Diante de tanta notícia ruim causadas pela pandemia do coronavírus (2020), existem algumas pessoas que ganharam uma grande oportunidade, além de passar mais tempo com a família e reavaliar seu estilo de vida, de iniciar seus investimentos, pois além de não perder renda, passaram a gastar menos já que não podem sair de casa.
A coisa mais comum são pessoas dizendo que quando sobrar um dinheiro irão começar a investir. Neste caso, se você se identifica com essa frase e não perdeu renda, esta é a sua grande chance! Vai sobrar um dinheirinho no final do seu mês e agora não tem mais desculpa.
Tenha um Objetivo
É bem provável que se não definir um objetivo de investimento para esse recurso irá gastá-lo tão assim que surgir uma oportunidade. Dar um destino para seu dinheiro considerando objetivos de curto, médio e longo prazo são importantes para não guardar por guardar.
Inicialmente sugiro que passe a considerar um objetivo, um desejo. Só um mesmo, não precisa ser nada fora do comum, pode ser tirar férias para aquele lugar que sempre sonhou, não importa o que, mas deve ter um norte para seguir. Neste processo é importante proteger o recurso de você mesmo. O ideal é fazer alguma aplicação que não seja possível acessar e resgatar com muita facilidade.
Proteja o dinheiro de você
Alguns bancos digitais oferecem contas que permite o recurso render na própria conta ou até mesmo mover o para um CDB de liquidez diária. Particularmente não gosto deste formato pois como o ditado fala: “A carne é fraca”, com um único clique e alguns minutos você tem o dinheiro disponível para gastar com aquela promoção imperdível de última hora. (Sempre haverá uma promoção imperdível).
Seria bom separar esse recurso das suas movimentações do dia a dia, por isso uma corretora ou um banco focado em investimentos que você não use com frequência é o ideal, no entanto, se acha que fazer isso é difícil, tem medo de corretora ou banco pequeno, ok. Sem problemas, feito é melhor que perfeito. Use o seu banco, coloque o recurso na caderneta de poupança, não importa. Trabalhe com as informações e recursos que tem disponível hoje.
Mantenha a coisa simples
Você nunca investiu, não sabe nada de renda variável, mas viu no jornal que a bolsa despencou e acha que agora é o momento de comprar ações. O Bitcoin tá subindo você não quer ficar de fora. Não caia nessa roubada, geralmente pessoas com pouco conhecimento de mercado e nenhum histórico de investimento não tem perfil para esse tipo de aplicação.
Mantenha as coisas simples, foque no que têm conhecimento e confiança, concentre-se nos aportes e não no rendimento. Conforme for adquirindo experiência e mais recursos poderá migrar para modalidades mais complexas, e lembre-se de sempre ter alinhado seus recursos com seus objetivos inicialmente definidos.
Dito isso, tá esperando o quê?
Imagem por Fabian Garduño – pixabay
Comentários
Postar um comentário