Pular para o conteúdo principal

Ferramentas gratuitas para pesquisa e análise de investimentos

Eu já faço investimentos no mercado financeiro há quase onze anos, durante esse período, como quase todo iniciante fiz muita cagada. Com o passar do tempo e muitos tropeços fui desenvolvendo minha própria filosofia de investimentos de acordo com meu perfil e objetivos.

Uma das maiores dificuldade de todo investidor é encontrar fontes de informações e dados para análise e tomada de decisão confiáveis. Por isso resolvi compartilhar os sites (gratuitos) que utilizo para consulta e comparativo de investimentos, em especial de renda variável.

Preciso deixar bem claro que não recebo nenhum centavo para colocar ou fazer qualquer indicação. Eu compartilho esses sites e indico porque faço uso e tenho confiança nas informações prestadas.

Fundamentus

Esse é sem dúvida um dos sites mais utilizados para extração de informações de empresas brasileiras, inclusive muitos investidores profissionais utilizam essa ferramenta. Com uma interface simples é possível ter acesso a informações, dados, indicadores e gráficos das empresas listadas na bolsa. O grande diferencial deste site é a possibilidade de fazer busca avançada. Com a busca avançada, poderá parametrizar os indicadores e critérios de acordo com sua estratégia de investimentos para obter uma lista enxuta. Além disso, podemos copiar essas informações para uma planilha de excel e tratar os dados da maneira que for conveniente. Sem dúvidas é um dos melhores sites existentes na web para analise de empresas.

https://www.fundamentus.com.br/

FundsExplore

Este é um site relativamente novo, assim também como o mercado de fundos de investimento imobiliário. Focado totalmente em fundos imobiliários tem diversas ferramentas que ajudam o investidor, não só analisar os fundos, como também conhecer os fundos e imóveis de uma forma mais detalhada.

Vídeos, gráficos além das tradicionais informações referente aos imóveis e administradores. Gosto muito do simulador de carteiras pois pode montar uma carteira hipotética sem a necessidade de comprar os ativos e acompanhar o desempenho em tempo real, além de uma área de estudos que poderá fazer e criar diversos estudos com diferentes parâmetros. Existe a possibilidade de fazer assinatura premium para ter acesso a relatórios e recomendação de carteira, no entanto os recursos gratuitos são mais que suficientes para ajudar na tomada de decisão.

https://www.fundsexplorer.com.br/

CEI

Pouco investidor, principalmente os iniciantes, sabem da existência deste site. O CEI ( Canal Eletrônico do Investidor) é uma ferramenta disponibilizada pela B3, para que nós investidores possamos acompanhar e ter garantia de que o que vemos na tela da corretora é igual ao que realmente existe em custódia. Toda movimentação e ativos do investidor pode ser consultado a qualquer momento pelo investidor. É uma ótima ferramenta para conferência e controle confiável de informações.

https://cei.b3.com.br/

B3

A B3 é a empresa dona da Bolsa de Valores de São Paulo. Lá estão reunidas todas informações de ativos, investimentos, contratos futuro e derivativos que são negociados no mercado.

A B3 exige de todas empresas listadas diversos documentos auditados, todos estes documentos, inclusive as DRE e Balanço Patrimonial estão disponíveis para acesso de qualquer pessoa. Essas informações também estão disponíveis com relação aos fundos de investimentos entre outros.

http://www.b3.com.br/pt_br/

TradeMap

Este é um aplicativo pago, porém com funções gratuitas muito boas. Inclusive pode ser acessado por computador (melhor versão na minha opinião). Ele permite linkar as informações do CEI e desta forma você têm acesso a evolução dos investimentos, comparativo com diversos benchmark ( referência) para seus ativos. também é possível acompanhar o mercado, gráficos interativos e acessar informações de empresas listadas com muita coisa mastigada e ótimo layout.

https://portal.trademap.com.br/

Site Institucional – Relação com Investidores das Empresas

Por que não beber água direto na fonte? Todas empresas possuem em seus sites, uma área de relação investidores em que pode ter acesso a relatórios, balanços e ainda dados para contato direto com a empresa. As melhores empresas procuram manter este canal sempre atualizado e com realizes periódicos de seus resultados de uma forma mais simples e mastigada para o investidor comum, pouco habituado com números e balanços.

