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Sociedade de Consumo


 O conceito de sociedade de consumo é um dos conceitos usados para 
caracterizar a época contemporânea, que é a era das massas. Os Estados
Unidos daAmérica foram o primeiro país em que severificou a sociedade 
de consumo, já após a Primeira GrandeGuerra (numa euforia que foi fortemente abalada 
pela Grande Depressão), mas sobretudo após a Segunda Guerra Mundial.Enquanto duranteum século de Revolução Industrial o consumo e o tipo de vida não
 haviam modificado profundamente as sociedades em vias de industrialização, 
desde o fim do século XIX ao fim do século XX, e nãoobstante as crises e as 
guerras, o consumo sofreu uma grande mudança. A economia de mercado, apoiada pelo marketing, é definida pela produção e pelo consumo de massas.
 O consumo pessoaldesempenha um papel central. Uma parte do orçamento doméstico
 é consagrado a compras de bens e serviços, por vezes, menos utilitários do que simbólicos 
ou carregados de significação cultural: lazer,informação, educação, saúde, moda, etc.
A publicidade é um dos pilares da sociedade de consumo. As suas imagens 
representam a época em que vivemos. A realidade mostrada é um reflexo dos 
desejosdos indivíduos. A publicidade cria-lhes novas necessidades, apresenta-lhes 
paraísos inacessíveis, contribuindo, por outro lado, para manter uma sociedade estereotipada. 
O apelo da publicidade levaprincipalmente os mais jovens a adquirirem produtos que não
 vão ser utilizados.A cultura do consumo recusa a profundidade, vivendo pelas aparências.
 Ao mesmo tempo, mitifica o efémero e uniformizavalores.


  sociedade industrial, que criou o mundo do consumo, é também responsável pela 
desorganização dos laços coletivos que deixa os membros da sociedade separados uns 
dos outros. A fragilidade dassociedades industrializadas modernas conduziu a uma espécie 
de sociedade de massas atomizada. A família perdeu uma parte das suas funções de 
socialização e foi ameaçada pela dispersão. Sofrendo umprocesso idêntico, as relações
 de vizinhança das comunidades rurais têm sido substituídas pelas relações muitas vezes 
impessoais das grandes multidões.

Como referenciar este artigo:sociedade de consumo. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-03-20].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$sociedade-de-consumo>.



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