Pular para o conteúdo principal

Mitos sobre o dinheiro que nos impedem de progredir

Eu não tenho carro, a roupa mais cara que comprei nos últimos tempos estava em promoção por valor irrisório. Meu hobby preferido é fazer trilha ou acampar, de graça ou barato super barato. 

Meu notebook ganhei em um sorteio e meu telefone é tão simples que minha irmã de 6 anos tem um de maior valor. Moro como minha mãe e tenho uma  vida super simples por opção. Observe que este não é um meio para economizar dinheiro, acaba se tornando um fim pois vai ao encontro de meus valores.

Respeitar o planeta, consumindo da melhor forma seus recursos, acaba ajudando a poupar dinheiro sem fazer esforço.

É isto o que independência financeira se parece.

Uma das principais distorções do mundo real e do financeiro é porque as pessoas não sabem como o dinheiro funciona.

Elas acreditam em coisas do tipo:

  • Pagar parcelado é mais leve para o orçamento;
  • Comprar um carro com taxa zero financiado é inteligente;
  • Comprar é sempre melhor que alugar;
  • Você não pode fazer investimentos a não ser que seja um especialista;
  • Sua casa é um investimento;
  • Não se preocupe sobre aposentadoria, afinal você ainda é jovem;

Estes são alguns dos principais mitos sobre dinheiro que te atrapalham:

01 – O DINHEIRO É ASSUSTADOR, SÓ TRAZ PROBLEMA

Se acredita que dinheiro é algo ruim na sua vida, só traz problemas e a melhor coisa é ficar bem longe dele. É difícil de ganhar e fácil de gastar e o que vem fácil vai fácil. Será que isso é uma realidade ou uma profecia alto realizável para sua vida?

Quando pensa que dinheiro é algo ruim nunca terá, pois ninguém gosta de possuir algo que é ruim. Toda vez que tiver a possibilidade de acumular dinheiro arranjará uma forma de se livrar dele, afinal de contas, quem é que gosta mais problemas na vida.

02 – DINHEIRO NÃO IMPORTA

Tente falar para sua companheira (o) que não é importante para você. Fale algo do tipo… – Você não é importante para mim. Dificilmente você vai ter essa pessoa por muito tempo na sua vida, ela simplesmente vai embora. Com o dinheiro funciona da mesma forma, se ele não é importante simplesmente não vai mante-lo por muito tempo.

Algumas pessoas confundem as coisas e falam… melhor ter amor do que dinheiro. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, dinheiro é importante para aquilo que ele é importante e uma coisa não exclui a outra.

03 – DINHEIRO É O A RAIZ DE TODOS OS MALES

Existe uma frase famosa que diz, dê poder a alguém e ai saberá quem ela realmente é. As pessoas acreditam que o dinheiro tem o poder de transformar pessoas boas em ruins, tornam-se egoístas e esnobes.

A grande verdade é que o dinheiro não faz nada com ninguém, ele é apenas uma ferramenta inanimada, como uma faca, pode ser utilizada para fazer coisas boas como também para coisas ruins. Neste caso não o dinheiro o problema e sim quem o possui. É apenas um potencializador, se você é sovina, com mais dinheiro ficará ainda mais. Se é uma pessoa caridosa, o dinheiro lhe proporcionará ser mais caridosa. Ele é apenas um potencializador.

04 – É VERGONHOSO FALAR E PENSAR EM DINHEIRO

É proibido falar de dinheiro com que você gosta, principalmente quando existe algum sentimento envolvido. Como por exemplo festa de casamento, aniversário de filho etc. Porém é exatamente nestes aspectos que o marketing atua para lhe fazer consumir mais do que precisa e pode pagar. Além disso, um casal mal resolvido com relação suas finanças tem dificuldades de relacionamento pois acabará cometendo a famosa infidelidade financeira . Dinheiro e sentimento são coisas muito perigosas se tivermos algum receio de discutir e falar a respeito. 

05 – PESSOAS RICAS SÃO RUINS E EXPLORADORAS

A verdade é que as pessoas que possuem uma posição financeira privilegiada, além de serem invejadas, costumeiramente são demonizadas. É claro, sempre haverá pessoa que se fizeram em cima da exploração dos outros ou roubando etc, mas a grande verdade é que as pessoas são ricas porque conseguiram solucionar o problema de muita gente. 

