Pular para o conteúdo principal

Veja dicas de Steve Jobs para ter sucesso na carreira e na vida

produtos idealizados por Steve Jobs não foram as únicas heranças que o fundador da Apple deixou. Seu carisma, personalidade e a bandeira constante pela inovação o levaram a produzir conselhos que estão entre os mais marcantes deste século. Juntos, eles podem até ser encarados como um verdadeiro manual para carreiras e vidas de sucesso.

A principal lição deixada por ele é a importância de pensar ‘fora da caixa’, ou seja, enxergar além do que está na sua frente. O desejo de inovação virou ‘mantra’ e até slogan de sua empresa: ‘Pense diferente’. 

Depois que descobriu ter câncer, doença que acabou lhe custando a vida, Jobs também refletiu sobre a importância de saber aproveitar cada segundo — tema de seu famoso discurso na universidade americana de Stanford, em 2005, que foi assistido mais de 4,5 milhões de vezes no ‘You Tube’.

Algumas das lições de Jobs são polêmicas, como quando ele sugere que pesquisas de opinião devem ser ignoradas ou que “é melhor ser um pirata que entrar na Marinha” — a frase foi interpretada como ode à luta da Apple contra rivais maiores na década de 80. Posteriormente, o jornal ‘Financial Times’ o definiu como ‘Pirata que comanda a Marinha’.

Quanto a seguir ou não os conselhos do gênio, ele mesmo responde: “Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante: tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles, de alguma forma, já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo mais é secundário”.
AS 20 DICAS 

1 - Às vezes a vida te bate com um tijolo na cabeça. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me fez continuar foi eu amar o que eu fazia.

2 - Você precisa encontrar o que você ama. E isso vale para o seu trabalho e para seus amores. Seu trabalho irá tomar uma grande parte da sua vida e o único meio de ficar satisfeito é fazer o que você acredita ser um grande trabalho. E o único meio de se fazer um grande trabalho é amando o que você faz.

3 - Caso você ainda não tenha encontrado (o que ama), continue procurando. Você saberá quando encontrar. E só ficará melhor e melhor ao longo dos anos.

4 - Você precisa acreditar que os pontos irão se conectar de alguma maneira no futuro. Você precisa acreditar em alguma coisa - na sua coragem, no seu destino, na sua vida, no karma, em qualquer coisa. Este pensamento nunca me deixou na mão, e fez toda a diferença na minha vida.

5 - É o agente que faz a vida mudar. É eliminar o velho para dar espaço para o novo.

6 - Seu tempo é limitado. Por isso, não perca tempo em viver a vida de outra pessoa. Não viva pelos resultados das ideias de outras pessoas

7 - Nós apostamos em nossa visão, preferimos fazer isso do que fazer produtos do tipo 'eu também'. Deixamos as outras empresas fazerem isso. Para nós, a meta sempre será o próximo sonho.

8 - Tenha vontade, tenha juventude. Eu sempre desejei isso para mim.

9 - Continuem famintos, continuem bobos (citando livro de contracultura da década de 60).

10 - Você não pode perguntar sempre aos clientes qual vai ser a próxima grande coisa. Existe uma frase de Henry Ford (empresário que revolucionou a indústria automobilística) que diz: 'Se eu perguntasse aos meus clientes o que eles queriam, eles responderiam 'um cavalo mais rápido'".

11 - Se você é um carpinteiro, não precisa usar madeira vagabunda na parte de trás de um armário porque as pessoas não a enxergarão. Você sabe que está lá. Então, use um pedaço de madeira bonito ali. Para você dormir bem à noite, a qualidade deve ser levada até o fim.

12 - Seja um parâmetro de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente em que a excelência é esperada.

13 - Você quer passar o resto de sua vida vendendo água com açúcar ou quer ter a chance de mudar o mundo?

14 - A inovação distingue um líder de um seguidor.

15 - Meu trabalho não é ser fácil com as pessoas. Meu trabalho é pegar essa gente maravilhosa que temos, apertá-la e fazê-la ainda melhor.

