Pular para o conteúdo principal

CHECKLIST DA LIBERDADE FINANCEIRA

Dinheiro não é tudo… mas ajuda a melhorar a vida, torna as coisas mais fáceis e ter um futuro com segurança financeira é uma das formas mais inteligentes de usar o dinheiro.

CHECKLIST DA LIBERDADE FINANCEIRA

Viver sem preocupações é uma das características da liberdade financeira. É quando você sente coragem para viver sua paixão, viver seus sonhos, afinal de contas não existe a preocupação com dinheiro.

Liberdade financeira não está diretamente ligado com quanto dinheiro ganha. É sobre quando poupa, seus hábitos, seus objetivos e sua relação com a vida de um modo geral.

Criar um planejamento financeiro envolve diferentes aspectos da vida, os que descreverei abaixo são essenciais para alcançar a liberdade financeira. É claro, de acordo com sua vida, poderá incluir outros itens a lista.

TENHA UMA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Este item já foi abordado com detalhes do artigo reserva de emergência. Não é possível iniciar uma conversa sobre liberdade financeira enquanto não tiver criado uma reserva para emergências, independente em que fase esteja com relação aos seus objetivos.

CRIE UM ORÇAMENTO

Você sabe quanto gasta por mês, por ano e nos próximos que virão? Sabe aquela conversa chata de anotar seus gastos em detalhes para saber para onde seu dinheiro está indo?

Pode acreditar, não é conversa fiada e não existe atalho para isso. O atalho é fazer o acompanhamento detalhado de sua vida financeira. Assim terá como criar um orçamento para projetar suas despesas ao longo dos próximos anos.

Só é possível controlar aquilo que se mede e acompanha.

NÃO TENHA NEM FAÇA DÍVIDAS

Definitivamente liberdade financeira não combina com dívidas. A dívida nada mais é que uma obrigação. Só o fato de ter uma obrigação te deixa longe do propósito final.

As únicas permissíveis são aquelas com objetivo de construir patrimônio ou para alavancar investimentos. De qualquer forma, a palavra prudência nunca deve ser esquecida neste caso.

MANTENHA SEU NOME LIMPO NA PRAÇA

Ter o nome limpo e sem pendências, além de boa pontuação no mercado de crédito.

Agora me pergunta, por que isso é importante? Simples, as pessoas com boa pontuação de credito tem acesso a serviços mais baratos, cada vez mais as empresas estão utilizando informações como esta para os mais diversos serviços. Alguns exemplos:

  • Seguros de carro e casa – Poderá pagar mais caro por seguros pois o calculo da apólice pode ser considerada de maior risco para uma pessoa com histórico de mal pagador.
  • Empregos – Sim, é possível que perca a chance de um bom emprego por não ter o nome regularizado.
  • Alugar um Imóvel – Pessoas com nome sujo dificilmente serão aprovados para locar um imóvel com boas condições de negociação.
  • Empréstimos em geral – Menores taxas de financiamento podem te fazer poupar milhares de reais ao longo dos anos.

Se possui alguma pendência, negocie com seus credores e regularize sua situação.

Independência Financeira

TENHA MAIS DE UMA FONTE DE RENDA

Não dá para viver de uma única fonte de renda. Depender 100% de salário ou de um único tipo de investimento poderá te colocar em sérios problemas, caso essa fonte de renda deixe de existir, sofra alguma redução busca nos rendimento ou risco de mercado.

As pessoas com proficiência financeira possuem pelo menos 4 a 5 fontes diferentes de renda. Se hoje o seu salário é sua única fonte de renda, procure fazer investimentos que gere renda passiva. Criar renda passiva é o motor que move a liberdade financeira.

PARE DE IMPRESSIONAR OS OUTROS

Gastar dinheiro para  , manter aparências e até mesmo para ser aceito por um grupo especifico de pessoas, são algumas das formas mais simples para se afundar em dividas e frustração com relação as suas finanças.

Leia mais sobre este tema no artigo: A Necessidade De Aceitação Social

PROCURE TER RENDA EXTRA

Imagine que consegue poupar apenas 100 reais por mês, caso consiga um pequeno incremento de mais 100 reais em sua renda com qualquer trabalho extra, estará dobrando sua capacidade de poupança.

Para o período inicial de acumulação, os aportes são bem mais importantes que a taxa de rendimento dos investimentos.

Desta forma busque aumentar sua capacidade de receita para automaticamente aumentar sua poupança.

