Pular para o conteúdo principal

6 DICAS PONTUAIS PARA LIBERDADE FINANCEIRA

Eu particularmente não sou muito adepto a listas. Parece que tudo se resume a algo como uma receita de bolo. Sabemos que a vida é bem diferente disso, no entanto é sempre valido ter dicas práticas para seguir.

6 DICAS ESSENCIAIS PARA LIBERDADE FINANCEIRA

1. MANTENHA-SE MOTIVADO COM AS PEQUENAS CONQUISTAS

A independência financeira mais se parece com uma maratona do que com uma corrida de 100 metros. Um maratonista precisa pensar a longo prazo pois do contrário não terá folego para chegar ao final.

Para isso a motivação é essencial, permita-se viver o caminho da melhor forma possível. Se presenteie para cada meta alcançada. Tome um folego com algo que aprecia, seja uma viagem ou uma garrafa de vinho.

Tenha distrações agradáveis que lhe permita desconectar um pouco de seus problemas e de seu grande desafio.

2. TENHA FOCO MAS APRECIE O PRESENTE

É preciso saber que a liberdade financeira não é para qualquer pessoa. Na verdade pouca gente conseguirá alcançar este objetivo, muitos tentarão, porém poucos chegarão ao objetivo final.

O grande segredo para não desistir é apreciar o dia de hoje. Quem gasta muito dinheiro costuma dizer… – “Eu gasto todo meu dinheiro porque depois a gente morre e não aproveita nada”. Com certeza você já ouviu ou mesmo foi quem falou isso. Entenda, esse é o pior conselho sobre dinheiro que já recebi.

Quem disse que não dá para apreciar hoje e se preparar para o amanhã? É exatamente por isso que temos controle e inteligência financeira. Para possuir cada vez mais escolhas e possibilidade de viver o melhor que o dia de hoje tem para oferecer.

3. IGNORE OS HATERS

Sim, eles vão aparecer e falar um monte de babaquice a seu respeito. É um padrão da espécie humana hostilizar quem é diferente. Ignore essas pessoas, acredite, é a melhor coisa a ser feita.

Não perca tempo com quem não merece, não tente convencer ninguém de que está certo. Você nunca vai conseguir mudar a cabeça de pessoas quadradas.

Vão te chamar de preguiçoso, vagabundo, de louco por se negar a seguir um padrão de consumo adotado por todos. Infelizmente as pessoas pensam que só existe um caminho a seguir e vão tentar te convencer a segui-lo também.

4. FALE SOBRE O FUTURO

Divida seu sonho com as pessoas. Se possível compartilhe com o máximo de pessoas que puder.

Se coloque em posição de desconforto dividindo seu plano. Assim, quando encontrar com algum amigo, ele irá lhe questionar como está o andamento de tudo, Isso irá lhe pressionar a cumprir suas metas.

Quando a gente compartilha nossos sonhos com os outros fica mais fácil correr atrás deles.

Imagine como será sua vida, saboreie a sensação de fazer o que quiser com seu tempo, sem a necessidade de pensar em pagar contas. Imagine a vida que sempre sonhou e se motive ainda mais.

5. NÃO SE COMPARE COM OS OUTROS

Já ouviu aquela frase… “O gramado do vizinho é sempre mais verde”. Nunca cometa o erro de se comparar com os outros.

Algumas pessoas vão conseguir ganhar muito dinheiro, outras vão ter excelentes profissões, já outros comprarão lindos carros e casas.

A felicidade é algo que deve possuir um parâmetro interno, é um fenômeno de dentro para fora, desta forma é impossível ser comparado com a felicidade de outras pessoas.

O que me faz feliz pode entristecer outros e vice-versa.

Quanto mais energia gastamos focando nos outros significa menos energia que teremos para nós mesmos.

6. TENHA UM PROPÓSITO

A grande dificuldade das pessoas após aposentadoria é não possuir um propósito de vida. Quando se vêem com muito tempo livre e nada para realizar, se enxergam perdidas. É como se o trabalho remunerado fosse sua única representação de indivíduo de valor, de pertencimento e realização.

Infelizmente o serviço remunerado tomou o lugar que antes só pertencia as religiões. 

Se possui um propósito de vida, seja ele qual for, não importa, sua vida sempre irá lhe fazer sentido. Não caia na armadilha de viver uma vida no automático. VOCÊ NÃO É O QUE FAZ PARA GANHAR DINHEIRO.

O propósito é como uma alquimia de transformar qualquer metal em ouro… com ele sua vida sempre será rica e significativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Com o último post, recebi algumas perguntas sobre como está minha vida neste momento e para matar a curiosidade de quem estiver interessado. Vou atualizar agora: A minha realidade após três anos de FIRE Investimentos Após aproximadamente 3 anos, meu patrimônio cresceu uns 25% e a renda passiva mais de 50%. Ano passado a média de reinvestimento ficou próxima de 30%, que é a meta que estipulei. A inflação tem sido uma preocupação pois meus gastos subiram por volta de 40%. Nesse sentido é muito importante ter atenção aos investimentos corrigidos pela inflação, mas também na recuperação de ativos que não seguem o ciclo econômico inflacionário, que é o caso dos fundos imobiliários. Falando em fundos imobiliários, existe uma constante tensão sobre a taxação e também as regras que estes ativos são submetidos. Enfim, esse é o risco Brasil, além disso ainda existe a constante impressão de que boa parte dos gestores de fundos estão trabalhando apenas em favor próprio. Mesmo assim ainda vejo esse...

Como eu atingi a independência Financeira

Acho que essa é uma das maiores curiosidades de alguém que está começando no mundo dos investimentos e que deseja atingir a independência financeira. Uma coisa importante que preciso falar é que nunca tive um super salário, minha profissão não tinha nada de especial, não sou nenhum gênio dos investimentos e tão pouco tive a sorte de dar a tacada certa. Eu sempre fiz investimentos, desde que comecei a ganhar dinheiro sempre guardei alguma parte, porém eu só adquiri a visão de longo prazo para alcançar a independência financeira aos 27 anos de idade, ou seja, 10 anos atrás. Então qual o secredo? Foco na Renda Quando eu tinha 27 anos, tracei um planejamento para alcançar a independência financeira aos 45 anos. E eu escolhi esse número como limite. Queria porque queria estar “aposentado com essa idade”. Nessa época eu já fazia investimentos no mercado de ações, mas meus resultados eram medianos para ruins. Foi nessa mesmo período que mudei minha estratégia de investir para ativo...

O pé sente o pé quando sente o chão

Tem uma frase famosa que algumas pessoas costumam dizer que é mais ou menos assim… “só vai dar valor depois que perder”. Obviamente, a maioria das pessoas que falam isso é porque estão se sentindo desvalorizadas, seja em um relacionamento ou no emprego. Mas não deixa de ser algo verdadeiro. É somente na ausência de algo que sentimos sua falta, neste sentido só sente falta de enxergar quem possui alguma deficiência visual, do contrário ela apenas enxerga e nem percebe a maravilha que é desfrutar deste sentido do corpo. A felicidade depende do sofrimento para que seja percebida. A frase que dá título a este post ” O pé sente o pé quando sente o chão” é de Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda. É incrível como é verdadeira e perturbadora, só temos consciência de nosso corpo quando ele entra em contato com atrito de algo, seja uma roupa confortável ou um sapato apertado. O primeiro emprego que eu tive com carteira assinada foi como office boy em uma importante agência de propaganda e m...