Recentemente minha irmã precisou renovar a documentação da moto. Como ela havia tomado uma multa que nunca chegou e nem constava na documentação, precisou passar por uma vistoria na moto, como também pagar taxas e se ausentar do trabalha.
Dois dias depois de muito estresse e despesas, ainda não conseguiu regularizar a situação do veículo. Este é só um dos grandes problemas de ser dono.
O problema de ser dono
Veja exemplo de um carro: Primeiro você precisa trabalhar para juntar dinheiro para comprar, depois precisa de dinheiro para usar, precisa de grana para fazer manutenção, precisa de tempo para limpar, consertar, manter e ter as coisas em funcionamento. Precisa lidar com impostos, taxas, multas e vistorias.
Você possui as coisas e as coisas passam a possuir você.
Em outro artigo escrevi sobre o problema das pessoas que, apesar de serem disciplinadas com as finanças, sempre estão em constante estresse ou se pegam em dívidas inesperadas. (Após a leitura deste artigo confira no link abaixo).
Não seja tonto, padrão de vida não tem nada a ver com felicidade II
Gastos Inesperados
Temos três tipos de despesas: Gastos Básicos, ( Aqueles que são essenciais tipo mercado, aluguel, luz etc.)
Gastos Desnecessários, ( Viagens, happy hour, cimena, etc).
Gastos não recorrentes, ( São aquelas despesas inesperadas e não planejadas). São exatamente estes gastos que os donos de coisas se complicam. O carro quebra, o encanamento entope, a casa precisa de pintura.
Todo mês tem alguma coisa precisando de manutenção, de limpeza, de ajuste ou apenas o uso já tira a instabilidade financeira do proprietário.
As pessoas não aprenderam a calcular o chamado CET ( Custo Efetivo Total) e se surpreendem com o orçamento apertado todo mês. Mesmo fazendo controle e tendo disciplina com as despesas se perdem frequentemente com o orçamento.
Quanto mais coisas possuem mais terão de lidar com despesas inesperadas. Esse é o grande problema de ser dono.
É por isso que sou adepto ao estilo compre liberdade, alugue o resto.
Imagem por Stevepb – Pixabay
Comentários
Postar um comentário