Warren Buffett é um investidor, ou melhor, um dos maiores de todos os tempos. conhecido como o Oraculo de Omaha, maior acionista e executivo da Berkshire Hathaway.
Enquanto escrevo este artigo, o bilionário Warren Buffett está em terceiro lugar na lista de homens mais ricos do mundo, o único da lista que não ficou rico criando uma empresa. Todo seu patrimônio foi construído com investimentos no mercado de ações.
Deixo alguns dos hábitos e conselhos deste mito vivo dos investimentos, fáceis de copiar e seguir.
1 – ATENÇÃO ÀS PEQUENAS DESPESAS
Apesar de bilionário, ainda tem atenção as suas despesas, inclusive faz questão de utilizar cupons de descontos quando é possível. Ter atenção as pequenas despesas irá permitir acumular bastante dinheiro em longo prazo.
2 – CUIDADO COM O ENDIVIDAMENTO
Algumas dívidas são boas, principalmente as que servem para alavancar negócios. Pegar financiamento para casa própria ou comprar um carro é perdoável. As vezes é possível pegar empréstimos com juros zero se considerarmos a inflação. Importante fazer isso de forma inteligente sem comprometer sua capacidade de poupança.
3 – ENTENDA OS RISCOS
Buffett fala algo do tipo… “nunca entre em uma sala de cinema sem saber onde fica a saída de emergência”. A ideia é esperar o melhor mas estar preparado para o pior.
“Regra número 1: nunca perca dinheiro.
Regra número 2: não esqueça a regra número 1.”
Saiba mais sobre risco nos artigos abaixo:
4 – TENHA CORAGEM PARA ARRISCAR
Parece contraditório, mas na verdade o risco controlado é essencial para fazer bons investimentos.
“O risco vem de não saber o que você está fazendo.”
5 – SEJA INTEGRO E HONESTO
Você pode passar a vida toda construindo uma reputação de pessoa honesta e íntegra, porém basta um descuido e verá toda sua reputação ruir. Investir em empresas que possui gestão duvidosa e negócios desonestos é um dos piores investimentos que alguém pode fazer.
“São necessários 20 anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para destruí-la”.
6 – TENHA VISÃO DE LONGO PRAZO
É muito difícil manter o foco quando o objetivo está a perder de vista. Deixar de satisfazer uma necessidade de momento em detrimento de uma realização futura é uma habilidade para poucos.
“Planeje o investimento como um casamento católico: para a vida toda.”
7 – O SIMPLES FUNCIONA
Robert Kiyosaki, no livro Pai Rico e Pai Pobre, afirma que as pessoas inteligentes se sentem diminuídas quando alguém lhes ensina algo simples que eles não conhecem.
“Não ponha dinheiro onde não entende, não aplique em empreendimentos endividados, aplique em coisas simples (pé no chão) mas que nunca deixarão de ser usadas (comida, refrigerante, aparelhos de barbear, cerveja).”
8 – FUJA DO PENSAMENTO DE MANADA
Se fizer o que todo mundo faz terá os mesmos resultados, ou seja, será apenas mais uma gota no oceano. Se quiser ganhar mais que a maioria terá de fazer diferente. O que a maioria das pessoas fazem em momentos de pânico e crises é se livrar de seus investimentos sem observar o que é sinal e o que é ruído. Atenção aos sinais mas não dê bola para ruídos.
“Tenha medo quando as pessoas são gananciosas, seja ganancioso quando as pessoas estão com medo”
9 – AJUDE A MELHORAR O MUNDO
Buffett irá doar 99% de sua fortuna quando morrer, além disso, em parceria com Bill Gates convencem bilionários a doarem 50% de suas fortunas quando morrerem através da instituição “Giving Pledge”, criada por eles.
“Quero dar a meus filhos bastante dinheiro para que possam fazer o que quiserem, mas não dinheiro o bastante para que não façam nada.”
10 – TENHA UMA VIDA SIMPLES
Além de viver na mesma casa comprada há mais de 50 anos, por 30 mil dólares. Dirige um carro modesto e tem aversão a gastos extravagantes. Ao contrário de muitos ricos que colocam nome em prédios e construções faraônicas, Buffett é extremamente discreto e simples.
Comentários
Postar um comentário