Pular para o conteúdo principal
Use o seu sonho para escolher o investimento



José Alberto Netto FilhoQuanto custa o seu sonho? Quando você quer realizá-lo? Suas respostas são a melhor dica para você decidir onde investir. 


AmigoRico.org, pela contribuição.
“Esse artigo tem o objetivo de explicar algumas definições importantes para todos que tem o objetivo e o desejo de ganhar dinheiro e se tornar uma pessoa rica. São definições simples e que estão simplificadas de maneira a serem uma introdução que merece futuras explicações mais completas e detalhadas.

1. A definição de Ativos e Passivos

É muito importante o entendimento dessa definição, pois esta lhe ajudará a entender e visualizar mais facilmente possibilidades de ganho de dinheiro. Uma definição que gosto de utilizar é: ATIVOS são tudo aquilo que colocam dinheiro no seu bolso e PASSIVOS são tudo aquilo que tiram dinheiro do seu bolso. Um exemplo simples dessa definição seria: se você comprar um imóvel e alugá-lo, ele lhe dará uma renda mensal, sendo então um ativo. Porém se, ao invés de alugar o seu imóvel, você for morar neste imóvel ele se tornará  um passivo, pois ao invés de uma renda você terá várias despesas, como, por exemplo, água, luz, condomínio, IPTU, etc. Isso é apenas um exemplo para você entender que é melhor você aplicar seu dinheiro em algo que lhe gere uma renda ao invés de uma despesa.

2. Invista dinheiro naquilo que você tenha controle

Muitas pessoas acreditam que investir dinheiro é pegar todas as suas economias e colocá-las no banco, porém investir dinheiro não significa colocar dinheiro no banco unicamente, pois quem mais ganha com o seu dinheiro não é você, mas sim o banco. Neste exemplo de investimento que muitas pessoas seguem, elas estão deixando de ganhar muito mais do que realmente poderiam ganhar e dando a possibilidade uma instituição obter esses lucros. Imagine só: você aplica na poupança 1 mil reais e então você recebe de juros ao mês cerca de 0,5% ou seja você recebe em torno de 5 reais por mês de lucro, enquanto o banco empresta esse mesmo dinheiro (o seu dinheiro) em diversos tipos de financiamentos e empréstimos e chegam a ganhar até 12% ou mais por mês, ou seja 120 reais por mês. Neste exemplo, quem está ganhando mais, você ou o banco?  Agora, por que o banco ganha mais? Simples, por que eles administram seus investimentos.
Se você administrar o seu dinheiro e os seus investimentos você não acredita que investindo 1 mil reais você não ganharia muito mais do que 5 reais ou até mesmo 120 reais por mês? Eu acredito que sim.

3. Aplique seu dinheiro em investimentos de curto e longo prazo

Se você tiver uma fazenda e investir em um pomar de maçã ou laranjas e não tiver em sua fazenda uma horta para plantar outras frutas, verduras, além de ter algumas galinhas e vacas, você não terá como sobreviver até o seu pomar começar a dar seus frutos. A mesma coisa você deve considerar em seus investimentos, se você tiver um pomar, ou seja, investimentos de longo prazo, você só colherá seus frutos dentro de alguns anos. Já se você tiver juntamente com o seu pomar uma horta e alguns animais, ou seja, investimentos de curto e médio prazo, você ganhará seus lucros dentro de uma mesma semana, quinzena, mês ou ano.

4. Reaplicar seus lucros

Um grande segredo dos ricos é que eles reaplicam a maior parte dos seus lucros nos mesmos investimentos onde eles já têm dinheiro aplicado e em novos tipos de investimentos. Um exemplo, se você for a uma fábrica de sapatos e comprar um par de sapatos por 30 reais e vender esse par por 60 reais, o que você faria: você sairia correndo para uma loja de móveis e daria esse valor de entrada na compra de uma TV ou pegaria o seu lucro e voltaria na fábrica de sapatos para comprar 2 pares de sapatos?
Se você comprar 2 pares de sapato, você estaria reinvestindo seu dinheiro no mesmo tipo de negócio, mas se você utilizar uma parte do seu lucro para adquirir meias para oferece aos seus clientes quando você for vender seus sapato você estará reaplicando seus lucros em outro tipo de negócio.

5. Seu emprego não deve ser a sua única fonte de renda

Muitas pessoas cometem esse pequeno erro, acreditam que o seu emprego é e deve ser sua única fonte se renda. Agora eu pergunto, e se acontecer alguma eventualidade? E se você ficar doente e não puder trabalhar? De onde você tirará fundos para sustentar você e sua família? Das suas economias?
Trate o seu emprego como seu financiador de investimentos, use o dinheiro de seu salário para financiar suas atividades extras empregatícias. Tenha em mente que a melhor aposentadoria que você pode ter são os juros e rendimentos que você tem dos seus próprios investimentos. Seja uma pessoa multifuncional, não se limite apenas ao seu emprego ou atividade.

