Se deseja realizar o sonho da casa própria, além de todos os números já apontados por especialistas no assunto, temos alguns aspectos pouco abordados, porém de grande impacto em sua vida financeiro.
Saber exatamente quanto irá gastar quando estiver em sua casa torna-se muito importante para não transformar o sonho em pesadelo.
O CUSTO DO SONHO DA CASA PRÓPRIA ALÉM DO ÓBVIO
Acho que nove entre cada dez brasileiros sonham com a compra da casa própria. Só me lembro de conhecer duas pessoas que não defendem a compra de imóvel como ótimo investimento. Se você é uma pessoa que está neste momento procurando sair da casa dos pais ou vai comprar seu primeiro imóvel, preste atenção nestes custos.
1 – IMPOSTOS
Fugir de pagar impostos nos dias de hoje é praticamente impossível. O IPTU é um imposto, sobre tudo nas grandes cidades, bem caro. Algumas cidades ainda possuem impostos adicionais disfarçados de taxas, como para coleta de lixo por exemplo. Dependendo do valor do imóvel paga-se uma verdadeira fortuna.
2 – CONDOMÍNIO
Outro dia li uma matéria onde falava que o valor arrecadado pelos condomínios em São Paulo já superava o orçamento de muitos municípios. As despesas com condomínio são recorrentes e não existe a opção de não pagar. É muito importante para quem vai adquirir um imóvel, principalmente apartamento, avaliar a quantidade de facilidades e serviços que o condomínio irá oferecer. Piscinas, elevadores, academias, playground entre outras utilidades encarecem a taxa a ser paga.
3 – SEGURO
Geralmente a casa é o maior patrimônio das famílias, neste caso é muito importante ter seguro. Parece dinheiro jogado fora, afinal de contas ninguém quer usar, mas não tem como escapar desta despesa. É sempre melhor ter e enxergar como investimento.
4 – SERVIÇOS ESSENCIAIS
Além do imposto, condomínio e seguro, ainda tem as contas recorrentes de água, luz e gás. Não se esqueça que ainda possui um financiamento, caso não tenha adquirido a casa a vista, ou o aluguel mensal. Quem não vê esse acumulo de contas acaba se perdendo no orçamento mensal.
5 – MANUTENÇÃO
Mesmo uma casa nova precisa de manutenção. Seja para instalação de uma torneira, reparos no telhado ou na rede elétrica. Em algum momento você vai sentir necessidade de mudar a cor das paredes sala ou o piso da cozinha e ai se vão mais algumas centenas de reais.
6 – TEMPO
Principalmente quem está adquirindo a primeira casa não tem ideia do tempo que se gasta para limpar, arrumar e manter uma casa em funcionamento e em condições de receber visitas. Se você é uma pessoa que gosta de casa grande se prepare para ficar um bom tempo da sua vida arrumando e limpando.
7 – A LEI DE MURPHY
Uma rachadura que aparece do nada, a privada que entope, uma infiltração na parede ou até mesmo a panela de pressão que cai e quebra o piso da cozinha .
Pode acreditar, em algum momento alguma coisa deste tipo irá acontecer. Por isso é sempre importante ter uma reserva de emergência disponível.
8 – VISITAS
Quando comprar seu primeiro imóvel vai querer chamar seus amigos e parentes para conhecê-lo.
Almoços, churrascos, happy hours entre outros eventos serão rotina. Além disso, não vai querer fazer feio, então vai procurar comprar o melhor sofá que puder, uma cozinha bonita e moderna.
Tudo do bom e do melhor, afinal de contas é sua casa. Não é verdade?
Óbvio que estes gastos não são obrigatórios, mas não me lembro de ninguém que adquiriu um imóvel e não fez estes eventos sociais e gastou mais do que precisava.
Você está procurando uma casa para morar ou alugar? já parou para pensar nestes custos? Caso já tenha uma casa, teria alguma outra despesa que eu não mencionei no artigo?
Imagem por Elle Hughes e rawpixel.com
Este artigo foi inspirado no texto: The real cost of owning a home, publicado em www.budgetkitty.com
Comentários
Postar um comentário