A realidade após três anos de FIRE

Com o último post, recebi algumas perguntas sobre como está minha vida neste momento e para matar a curiosidade de quem estiver interessado. Vou atualizar agora:

A minha realidade após três anos de FIRE

Investimentos

Após aproximadamente 3 anos, meu patrimônio cresceu uns 25% e a renda passiva mais de 50%.

Ano passado a média de reinvestimento ficou próxima de 30%, que é a meta que estipulei. A inflação tem sido uma preocupação pois meus gastos subiram por volta de 40%.

Nesse sentido é muito importante ter atenção aos investimentos corrigidos pela inflação, mas também na recuperação de ativos que não seguem o ciclo econômico inflacionário, que é o caso dos fundos imobiliários.

Falando em fundos imobiliários, existe uma constante tensão sobre a taxação e também as regras que estes ativos são submetidos. Enfim, esse é o risco Brasil, além disso ainda existe a constante impressão de que boa parte dos gestores de fundos estão trabalhando apenas em favor próprio.

Mesmo assim ainda vejo esse ativos como uma das melhores formas de investimento para uma carteira previdenciária.

Acredito que a médio prazo os preços dos ativos reflitam a nossa realidade inflacionária, como também tenham ganho de capital e mantenha meu poder de compra no longo prazo.

Vida pessoal

Quando larguei o emprego gostaria de fazer voluntariado e experimentar muitas outras formas de levar a vida. Coisas que nos grandes centros não é possível.

Com a pandemia precisei abortar esse projeto e agora, com a população vacinada é possível voltar a pensar nas possibilidades existentes.

Eu, as vezes sinto falta dos almoços com os colegas de trabalho, dos eventos que realizei e em alguns momentos me dá vontade de assumir, mesmo que de forma esporádica, algum projeto.

Só não me vejo mais sendo empregado com carteira assinada. Isso se Deus permitir, nunca mais!

Tempo livre

Isso é incrível e muitas vezes preciso ficar me lembrando de como é especial ter a liberdade que tenho hoje.

Essa semana estava vendo o jogo da Champions League  e tomando sorvete, em plena tarde de dia útil. Lembro que quando estava no mundo corporativo tinha muita vontade de fazer isso. Agora é uma realidade que preciso dar muito valor.

Uma desvantagem de ser FIRE é que você será uma pessoa fora da realidade das pessoas que conhece,  a maioria das coisas que pode fazer todos os dias, terá de esperar o final de semana para compartilhar essa felicidade com eles.

Neste caso, já somos solitários, total estranhos na caminhada FIRE e ao chegar nela permanecemos e até seremos ainda mais diferente dos outros.

Enfim, esses três anos foram muito bons, apesar da pandemia e das dificuldades que sempre aparecem em nossas vidas. Todo esforço vale a pena! Continue na jornada.

Imagem por – lehuudat – Pixabay

Comentários

  1. e ai cara, atualizei seu novo blog mas nao ta vindo seu feed. Da uma olhada aí nas configuracoes. Quando vai ter post novo ? abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por avisar, eu não tenho nenhuma intimidade com essa plataforma. Estou aprendendo.
      Por enquanto dei uma pausa nas postagens. Não é definitivo, voltarei em breve.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho