O cartão de crédito é tido como um dos maiores vilões por parte dos devedores. A abundância de oferta de cartões permite à quem não tem controle financeiro cair em ruína em poucos meses.
São diversos os argumentos utilizados para o uso do cartão. Os benefícios vão de milhas, pontos, descontos, assinaturas grátis e diversos sorteios. Diante de tanta vantagem será que existe alguma armadilha?
5 RAZÕES QUE UTILIZAR DINHEIRO É MELHOR QUE CARTÃO
Como diz o velho ditado… “não existe almoço grátis”, alguém no final vai ter que pagar a conta e neste caso, você sempre será essa pessoa.
É necessário repensar sobre a filosofia de utilizar o cartão de crédito para qualquer coisa que for comprar. Todos esses benefícios com certeza tem o propósito de nos encorajar a gastar mais e por consequência economizar menos.
1. USAR O CARTÃO PODE TE COLOCAR EM DÍVIDAS
Se você é uma pessoa consumista, com certeza o cartão pode se transformar rapidamente em um pesadelo. O limite de crédito, tido como dinheiro, acaba por levar ao que no marketing chamamos de consumo por impulso.
Você pensa… – só dessa vez ( e ai já viu ), no final do mês o limite do cartão já está estourado e sua capacidade de pagamento fica comprometida, não só para o mês atual como também para os demais que virão. Acabou de cair em uma armadilha muito difícil, muito difícil de sair mesmo!
2. PARCELAMENTO
O Brasil é um dos poucos países do mundo que é possível parcelar compras com cartão de crédito. Isso parece bom, porém o Brasil também é um dos poucos países em que o juros de cartão ultrapassa os 300% ao ano.
O grande problema do parcelamento é o acumulo de dívidas. Começa com uma parcela e no próximo mês sua renda automaticamente diminui pelo compromisso assumido anteriormente, como você não vai reduzir seus gastos por isso, volta a fazer outro parcelamento e assim quando percebe a divida já se transformou em uma bola de neve.
Quem está nesta situação, é o que eu chamo de escravo de contas, vive esperando pelo próximo salário, que por sinal já está comprometido.
3. DIFICULDADES EM CONSEGUIR DESCONTOS
O cartão de crédito possui taxas que sempre estão embutidas no valor de qualquer mercadoria. Por isso, sempre que for utilizar dinheiro para pagamento, exija desconto sobre o produto ou serviço, principalmente se for algo de alto valor agregado.
E impressionante como as pessoas não exercem o seu poder de consumidor consciente ao não pedir descontos quando efetuam pagamento em dinheiro.
4. A DOR DE PERDER DINHEIRO
Pesquisas já comprovaram que utilizar dinheiro para pagar contas produz uma dor psicológica maior do que quando utiliza cartão. Tirar o dinheiro da carteira leva a um sentimento de perda que não é das melhores para quem gasta, desta forma acaba sendo uma proteção “natural” contra os impulsos de consumo.
5.0 FRAUDES E SERVIÇOS DESNECESSÁRIOS
O crescimento das compras via internet e pelos smartfones, tem criado um mercado propício a fraudes cada vez maior. Com nossos dados espalhados por tudo quanto é lugar na internet, além do comércio tradicional, as chances de cair em golpes são cada vez maiores.
Além disso, cobranças de taxas e anuidades, como também a inclusão de serviços desnecessários de seguros, por parte das operadoras, incluem pequenas despesas no orçamento que são totalmente dispensáveis.
CONCLUSÃO
Com certeza existem momentos em que o uso do cartão de crédito é vantajoso e benéfico. Se utilizado corretamente pode até ser uma ferramenta para controle financeiro.
Como observado, utilizar dinheiro permite estar em completo controle com suas finanças, já que utilizará apenas o que possui, além de gastar com maior consciência de seus recursos.
Comentários
Postar um comentário