FAÇA INVESTIMENTOS REGULARMENTE E PAGUE-SE PRIMEIRO

Tem gente que só consegue ter disciplina se tiver algum boleto para pagar. Se este é seu caso, imprima boletos em seu próprio nome e pague-se primeiro.

Faça depósitos regulares mensalmente em sua conta de investimentos. Depois disso, o que sobrar pode usar para o que quiser pois já fez o que era mais importante.

APROVEITE A VIDA HOJE

A busca pela liberdade financeira deve ser um processo prazeroso, contínuo e linear. Não sou adepto da austeridade financeira.

Da mesma forma que dietas malucas para emagrecer  não funcionam a longo prazo, o equilíbrio é a palavra mais adequada para essa caminhada.

TENHA UM PROPÓSITO

Alcançar um objetivo especifico só terá sentido se atribuir um propósito para ele. É isso que vai determinar se obteve sucesso ou não ao final da jornada.

É muito importante não fazer do dinheiro seu objetivo de vida. Viver sem a necessidade de trabalhar por dinheiro é algo que vai lhe exigir ser uma pessoa muito melhor do que é hoje.

Não se trata de dinheiro, mas de todo valor e paz que conseguir atribuir significado.

Leia mais em:

Propósito de vida  – o segredo da realização

A formula para ter a vida dos teus sonhos hoje

Este artigo foi inspirado no artigo Your Financial Freedom Checklist, do ótimo blog www.makingsenseofcents.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Com o último post, recebi algumas perguntas sobre como está minha vida neste momento e para matar a curiosidade de quem estiver interessado. Vou atualizar agora: A minha realidade após três anos de FIRE Investimentos Após aproximadamente 3 anos, meu patrimônio cresceu uns 25% e a renda passiva mais de 50%. Ano passado a média de reinvestimento ficou próxima de 30%, que é a meta que estipulei. A inflação tem sido uma preocupação pois meus gastos subiram por volta de 40%. Nesse sentido é muito importante ter atenção aos investimentos corrigidos pela inflação, mas também na recuperação de ativos que não seguem o ciclo econômico inflacionário, que é o caso dos fundos imobiliários. Falando em fundos imobiliários, existe uma constante tensão sobre a taxação e também as regras que estes ativos são submetidos. Enfim, esse é o risco Brasil, além disso ainda existe a constante impressão de que boa parte dos gestores de fundos estão trabalhando apenas em favor próprio. Mesmo assim ainda vejo esse...

Como eu atingi a independência Financeira

Acho que essa é uma das maiores curiosidades de alguém que está começando no mundo dos investimentos e que deseja atingir a independência financeira. Uma coisa importante que preciso falar é que nunca tive um super salário, minha profissão não tinha nada de especial, não sou nenhum gênio dos investimentos e tão pouco tive a sorte de dar a tacada certa. Eu sempre fiz investimentos, desde que comecei a ganhar dinheiro sempre guardei alguma parte, porém eu só adquiri a visão de longo prazo para alcançar a independência financeira aos 27 anos de idade, ou seja, 10 anos atrás. Então qual o secredo? Foco na Renda Quando eu tinha 27 anos, tracei um planejamento para alcançar a independência financeira aos 45 anos. E eu escolhi esse número como limite. Queria porque queria estar “aposentado com essa idade”. Nessa época eu já fazia investimentos no mercado de ações, mas meus resultados eram medianos para ruins. Foi nessa mesmo período que mudei minha estratégia de investir para ativo...

O melhor investimento para 2022

Chegado ano novo e como sempre, os futurologistas de plantão começam a dar seus pitacos. Eu, já a três anos, reposto o mesmo texto, e acredite, sempre estou acerto. Então se não leu este texto nos anos anteriores, aproveite a dica para adquirir o melhor investimento de 2022. O melhor investimento de 2022 É impressionante que mesmo querendo que a pessoa foque primeiro em seus objetivos, seu sonho. Para aquilo que lhe servirá o dinheiro, preferem ignorar essa parte insistindo em querer saber onde alocar o recurso. Engraçado é que o questionamento sempre vem acompanhada de “  quero um investimento sem risco porque sou conservador ”. Esse tipo de postura leva as pessoas a buscarem o investimento da moda, aquele que aparece no Jornal Nacional, na revista, aquele que está em evidência. A FORMULA PARA IR A FALÊNCIA EM POUCO TEMPO Sai na capa da Isto É… “ Agora é a vez do mercado de ações” e a manada vai lá e compra ações sem nem saber o que está comprando. O jornal Nacional faz a matéria…” Co...