6. Em toda necessidade existe uma oportunidade

Você deve estar pensando: Entendi tudo até agora, mas onde eu devo investir meu dinheiro?
Bem, a maioria das pessoas acredita que não é capaz de investir seu próprio dinheiro e que deve existir alguma fórmula mágica na qual você a aplica em sua vida e então você fica rico. Primeiro, todos são capazes de investir seu próprio dinheiro e alcançar lucros. Segundo, não existe uma fórmula mágica, mas sim uma lei: em toda a necessidade existe uma oportunidade. Todas as pessoas compartilham das mesmas necessidades, comer é uma delas, pense bem agora, quantos negócios e empresas você conhece que trabalham com essa necessidade? Com certeza, muitas.
Existem infinitas necessidades e conseqüentemente infinitas oportunidades. Cabe a você agora pensar em uma necessidade na qual você possa investir o seu dinheiro. Uma sugestão: invista naquilo que você já tenha algum conhecimento ou afinidade.

7. Não pense que você não pode ter alguma coisa mas sim o que você tem que fazer para obtê-la

Quando você tem o interesse em adquirir alguma coisa, mas você não possui o dinheiro para isso não fique desanimado e deixe seu desejo de lado. Essa é a reação mais comum: esquecer os seus desejos e se acomodar a idéia de você não pode ter ou fazer alguma coisa. Na verdade esse é o tipo de mentalidade oposta da que você deve possuir, não aceite a situação e coloque a sua mente para trabalhar. Não pare de pensar quando você concluir que não pode ter alguma coisa, mas comece a pensar em tudo aquilo que você terá que fazer para possuí-la. A sua mente é a sua única arma, use-a ao seu favor. Se você tem o desejo de se tornar uma pessoa rica, não fique desanimado e pensando que você não pode ser, mas pense em tudo o que você terá que fazer para alcançar esse status. Não fique esperando o dinheiro que você deseja ter cair do céu no seu colo, arregace as mangas e comece a agir. Você tem a capacidade para isso, na verdade todos têm, mas são poucos que conseguem atingir esse status, pois são poucos que possuem a mente ligada na riqueza. Tenha a sua mente ligada na riqueza e você se tornará rico ou tenha a mente ligada na pobreza e você ficará podre. Só depende de você, dos seus pensamentos e ações. ”
Texto escrito por Eduardo Weber, leitor do AmigoRico.org.
Em 03/09/12

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Com o último post, recebi algumas perguntas sobre como está minha vida neste momento e para matar a curiosidade de quem estiver interessado. Vou atualizar agora: A minha realidade após três anos de FIRE Investimentos Após aproximadamente 3 anos, meu patrimônio cresceu uns 25% e a renda passiva mais de 50%. Ano passado a média de reinvestimento ficou próxima de 30%, que é a meta que estipulei. A inflação tem sido uma preocupação pois meus gastos subiram por volta de 40%. Nesse sentido é muito importante ter atenção aos investimentos corrigidos pela inflação, mas também na recuperação de ativos que não seguem o ciclo econômico inflacionário, que é o caso dos fundos imobiliários. Falando em fundos imobiliários, existe uma constante tensão sobre a taxação e também as regras que estes ativos são submetidos. Enfim, esse é o risco Brasil, além disso ainda existe a constante impressão de que boa parte dos gestores de fundos estão trabalhando apenas em favor próprio. Mesmo assim ainda vejo esse...

Como eu atingi a independência Financeira

Acho que essa é uma das maiores curiosidades de alguém que está começando no mundo dos investimentos e que deseja atingir a independência financeira. Uma coisa importante que preciso falar é que nunca tive um super salário, minha profissão não tinha nada de especial, não sou nenhum gênio dos investimentos e tão pouco tive a sorte de dar a tacada certa. Eu sempre fiz investimentos, desde que comecei a ganhar dinheiro sempre guardei alguma parte, porém eu só adquiri a visão de longo prazo para alcançar a independência financeira aos 27 anos de idade, ou seja, 10 anos atrás. Então qual o secredo? Foco na Renda Quando eu tinha 27 anos, tracei um planejamento para alcançar a independência financeira aos 45 anos. E eu escolhi esse número como limite. Queria porque queria estar “aposentado com essa idade”. Nessa época eu já fazia investimentos no mercado de ações, mas meus resultados eram medianos para ruins. Foi nessa mesmo período que mudei minha estratégia de investir para ativo...

O pé sente o pé quando sente o chão

Tem uma frase famosa que algumas pessoas costumam dizer que é mais ou menos assim… “só vai dar valor depois que perder”. Obviamente, a maioria das pessoas que falam isso é porque estão se sentindo desvalorizadas, seja em um relacionamento ou no emprego. Mas não deixa de ser algo verdadeiro. É somente na ausência de algo que sentimos sua falta, neste sentido só sente falta de enxergar quem possui alguma deficiência visual, do contrário ela apenas enxerga e nem percebe a maravilha que é desfrutar deste sentido do corpo. A felicidade depende do sofrimento para que seja percebida. A frase que dá título a este post ” O pé sente o pé quando sente o chão” é de Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda. É incrível como é verdadeira e perturbadora, só temos consciência de nosso corpo quando ele entra em contato com atrito de algo, seja uma roupa confortável ou um sapato apertado. O primeiro emprego que eu tive com carteira assinada foi como office boy em uma importante agência de propaganda e m...