16 - Por que entrar para a Marinha quando você pode ser um pirata?

17 - Sou tão orgulhoso das coisas que não fazemos quanto das coisas que fazemos.

18 - Quando uma ideia boa aparece, parte do meu trabalho é ver o que pessoas diferentes pensam dela.

19 - Se você faz alguma coisa e ela fica muito boa, então você deveria fazer outra coisa maravilhosa, e não ficar atolado na primeira por muito tempo.

20 - Lembrar que eu estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Quase tudo - as expectativas externas, o orgulho, o medo de se envergonhar ou de errar - cai diante da face da morte. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira para saber evitar pensar que tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir o seu coração.

Fonte: http://www.paraiba.com.br/2011/10/09/57508-manual-veja-dicas-de-steve-jobs-para-ter-sucesso-na-carreira-e-na-vida 09/10/2011 | 12h24min


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Com o último post, recebi algumas perguntas sobre como está minha vida neste momento e para matar a curiosidade de quem estiver interessado. Vou atualizar agora: A minha realidade após três anos de FIRE Investimentos Após aproximadamente 3 anos, meu patrimônio cresceu uns 25% e a renda passiva mais de 50%. Ano passado a média de reinvestimento ficou próxima de 30%, que é a meta que estipulei. A inflação tem sido uma preocupação pois meus gastos subiram por volta de 40%. Nesse sentido é muito importante ter atenção aos investimentos corrigidos pela inflação, mas também na recuperação de ativos que não seguem o ciclo econômico inflacionário, que é o caso dos fundos imobiliários. Falando em fundos imobiliários, existe uma constante tensão sobre a taxação e também as regras que estes ativos são submetidos. Enfim, esse é o risco Brasil, além disso ainda existe a constante impressão de que boa parte dos gestores de fundos estão trabalhando apenas em favor próprio. Mesmo assim ainda vejo esse...

Como eu atingi a independência Financeira

Acho que essa é uma das maiores curiosidades de alguém que está começando no mundo dos investimentos e que deseja atingir a independência financeira. Uma coisa importante que preciso falar é que nunca tive um super salário, minha profissão não tinha nada de especial, não sou nenhum gênio dos investimentos e tão pouco tive a sorte de dar a tacada certa. Eu sempre fiz investimentos, desde que comecei a ganhar dinheiro sempre guardei alguma parte, porém eu só adquiri a visão de longo prazo para alcançar a independência financeira aos 27 anos de idade, ou seja, 10 anos atrás. Então qual o secredo? Foco na Renda Quando eu tinha 27 anos, tracei um planejamento para alcançar a independência financeira aos 45 anos. E eu escolhi esse número como limite. Queria porque queria estar “aposentado com essa idade”. Nessa época eu já fazia investimentos no mercado de ações, mas meus resultados eram medianos para ruins. Foi nessa mesmo período que mudei minha estratégia de investir para ativo...

O pé sente o pé quando sente o chão

Tem uma frase famosa que algumas pessoas costumam dizer que é mais ou menos assim… “só vai dar valor depois que perder”. Obviamente, a maioria das pessoas que falam isso é porque estão se sentindo desvalorizadas, seja em um relacionamento ou no emprego. Mas não deixa de ser algo verdadeiro. É somente na ausência de algo que sentimos sua falta, neste sentido só sente falta de enxergar quem possui alguma deficiência visual, do contrário ela apenas enxerga e nem percebe a maravilha que é desfrutar deste sentido do corpo. A felicidade depende do sofrimento para que seja percebida. A frase que dá título a este post ” O pé sente o pé quando sente o chão” é de Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda. É incrível como é verdadeira e perturbadora, só temos consciência de nosso corpo quando ele entra em contato com atrito de algo, seja uma roupa confortável ou um sapato apertado. O primeiro emprego que eu tive com carteira assinada foi como office boy em uma importante agência de propaganda e m...