Existem muitas coisas que podem atrapalhar a busca pela independência financeira, uma delas é a cultura do consumo. A sociedade do consumo é a forma mais comum para denominar a nossa era contemporânea, onde possuir coisas é uma forma de auto afirmação como cidadão.
ENTRE A CRUZ E A ESPADA
A revolução industrial trouxe mudanças tão significativas em nossa sociedade que mudou para sempre nossa visão de trabalho, valor e propósito.
Consumir hoje é quase que um dever cívico, afinal de contas, se não consumir as empresas não faturam e o governo não arrecada impostos. Se as empresas não lucram, não podem contratar. O fato de você ter feito a opção de não comprar lhe torna um desempregado.
Por outro lado não é de hoje que sabemos que os níveis de consumo da sociedade não podem ser suportados pelo meio ambiente.
Em um planeta de recursos finitos, consumir significa impactar de forma negativa para a preservação da natureza e sustentabilidade das gerações futuras.
Neste dilema estamos literalmente entre a cruz e a espada.
“Não somos ricos pelo que temos, e sim pelo que desejamos ter” Immanuel Kant
MARKETING E O POÇO DE DESEJOS SEM FIM
Você sabe diferenciar o que é necessidade de desejo? Quantas vezes entrou em uma loja e falou.. eu PRECISO de sapatos novos! Mesmo sabendo que já tem mais de 10 pares no seu armário que mal foram utilizados.
E não pode ser qualquer sapato, precisar ser daquela marca especifica, afinal de contas, você trabalhou duro e MERECE esse mimo.
A maior parte do orçamento das família é destinado ao consumo de bens e serviços, mais simbólicos que úteis. Cada marca carregada de significado tanto para o lazer, saúde, educação etc. Consumir determinada marca/símbolo carrega status e personalidade que o indivíduo não possui, mas DESEJA.
Não há limites para o desejo do homem, como dizia o filosofo Platão… “Só se deseja aquilo que ainda não se possui”. Tendo isso como raciocínio após possuir, não se deseja mais, passando a desejar outra coisa.
Assim, depois da compra do Iphone X, deseja-se o modelo Y e sucessivamente vivemos desejando o que não temos.
A publicidade entende muito bem do pensamento de Platão, ela é um dos pilares da sociedade do consumo que cria novas “necessidades” apresentando paraísos acessíveis, porém nunca alcançáveis.
Há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ambição. Gandhi
https://www.youtube.com/watch?v=e9dZQelULDk
Link vídeo original Steve Cutts: https://www.youtube.com/watch?v=e9dZQelULDk
GANHAR A VIDA OU GANHAR A MORTE?
A nossa cultura consumista vive de aparência. Sacrificamos nossos princípios de propósito para viver em busca de um salário maior e metas inatingíveis. Nossos empregos assumiram o papel que, antes, era atrelado apenas as religiões… eles moldam nosso comportamento, nossa rotina e até mesmo nossas crenças e valores.
Você odeia seu carro, mas precisa dele para ir trabalhar. Odeia seu trabalho mas precisa dele para pagar o carro. Não faz o menor sentido! Isso é o que o escritor Robert Kiyosaki chama de corrida dos ratos.
Passamos a maior parte do tempo que estamos no trabalho pedindo para chegar em casa e quando estamos em casa, não paramos de pensar no trabalho.
Passamos 5 dias da semana desejando o happy hour, na sexta a noite. Esperamos 11 meses para viver em 1 de férias tudo aquilo que não conseguimos nos outros. Vivemos das 09h00 as 18h00, ou melhor, das 09 as 20h e encaixamos nossas vidas no RESTO.
Chamamos tudo isso de ganhar a vida…mas será que o correto não seria GANHAR A MORTE?
O que mais me surpreende na vida é o homem, pois perde a saúde para juntar dinheiro, depois perde o dinheiro para recuperar a saúde. Vive pensando ansiosamente no futuro, de tal forma que acaba por não viver nem o presente, nem o futuro. Vive como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido. – Dalai Lama
Ao que me parece, a pior prisão é aquela que você não sabe que está preso.
Este é um dos motivos da existência deste blog, para mostrar que não vivemos de forma consciente e por isso precisamos romper com este modelo auto destrutivo de Sociedade do consumo.
Imagine viver sua paixão, resgatar seus valores, seus propósitos. Imagine ter a coragem de fazer algo pela sociedade e levar a humanidade adiante. Imagine sair dessa prisão e ser Livre.
As mudanças não acontecem do dia para o outro, leva tempo e precisa ser planejada, mas eu pergunto… o que você pode fazer para mudar hoje?
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