Admiro muito os cachorros, esses peludos sabem viver. Imprecionante como aproveitam cada momento como único. Até já escrevi um post para usá-los como exemplo aqui.
As crianças também são assim, vivem o presente com toda sua intensidade.
O grande problema é que eles não tem escolha. Para eles somente viver o momento presente é permitido.
Ao contrário de nós, pessoas adultas e saudáveis podemos escolher e viver entre o passado, o presente e o futuro.
Nós que estamos na caminhada FIRE, temos uma grande dificuldade de focar no presente e ao mesmo tempo, lidar com o planejamento futuro.
Viver para o momento futuro sem apreciar o presente pode ser uma grande armadilha. Já que o futuro, apesar de todo planejamento e precaução, pode não acontecer. Já o passado é um caminho que só pode ser visto pelo retrovisor.
A gente precisa estudar, trabalhar, poupar e investir. Precisamos planejar, revisar, medir os resultados, fazer projeções e tudo isso em função do futuro.
Como lidar com toda essas possibilidades e ainda assim viver o presente?
Filosofia de raiz
Gosto muito da filosofia dos Estóicos. Eles eram muito fortes para lidar com problemas pois ensinavam a se preocupar apenas com aquilo que está sob nosso controle (boa parte das vezes o controle se limita aos pensamentos e emoções).
Deixar de lado e não se preocupar com o que não está em nosso controle (tempo, política, o que as pessoas pensam e sentem, taxas de juros etc) ajuda a focar no momento presente, naquilo que realmente importa e diminui a possibilidade de frustração.
É possível fazer escolhas inteligentes para lidar com as demandas futuras, e ainda assim, aproveitar a vida.
Trocar a palavra sacrifício por escolha é um caminho. Ninguém quer sacrificar a juventude ou a diversão com a família, mas podemos escolher um futuro com mais realizações se entendermos que plantar pode proporcionar o mesmo prazer que colher.
E você, consegue lidar com as demandas do presente sem sacrificar o futuro?
Imagem por asj198051
Comentários
Postar um comentário