Para não cair em todas as tentações do comércio, uma palavra simples, porém importantíssima, deve fazer mais parte do seu vocabulário: NÃO.
Pego de surpresa
Depois de enfrentar uma enorme fila no fast food você faz o seu pedido, sabendo o valor que vai gastar e o que realmente quer comer. No entanto, antes de registrar, o garoto do caixa, todo sorridente, oferece: quer cobertura extra no sorvete? A batata seria a grande? Sem pensar e com a fome falando mais alto, você aceita. E lá se vão mais R$ 3.
Outro exemplo, bastante característico, acontece no check out
De grão em grão, seu orçamento vai para o "buraco"
Os dois exemplos anteriores podem parecer pequenos perto do seu gasto mensal, mas na hora de fechar suas contas, farão uma grande diferença.
Isso sem calcular possíveis rendimentos, caso você opte por aplicar o dinheiro em algum investimento.
De olho nos juros embutidos
Outra prática comum no comércio e para a qual o consumidor deve ficar bem atento é com relação ao parcelamento. Quem nunca se pegou, após fazer a compra, pensando em quantas vezes financiar o débito?
Algumas lojas de departamento, antes mesmo de o cliente dizer que quer parcelar, já oferecem o total da compra dividido em diversas parcelas, sem especificar a taxa de juros embutida em cada uma delas. Ao contrário, os vendedores começam a "declamar" o texto, enumerando todas as vantagens de parcelar as compras.
Antes de cair na tentação, pergunte sobre os juros. Se não for mesmo possível pagar à vista, que é sempre o mais recomendável, informe-se sobre até quantas parcelas é possível dividir sem a incidência de juros.
Aprenda a dizer "não"
Sabendo dosar suas reais necessidades de compras e dizendo "não" a certas ofertas, já é um bom começo para colocar suas finanças em ordem. Mãos à obra!
Comentários
Postar um comentário