O conceito de sociedade de consumo é um dos conceitos usados para
caracterizar a época contemporânea, que é a era das massas. Os Estados
Unidos
daAmérica foram o primeiro país em que severificou a sociedade
de consumo, já após a Primeira
GrandeGuerra (numa euforia que foi fortemente abalada
pela Grande Depressão), mas sobretudo após a Segunda
Guerra Mundial.Enquanto duranteum século de Revolução
Industrial o consumo e o tipo de vida não
haviam
modificado profundamente as sociedades em vias de industrialização,
desde o fim do século XIX ao fim do século XX, e nãoobstante as crises e as
guerras, o consumo sofreu uma grande mudança. A economia
de
mercado, apoiada pelo marketing, é definida pela produção e pelo consumo de massas.
O consumo pessoaldesempenha um papel central. Uma parte do orçamento doméstico
é consagrado a compras de bens e serviços, por vezes, menos utilitários do que simbólicos
ou carregados de significação cultural: lazer,informação, educação, saúde, moda, etc.
A
publicidade é um dos pilares da sociedade de consumo. As suas imagens
representam a época em que vivemos. A realidade mostrada é um reflexo dos
desejosdos indivíduos. A publicidade cria-lhes novas necessidades, apresenta-lhes
paraísos inacessíveis, contribuindo, por outro lado, para manter uma sociedade estereotipada.
O apelo da publicidade levaprincipalmente os mais jovens a adquirirem produtos que não
vão ser utilizados.A cultura do consumo recusa a profundidade, vivendo pelas aparências.
Ao mesmo tempo, mitifica o efémero e uniformizavalores.

sociedade industrial, que criou o mundo do consumo, é também responsável pela
desorganização dos laços coletivos que deixa os membros da sociedade separados uns
dos outros. A fragilidade dassociedades industrializadas modernas conduziu a uma espécie
de sociedade de massas atomizada. A família perdeu uma parte das suas funções de
socialização e foi ameaçada pela dispersão. Sofrendo umprocesso idêntico, as relações
de vizinhança das comunidades rurais têm sido substituídas pelas relações muitas vezes
impessoais das grandes multidões.
Como
referenciar este artigo:sociedade
de consumo.
In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
[Consult. 2012-03-20].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$sociedade-de-consumo>.
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$sociedade-de-consumo>.
Comentários
Postar um comentário