Pular para o conteúdo principal

A Coragem de ser você mesmo

Tenho cada vez mais visto livros, palestras e até cursos sobre coragem. Lembro que estava em uma livraria e vi um título bem curioso… “A coragem de ser você mesmo”. Olha só que interessante, para você ser você precisa de coragem. 

O que nos leva a concluir que se não somos corajosos, vivemos algo que está entre nós e a nossa covardia de assumir quem somos, ou seja, a coragem é um ingrediente fundamental para o autoconhecimento.

Certa vez estava almoçando com uma amiga, conversávamos sobre sua vida pessoal. (Ela não estava muito feliz)  Comecei a fazer perguntas para levá-la a repensar a própria vida. Minha amiga me pediu que não fizesse aquelas perguntas porque se ela realmente tivesse que pensar sobre sua vida, teria que mudar e não tinha coragem para fazer isso.

Parece uma atitude covarde, mas compreendo que nossas vidas não são apenas da gente. Ela também pertence aos nossos familiares e pessoas que queremos bem. Desta forma assumir determinadas atitudes pode decepcionar, ou até, indiretamente prejudicar essas pessoas.   

Nós somos aquilo que pensamos mais as circunstâncias que estamos inseridos.

Coragem e Risco

Existe um preço a ser pago para quem tem a coragem de correr riscos por um determinado objetivo. A verdade é que não são todas as pessoas que estão dispostas a correr o risco de assumir quem realmente é.

Há quem se coloca em perigo sem preparo e tentam enfrentar os desafios com o que chamamos de “cara e coragem”. Esses pessoas podemos chamar de imprudentes, não de corajosos. Como afirma o professor Cortella, coragem é a combinação de preparo e ação. Tendo a oportunidade de fazer, fara com preparo e prudência.   

Coragem é a única virtude que você não pode fingir – Nassin Taleb

Essa frase de Taleb é incrivelmente verdadeira porque no momento em que é necessário mostrar coragem não é possível fingir essa virtude. 

É o momento que separamos os homens dos meninos. Escuto com frequência algumas pessoas dizerem que desejam iniciar nos investimentos, porém tem medo de perder dinheiro. 

O medo é um mecanismo de defesa muito importante, porém o medo que paralisa é o sintoma do despreparo.  

Para ser sincero o risco é um ingrediente indispensável, no entanto é o preparo que fará alguém vitorioso ou não. As vezes a sorte pode até ajudar, mas sem preparo será difícil manter a conquista.

De um modo geral temos a covardia e o medo como substitutos para a coragem, ambos nos impedem de sermos nós mesmos. A grande pergunta que fica é… se você não tem coragem de ser você mesmo, então quem é você?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Com o último post, recebi algumas perguntas sobre como está minha vida neste momento e para matar a curiosidade de quem estiver interessado. Vou atualizar agora: A minha realidade após três anos de FIRE Investimentos Após aproximadamente 3 anos, meu patrimônio cresceu uns 25% e a renda passiva mais de 50%. Ano passado a média de reinvestimento ficou próxima de 30%, que é a meta que estipulei. A inflação tem sido uma preocupação pois meus gastos subiram por volta de 40%. Nesse sentido é muito importante ter atenção aos investimentos corrigidos pela inflação, mas também na recuperação de ativos que não seguem o ciclo econômico inflacionário, que é o caso dos fundos imobiliários. Falando em fundos imobiliários, existe uma constante tensão sobre a taxação e também as regras que estes ativos são submetidos. Enfim, esse é o risco Brasil, além disso ainda existe a constante impressão de que boa parte dos gestores de fundos estão trabalhando apenas em favor próprio. Mesmo assim ainda vejo esse...

Como eu atingi a independência Financeira

Acho que essa é uma das maiores curiosidades de alguém que está começando no mundo dos investimentos e que deseja atingir a independência financeira. Uma coisa importante que preciso falar é que nunca tive um super salário, minha profissão não tinha nada de especial, não sou nenhum gênio dos investimentos e tão pouco tive a sorte de dar a tacada certa. Eu sempre fiz investimentos, desde que comecei a ganhar dinheiro sempre guardei alguma parte, porém eu só adquiri a visão de longo prazo para alcançar a independência financeira aos 27 anos de idade, ou seja, 10 anos atrás. Então qual o secredo? Foco na Renda Quando eu tinha 27 anos, tracei um planejamento para alcançar a independência financeira aos 45 anos. E eu escolhi esse número como limite. Queria porque queria estar “aposentado com essa idade”. Nessa época eu já fazia investimentos no mercado de ações, mas meus resultados eram medianos para ruins. Foi nessa mesmo período que mudei minha estratégia de investir para ativo...

O melhor investimento para 2022

Chegado ano novo e como sempre, os futurologistas de plantão começam a dar seus pitacos. Eu, já a três anos, reposto o mesmo texto, e acredite, sempre estou acerto. Então se não leu este texto nos anos anteriores, aproveite a dica para adquirir o melhor investimento de 2022. O melhor investimento de 2022 É impressionante que mesmo querendo que a pessoa foque primeiro em seus objetivos, seu sonho. Para aquilo que lhe servirá o dinheiro, preferem ignorar essa parte insistindo em querer saber onde alocar o recurso. Engraçado é que o questionamento sempre vem acompanhada de “  quero um investimento sem risco porque sou conservador ”. Esse tipo de postura leva as pessoas a buscarem o investimento da moda, aquele que aparece no Jornal Nacional, na revista, aquele que está em evidência. A FORMULA PARA IR A FALÊNCIA EM POUCO TEMPO Sai na capa da Isto É… “ Agora é a vez do mercado de ações” e a manada vai lá e compra ações sem nem saber o que está comprando. O jornal Nacional faz a matéria…” Co...