável ou um sapato apertado. O primeiro emprego que eu tive com carteira assinada foi como office boy em uma importante agência de propaganda e m...