Essa é a função das empresas, resolver problemas e por isso são remuneradas. Quanto mais pessoas elas conseguem impactar, maior será sua riqueza. Isso vale para a solução de problemas mais simples, como fornecer pão para o café da manhã como também para desenvolvimento de computadores complexos. O que as tornam ricas, são a quantidade de problemas que podem resolver para os outros e por isso são bem pagas

06 – QUANTO MAIS DINHEIRO MELHOR

Muita gente acredita que se ganhasse mais dinheiro seus problemas estariam resolvidos. Essa é uma das grandes ilusões de quem não possui Inteligência financeira . Mais dinheiro para a maioria das pessoas só irá trazer mais problemas, pois irão automaticamente aumentar seu consumo e padrão de vida se tonando ainda mais endividadas.

Neste caso mais dinheiro resulta em uma ilusão de falsa segurança, o que leva a fragilidade e  a necessidade de precisar trabalhar cada vez mais.

E você, já parou para pensar como estes mitos estão influenciado sua vida?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Com o último post, recebi algumas perguntas sobre como está minha vida neste momento e para matar a curiosidade de quem estiver interessado. Vou atualizar agora: A minha realidade após três anos de FIRE Investimentos Após aproximadamente 3 anos, meu patrimônio cresceu uns 25% e a renda passiva mais de 50%. Ano passado a média de reinvestimento ficou próxima de 30%, que é a meta que estipulei. A inflação tem sido uma preocupação pois meus gastos subiram por volta de 40%. Nesse sentido é muito importante ter atenção aos investimentos corrigidos pela inflação, mas também na recuperação de ativos que não seguem o ciclo econômico inflacionário, que é o caso dos fundos imobiliários. Falando em fundos imobiliários, existe uma constante tensão sobre a taxação e também as regras que estes ativos são submetidos. Enfim, esse é o risco Brasil, além disso ainda existe a constante impressão de que boa parte dos gestores de fundos estão trabalhando apenas em favor próprio. Mesmo assim ainda vejo esse...

Como eu atingi a independência Financeira

Acho que essa é uma das maiores curiosidades de alguém que está começando no mundo dos investimentos e que deseja atingir a independência financeira. Uma coisa importante que preciso falar é que nunca tive um super salário, minha profissão não tinha nada de especial, não sou nenhum gênio dos investimentos e tão pouco tive a sorte de dar a tacada certa. Eu sempre fiz investimentos, desde que comecei a ganhar dinheiro sempre guardei alguma parte, porém eu só adquiri a visão de longo prazo para alcançar a independência financeira aos 27 anos de idade, ou seja, 10 anos atrás. Então qual o secredo? Foco na Renda Quando eu tinha 27 anos, tracei um planejamento para alcançar a independência financeira aos 45 anos. E eu escolhi esse número como limite. Queria porque queria estar “aposentado com essa idade”. Nessa época eu já fazia investimentos no mercado de ações, mas meus resultados eram medianos para ruins. Foi nessa mesmo período que mudei minha estratégia de investir para ativo...

O pé sente o pé quando sente o chão

Tem uma frase famosa que algumas pessoas costumam dizer que é mais ou menos assim… “só vai dar valor depois que perder”. Obviamente, a maioria das pessoas que falam isso é porque estão se sentindo desvalorizadas, seja em um relacionamento ou no emprego. Mas não deixa de ser algo verdadeiro. É somente na ausência de algo que sentimos sua falta, neste sentido só sente falta de enxergar quem possui alguma deficiência visual, do contrário ela apenas enxerga e nem percebe a maravilha que é desfrutar deste sentido do corpo. A felicidade depende do sofrimento para que seja percebida. A frase que dá título a este post ” O pé sente o pé quando sente o chão” é de Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda. É incrível como é verdadeira e perturbadora, só temos consciência de nosso corpo quando ele entra em contato com atrito de algo, seja uma roupa confortável ou um sapato apertado. O primeiro emprego que eu tive com carteira assinada foi como office boy em uma importante agência de propaganda e m...