Pular para o conteúdo principal

Como evitar investimentos ruins

O que as pessoas mais me perguntam quando falamos sobre investimentos é: qual o investimento está rendendo mais?

Essa pergunta já denuncia a falta de preparo de quem está perguntando. A resposta para essa questão é que não existe melhor investimento. Cada perfil e objetivo de vida devem ser considerados  na hora de definir um investimento, ou melhor, uma estratégia de investimento. 

Desta forma não existe uma resposta simplista por A ou B, mas existem algumas formas de evitar investimentos ruins.

Só invista em algo que possa explicar

O grande erro de quase todo investidor iniciante é que ele quer passar do pior investimento para o melhor de uma hora para outra. Porém o caminho a seguir é ir do mais fácil para o mais difícil, conforme vai adquirindo confiança e conhecimento.

Leia também:

Como se tornar um investidor faixa preta

Não tente adivinhar o futuro

Bolsa vai cair, mercado vai aquecer, taxa de juros vai despencar, dólar vai disparar. A onda agora é cripto moeda, não, os imóveis é que vão bombar.

Todo dia tem um guru tentando prever o futuro e o pior é eles são levados a sério. Uma legião de tonto segue suas dicas e previsões. As corretoras indicam todo mês empresas para serem compradas e no mês seguinte mudam tudo. (Uma coisa absurda ).

Ninguém sabe o que vai acontecer no futuro, não caia nessa falácia.

Saiba diferenciar especulação de investimento

A pouco tempo saiu um dado assustador. A quantidade de pessoas que compram Bitcoin é o dobro de pessoas que investem na bolsa de valores. 

Isso mostra que, de um modo geral, as pessoas não sabem diferenciar especulação de investimento. Só para deixar claro:

“Uma operação de investimento é aquela que, após análise minuciosa, promete a segurança do principal e um retorno adequado. Operações que não atendam estes requisitos são especulativas”.

Benjamin Graham

Leia também:

Bitcoin e o efeito Tinker Bell

Adapte seus investimentos aos seus objetivos, não ao seu perfil

Eu sempre  fui um adepto da renda variável, na verdade costumo dizer que investimentos de verdade são aqueles com influência na vida real.

No entanto, quando se pode alcançar determinados objetivos com investimentos de baixo risco e pouca rentabilidade, não tem porque correr riscos desnecessários buscando maiores ganhos.

Neste sentido, mesmo que você seja uma pessoa arrojada, sua carteira de investimentos deve estar de acordo com seus objetivos e não seu perfil. No entanto nunca faça o contrário.

Seu perfil de investidor funciona como um indicador de segurança. Pessoas conservadoras não podem se aventurar no mercado financeiro, não vai dar certo.

Volatilidade e risco são coisas  diferentes 

Os melhores retornos estão teoricamente nos investimentos mais arriscados, porém risco e volatilidade são coisas diferentes. O fato de uma ação no mercado cair 30% não significa que a empresa ficou pior em seus fundamentos em 30%.

É importante entender as variações são normais, inclusive com ótimas empresas. Precisamos separar ruído de informação.  

Não seja um (a) Maria vai com as outras

Estamos vivendo uma moda muito perigosa de Youtubers comprando e vendendo ações, fazendo isso e aquilo. O grande problema disso é que os seguidores, replicam essas carteiras sem observar seus próprios objetivos, perfil de investidor e conhecimento.

Além de quase todos eles serem patrocinados por bancos e corretoras. Você não deveria se questionar qual interesse eles estão defendendo? 

A pouco tempo atras quase todos eles estavam divulgando e propagando coisas como COE, uma verdadeira cilada que só serve o interesse das corretoras e deles próprios. ( nunca vi ninguém que ganhou dinheiro com isso) 

Leia também:

Todo investidor é um solitário

Você não é o Warren Buffett nem o Barsi

Entenda de uma vez por todas, você e eu somos pessoas normais que com um pouco mais de preparo e esforço podemos superar a média, no entanto você não é o escolhido. 

Não vai ter os mesmos resultados do Buffett ou do Barsi. Pare com essa ideia de dar a tacada certa e ficar rico rápido porque, no máximo, o que vai conseguir é quebrar a cara.

Leia tambem:

Um bilionário no metro

Quem é Warren Buffett

Estude e nunca pare

O conhecimento ajuda sempre, mesmo que você não queira se tornar especialista em nada. Precisa ser um investidor com conhecimento para aprender a filtrar informações e deixar os espertalhões bem longe.

O conhecimento ajuda a não ser refém de dicas, não cair na mão do gerente do banco. Quando se tem informação e usa com sabedoria, o que você ganha é o seu tempo de vida.

Imagem por Stevepb – Pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Com o último post, recebi algumas perguntas sobre como está minha vida neste momento e para matar a curiosidade de quem estiver interessado. Vou atualizar agora: A minha realidade após três anos de FIRE Investimentos Após aproximadamente 3 anos, meu patrimônio cresceu uns 25% e a renda passiva mais de 50%. Ano passado a média de reinvestimento ficou próxima de 30%, que é a meta que estipulei. A inflação tem sido uma preocupação pois meus gastos subiram por volta de 40%. Nesse sentido é muito importante ter atenção aos investimentos corrigidos pela inflação, mas também na recuperação de ativos que não seguem o ciclo econômico inflacionário, que é o caso dos fundos imobiliários. Falando em fundos imobiliários, existe uma constante tensão sobre a taxação e também as regras que estes ativos são submetidos. Enfim, esse é o risco Brasil, além disso ainda existe a constante impressão de que boa parte dos gestores de fundos estão trabalhando apenas em favor próprio. Mesmo assim ainda vejo esse...

Como eu atingi a independência Financeira

Acho que essa é uma das maiores curiosidades de alguém que está começando no mundo dos investimentos e que deseja atingir a independência financeira. Uma coisa importante que preciso falar é que nunca tive um super salário, minha profissão não tinha nada de especial, não sou nenhum gênio dos investimentos e tão pouco tive a sorte de dar a tacada certa. Eu sempre fiz investimentos, desde que comecei a ganhar dinheiro sempre guardei alguma parte, porém eu só adquiri a visão de longo prazo para alcançar a independência financeira aos 27 anos de idade, ou seja, 10 anos atrás. Então qual o secredo? Foco na Renda Quando eu tinha 27 anos, tracei um planejamento para alcançar a independência financeira aos 45 anos. E eu escolhi esse número como limite. Queria porque queria estar “aposentado com essa idade”. Nessa época eu já fazia investimentos no mercado de ações, mas meus resultados eram medianos para ruins. Foi nessa mesmo período que mudei minha estratégia de investir para ativo...

O pé sente o pé quando sente o chão

Tem uma frase famosa que algumas pessoas costumam dizer que é mais ou menos assim… “só vai dar valor depois que perder”. Obviamente, a maioria das pessoas que falam isso é porque estão se sentindo desvalorizadas, seja em um relacionamento ou no emprego. Mas não deixa de ser algo verdadeiro. É somente na ausência de algo que sentimos sua falta, neste sentido só sente falta de enxergar quem possui alguma deficiência visual, do contrário ela apenas enxerga e nem percebe a maravilha que é desfrutar deste sentido do corpo. A felicidade depende do sofrimento para que seja percebida. A frase que dá título a este post ” O pé sente o pé quando sente o chão” é de Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda. É incrível como é verdadeira e perturbadora, só temos consciência de nosso corpo quando ele entra em contato com atrito de algo, seja uma roupa confortável ou um sapato apertado. O primeiro emprego que eu tive com carteira assinada foi como office boy em uma importante agência de propaganda e m...