Pular para o conteúdo principal

Proteja-se de compras por impulso

Nós somos seres desejantes. É impressionante como o ser humano vive a desejar coisas e na mesma proporção, perde o interesse com igual velocidade.

Sabendo destas nossas características, já denunciada pelo filósofo grego Platão a mais de 2 mil anos, precisamos nos proteger de nós mesmos.

Proteja-se de compras por impulso

Quando fiz minha pós graduação em Marketing, estudei sobre as táticas de vendas por impulso. Estímulos com intuito de fazer as pessoas tomarem decisões de compra de forma intuitiva(sem pensar). Lembro que o professor disse que cerca de 70% da decisão de compra é tomada no ponto de venda.

Sim, estudamos isso na faculdade e essa é uma das formas mais eficientes de fazer vendas e aumentar o ticket médio (gasto por cliente) das vendas.

Funciona assim, você vai no supermercado comprar um fermento para fazer um bolo, quando volta para casa está com uma sacola com mais de 10 itens e nem lembra mais o que tinha ido buscar no mercado.

Todos nós estamos sujeitos a fazer compras sem necessidade diante de um estimulo criado pelo marketing. Seria uma ingenuidade dizer que já estamos vacinados contra isso. 

Exploração dos sentidos

Quem nunca se sentiu atraído pelo cheiro de pipoca de cinema? Quem nunca entrou em uma loja com decoração agradável e musica ambiente que cria uma conexão com você, dá vontade de ficar lá o dia inteiro.

Quando um estimulo combina com outro causando uma sensação de bem estar ficamos mais abertos para fazer compras, mesmo sem precisar, ou pior, faz a gente deixar de pensar nas consequência de uma despesa não planejada.

Dica: Preste atenção a estas sensações, observe os estímulos externos que estão sendo produzidos pelo ambiente, os cheiros, os sons e também a atitude dos vendedores.

Uma das estratégias para venda de produtos caros é a oferta de parcelamentos. As pessoas costumam ver apenas o valor da parcela e não percebem o valor final. Promoções relâmpago e associação com outros produtos costumam ser muito efetivas.

Não saia com fome, se estiver com estado emocional afetado, (seja pelo que for) evite sair para fazer compras. A EMOÇÃO MANDA, as palavras “eu mereço” e “eu preciso” podem fazer verdadeiras desgraças no seu orçamento.

O pior de tudo isso é que com tecnologia, não precisamos mais sair de casa, você está a  um click de realizar seus desejos utilizando um smartphone ou computador, basta ter um cartão de credito e algum estimulo visual.

Todos nós estamos sujeitos a realizar compras por impulso de coisas desnecessárias. Não pense que será racional 100% do tempo. Isso é uma ilusão, mas tudo bem. Proteja-se de você, é importante saber das possíveis armadilhas e buscar prestar atenção aos nossos sentimentos, é o que eu chamo de olhar para dentro.

Imagem por free-photos – Pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Com o último post, recebi algumas perguntas sobre como está minha vida neste momento e para matar a curiosidade de quem estiver interessado. Vou atualizar agora: A minha realidade após três anos de FIRE Investimentos Após aproximadamente 3 anos, meu patrimônio cresceu uns 25% e a renda passiva mais de 50%. Ano passado a média de reinvestimento ficou próxima de 30%, que é a meta que estipulei. A inflação tem sido uma preocupação pois meus gastos subiram por volta de 40%. Nesse sentido é muito importante ter atenção aos investimentos corrigidos pela inflação, mas também na recuperação de ativos que não seguem o ciclo econômico inflacionário, que é o caso dos fundos imobiliários. Falando em fundos imobiliários, existe uma constante tensão sobre a taxação e também as regras que estes ativos são submetidos. Enfim, esse é o risco Brasil, além disso ainda existe a constante impressão de que boa parte dos gestores de fundos estão trabalhando apenas em favor próprio. Mesmo assim ainda vejo esse...

Como eu atingi a independência Financeira

Acho que essa é uma das maiores curiosidades de alguém que está começando no mundo dos investimentos e que deseja atingir a independência financeira. Uma coisa importante que preciso falar é que nunca tive um super salário, minha profissão não tinha nada de especial, não sou nenhum gênio dos investimentos e tão pouco tive a sorte de dar a tacada certa. Eu sempre fiz investimentos, desde que comecei a ganhar dinheiro sempre guardei alguma parte, porém eu só adquiri a visão de longo prazo para alcançar a independência financeira aos 27 anos de idade, ou seja, 10 anos atrás. Então qual o secredo? Foco na Renda Quando eu tinha 27 anos, tracei um planejamento para alcançar a independência financeira aos 45 anos. E eu escolhi esse número como limite. Queria porque queria estar “aposentado com essa idade”. Nessa época eu já fazia investimentos no mercado de ações, mas meus resultados eram medianos para ruins. Foi nessa mesmo período que mudei minha estratégia de investir para ativo...

O melhor investimento para 2022

Chegado ano novo e como sempre, os futurologistas de plantão começam a dar seus pitacos. Eu, já a três anos, reposto o mesmo texto, e acredite, sempre estou acerto. Então se não leu este texto nos anos anteriores, aproveite a dica para adquirir o melhor investimento de 2022. O melhor investimento de 2022 É impressionante que mesmo querendo que a pessoa foque primeiro em seus objetivos, seu sonho. Para aquilo que lhe servirá o dinheiro, preferem ignorar essa parte insistindo em querer saber onde alocar o recurso. Engraçado é que o questionamento sempre vem acompanhada de “  quero um investimento sem risco porque sou conservador ”. Esse tipo de postura leva as pessoas a buscarem o investimento da moda, aquele que aparece no Jornal Nacional, na revista, aquele que está em evidência. A FORMULA PARA IR A FALÊNCIA EM POUCO TEMPO Sai na capa da Isto É… “ Agora é a vez do mercado de ações” e a manada vai lá e compra ações sem nem saber o que está comprando. O jornal Nacional faz a matéria…” Co...