Pular para o conteúdo principal

O MELHOR INVESTIMENTO PARA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

Um dos maiores medos e problemas de quem está próximo da independência financeira é escolher qual o melhor investimento que proporcione retiradas garantidas e constantes.

Afinal de contas, seria muito dolorido ter que voltar a trabalhar por dinheiro após ter dado o grito de independência.

O MELHOR INVESTIMENTO PARA OBTER RETIRADAS CONSTANTES E SEGURAS

Quando se fala de renda passiva para aposentadoria, o investimento deve atender três critérios essenciais:

  • Taxa mínima de retorno correspondente a 4% + inflação ( REGRA DOS 4% )

  • Permitir retiradas constantes e seguras

  • Risco mínimo de perdas  (GESTÃO DE RISCO)

TESOURO DIRETO 

Seguindo este critério consigo apontar em primeiro lugar os títulos do tesouro nacional, o já popular tesouro direto.

Vale lembrar que a taxa histórica de retorno deste investimento passa com folga os 4% da taxa segura de retorno.

Os títulos da linha IPCA com pagamento de juros semestrais são os mais adequados.

É possível comprar títulos de longo prazo e diferentes datas de vencimento. Hoje ( 12/07/18 ) estão pagando algo entre 5,6% a.a + IPCA.

IMOVEIS

Apesar de não achar o melhor dos investimentos pela falta de liquidez e burocracia.

Os imóveis podem proporcionar ótimos rendimentos em forma de aluguel.

Sem dúvida, nove entre dez brasileiros apontarão os imóveis como melhor investimento para gerar renda passiva.

melhor investimento
Garante o pão de cada dia?

FUNDOS DE INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS (FIIs)

Esta modalidade de investimento, apesar de se tratar de renda variável, proporciona retornos extremamente atrativos, algo em torno de 6%.

Como os contratos de aluguel são ajustados pela inflação, teoricamente o rendimento das cotas também estão protegidos.

Uma carteira bem diversificada pode reduzir o risco de perda a quase zero, claro existirão oscilação de mercado com relação ao valor liquido do fundo, mas como o foco é o rendimento, pouco importa o valor atual da cota.

AÇÕES DE EMPRESAS PAGADORAS DE DIVIDENDOS

Antes de descrever o investimento em ações lembro que investir em ações não é para qualquer pessoa, por isso conhecer seu perfil de investidor é essencial.

Lembrando que as pessoas mudam e com isso também muda o perfil de investimento, avaliar a si próprio torna-se uma necessidade constante.

Uma carteira de ações composta de boas empresas pagadoras de dividendos proporcionarão, de longe, os melhores rendimentos a longo prazo, porém a composição desta carteira é algo que deve ser construído com muito critério e estudo.

Observe que quando se compõe uma carteira de dividendos as variações de mercado nada influenciam na distribuição dos lucros das empresas.

Desta forma, o foco do investidor deve ser em acompanhar o desempenho anual das empresas como também do mercado em que elas estão inseridas.

Enquanto os dividendos e fundamentos das empresas estiverem adequados ao seu critério de avaliação, o sobe e desce do mercado não influencia em absolutamente nada.

QUAL DEVO ESCOLHER?

Dentre estas opções que apontei, estruturar uma carteira diversificada compondo títulos do tesouro, FIIs, ações pagadoras de dividendos e imóveis garantem fluxo de caixa constante e seguro.

Além de proteção contra inflação e possível crescimento de patrimônio, estruturar uma boa carteira de investimentos para independência financeira garante retiradas mensais, possível incrementos nos rendimentos e crescimento do patrimônio líquido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Com o último post, recebi algumas perguntas sobre como está minha vida neste momento e para matar a curiosidade de quem estiver interessado. Vou atualizar agora: A minha realidade após três anos de FIRE Investimentos Após aproximadamente 3 anos, meu patrimônio cresceu uns 25% e a renda passiva mais de 50%. Ano passado a média de reinvestimento ficou próxima de 30%, que é a meta que estipulei. A inflação tem sido uma preocupação pois meus gastos subiram por volta de 40%. Nesse sentido é muito importante ter atenção aos investimentos corrigidos pela inflação, mas também na recuperação de ativos que não seguem o ciclo econômico inflacionário, que é o caso dos fundos imobiliários. Falando em fundos imobiliários, existe uma constante tensão sobre a taxação e também as regras que estes ativos são submetidos. Enfim, esse é o risco Brasil, além disso ainda existe a constante impressão de que boa parte dos gestores de fundos estão trabalhando apenas em favor próprio. Mesmo assim ainda vejo esse...

Como eu atingi a independência Financeira

Acho que essa é uma das maiores curiosidades de alguém que está começando no mundo dos investimentos e que deseja atingir a independência financeira. Uma coisa importante que preciso falar é que nunca tive um super salário, minha profissão não tinha nada de especial, não sou nenhum gênio dos investimentos e tão pouco tive a sorte de dar a tacada certa. Eu sempre fiz investimentos, desde que comecei a ganhar dinheiro sempre guardei alguma parte, porém eu só adquiri a visão de longo prazo para alcançar a independência financeira aos 27 anos de idade, ou seja, 10 anos atrás. Então qual o secredo? Foco na Renda Quando eu tinha 27 anos, tracei um planejamento para alcançar a independência financeira aos 45 anos. E eu escolhi esse número como limite. Queria porque queria estar “aposentado com essa idade”. Nessa época eu já fazia investimentos no mercado de ações, mas meus resultados eram medianos para ruins. Foi nessa mesmo período que mudei minha estratégia de investir para ativo...

O melhor investimento para 2022

Chegado ano novo e como sempre, os futurologistas de plantão começam a dar seus pitacos. Eu, já a três anos, reposto o mesmo texto, e acredite, sempre estou acerto. Então se não leu este texto nos anos anteriores, aproveite a dica para adquirir o melhor investimento de 2022. O melhor investimento de 2022 É impressionante que mesmo querendo que a pessoa foque primeiro em seus objetivos, seu sonho. Para aquilo que lhe servirá o dinheiro, preferem ignorar essa parte insistindo em querer saber onde alocar o recurso. Engraçado é que o questionamento sempre vem acompanhada de “  quero um investimento sem risco porque sou conservador ”. Esse tipo de postura leva as pessoas a buscarem o investimento da moda, aquele que aparece no Jornal Nacional, na revista, aquele que está em evidência. A FORMULA PARA IR A FALÊNCIA EM POUCO TEMPO Sai na capa da Isto É… “ Agora é a vez do mercado de ações” e a manada vai lá e compra ações sem nem saber o que está comprando. O jornal Nacional faz a matéria…” Co...