É dever de todo investidor antes de comprar qualquer ação, acessar o site da empresa que irá investir. Um dever de casa essencial para não se arrepender da compra tão logo perceba que não reuniu as informações mínimas para efetuar o investimento.

Lembre-se que por trás de toda ação existe um negócio, querer participar neste negócio, se tornar sócio é o que deve motivar todo investidor em renda variável de longo prazo.

Disclaimer – Eu não sou um analista/assessor de investimentos e nem pretendo ser, entenda que você é responsável por seus investimentos e decisões. Sou apenas um apaixonado por finanças  pessoais e minhas opiniões e escolhas são particulares a minha filosofia e valores. Em outras palavras, se fizer cagada com seu dinheiro não me culpe.

Imagem por – Pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Com o último post, recebi algumas perguntas sobre como está minha vida neste momento e para matar a curiosidade de quem estiver interessado. Vou atualizar agora: A minha realidade após três anos de FIRE Investimentos Após aproximadamente 3 anos, meu patrimônio cresceu uns 25% e a renda passiva mais de 50%. Ano passado a média de reinvestimento ficou próxima de 30%, que é a meta que estipulei. A inflação tem sido uma preocupação pois meus gastos subiram por volta de 40%. Nesse sentido é muito importante ter atenção aos investimentos corrigidos pela inflação, mas também na recuperação de ativos que não seguem o ciclo econômico inflacionário, que é o caso dos fundos imobiliários. Falando em fundos imobiliários, existe uma constante tensão sobre a taxação e também as regras que estes ativos são submetidos. Enfim, esse é o risco Brasil, além disso ainda existe a constante impressão de que boa parte dos gestores de fundos estão trabalhando apenas em favor próprio. Mesmo assim ainda vejo esse...

Como eu atingi a independência Financeira

Acho que essa é uma das maiores curiosidades de alguém que está começando no mundo dos investimentos e que deseja atingir a independência financeira. Uma coisa importante que preciso falar é que nunca tive um super salário, minha profissão não tinha nada de especial, não sou nenhum gênio dos investimentos e tão pouco tive a sorte de dar a tacada certa. Eu sempre fiz investimentos, desde que comecei a ganhar dinheiro sempre guardei alguma parte, porém eu só adquiri a visão de longo prazo para alcançar a independência financeira aos 27 anos de idade, ou seja, 10 anos atrás. Então qual o secredo? Foco na Renda Quando eu tinha 27 anos, tracei um planejamento para alcançar a independência financeira aos 45 anos. E eu escolhi esse número como limite. Queria porque queria estar “aposentado com essa idade”. Nessa época eu já fazia investimentos no mercado de ações, mas meus resultados eram medianos para ruins. Foi nessa mesmo período que mudei minha estratégia de investir para ativo...

O pé sente o pé quando sente o chão

Tem uma frase famosa que algumas pessoas costumam dizer que é mais ou menos assim… “só vai dar valor depois que perder”. Obviamente, a maioria das pessoas que falam isso é porque estão se sentindo desvalorizadas, seja em um relacionamento ou no emprego. Mas não deixa de ser algo verdadeiro. É somente na ausência de algo que sentimos sua falta, neste sentido só sente falta de enxergar quem possui alguma deficiência visual, do contrário ela apenas enxerga e nem percebe a maravilha que é desfrutar deste sentido do corpo. A felicidade depende do sofrimento para que seja percebida. A frase que dá título a este post ” O pé sente o pé quando sente o chão” é de Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda. É incrível como é verdadeira e perturbadora, só temos consciência de nosso corpo quando ele entra em contato com atrito de algo, seja uma roupa confortável ou um sapato apertado. O primeiro emprego que eu tive com carteira assinada foi como office boy em uma importante agência de propaganda e m...