O maior erro de quem quer investir

Eu tenho uma dúzia de amigos com perfil para investir, já acumularam uma certa quantia em dinheiro, tem controle no seu orçamento e até pensaram em começar investir além da caderneta de poupança, porém todos eles têm uma coisa em comum…

NÃO FAZEM NADA

O maior erro das pessoas que querem iniciar no mundo dos investimentos e fazer seu dinheiro render um pouco mais é exatamente não fazer nada.

Pela falta de conhecimento sobre investimentos, sobre como abrir uma conta em uma corretora, falta de tempo, por dizer que ainda não tem dinheiro suficiente ou o medo de perder dinheiro. As pessoas simplesmente paralisam e não agem.

Esse é um dos maiores empecilhos para a construção de riqueza. Geralmente o indivíduo tem tanto medo de perder que acabam perdendo por deixar o dinheiro parado na poupança e as vezes até na própria conta bancária, sem nem corrigir a inflação.

Por que as pessoas não fazem nada?

Um dos maiores motivos que observo é o medo de decidir. Geralmente as pessoas querem uma receita de bolo… tipo uma fórmula pronta. Elas não querem decidir e conviver com o peso e responsabilidade de um possível erro.

Por isso, entregam essa decisão ao gerente do banco, que por sua vez vai oferecer péssimos serviços apenas para bater metas e receber bônus no final do mês.

As pessoas querem, caso dê alguma coisa errada, culpar alguém.

Entenda que o único responsável pelo seu dinheiro é você, e pode apostar, não fazer nada já é fazer alguma coisa. É preciso entender que quando não faz nada está perdendo a oportunidade de ganhar mais.

Um pequeno exemplo

Uma pessoa com capital de 10 mil na poupança perde no final do ano mais de R$ 190,00 ( na data de hoje 10/11/17) se tivesse com a aplicação em uma LCI, por exemplo.

Acha pouco, coloque isso ao prazo de 30 anos e terá incríveis R$ 33.210,00 de diferença entre um investimento e o outro. E olhe que estou falando de só 10 mil investidos.

Você vai falar… – Ahh, mas daqui a 30 anos nem sei se vou estar vivo. Ok, eu também não sei se estarei vivo também. Mas se estiver, quero estar com 33 mil a mais que você.

E repito, olhe que estamos falando de quantias pequenas. Se a simulação fosse feita com 100 mil a diferença seria de incríveis 332 mil.

Tudo isso para explicar que se você quer se tornar um investidor e alcançar a independência financeira, vai precisar sair do básico, e para isso precisa agir. Sabe qual é o melhor dia para fazer isso? HOJE!

UM PASSO DE CADA VEZ 

De o primeiro passo, nem que seja apenas pesquisando as péssimas opções de investimentos que seu banco oferece, mas faça alguma coisa.

No inicio não precisa se preocupar com ótimos resultados. O importante é criar o habito de investir, de se educar e estudar as melhores possibilidade de alocar seu dinheiro.

Não invente desculpas do tipo…não tenho tempo, pois eu não acredito nisso. Falta de tempo não existe, o que existe é falta de prioridade.

Você só dá prioridade para aquilo que acha importante e se entende que cuidar do seu dinheiro não é importante, então nunca terá dinheiro.

Pense nisso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho