Você sabe o que quer fazer da sua vida?

Uma fila enorme se forma, as pessoas se amontoam e esperam com satisfação, no sol, as vezes na chuva, sem reclamar. Depositam toda sua esperança em um bilhete de loteria, mais de 200 milhões.

Ao perguntar o que fariam com o dinheiro, a grande maioria nem tem dimensão de quanto isso representa.

Vendo essa cena, que se repete todos os anos, me veio a inspiração para esse artigo.

O QUE VOCÊ QUER DA VIDA?

A grande maioria das pessoas não sabem o que querem da vida. Não possuem objetivos bem definidos e não tem a real noção do que as fazem felizes de verdade.

Como não sabem, melhor então ganhar o máximo de dinheiro que seja possível conseguir. Não é verdade? Porém observe que o dinheiro só tem importância quando ele possui algum valor.

Certa vez fiz uma viagem de travessia. Foram 3 dias percorrendo quase 100 quilômetros dentro do cerrado brasileiro. Em certo momento da viagem gostaria muito de trocar meu dinheiro por uma cerveja, banho quente e uma cama confortável, porém, apesar de possuir dinheiro não consegui nada, pois naquele lugar, dinheiro não tinha o menor valor.

Objetivos

Quanto dinheiro custa a sua felicidade? A mesma pergunta me fiz para a travessia, porém com algo que naquele local valia mais que qualquer coisa. A pergunta foi – Quantos litros de água precisaria carregar comigo? Consegue compreender que o que  possuía valor não dependia de dinheiro?

E sabe o que é mais interessante? Se eu levasse mais água do que precisaria, teria mais bagagem comigo e isso iria me atrapalhar.

Poderia inclusive,  por carregar peso desnecessário, correr mais riscos. Eu poderia ficar pelo caminho, simplesmente por querer levar o máximo que poderia para não ficar sem.

Eu tinha um objetivo bem definido. Qualquer coisa que levasse a mais do que precisava era peso morto me atrapalhando.

TENHA OBJETIVOS CLAROS

O dinheiro só tem importância quando você tem bem definido o que quer. Portanto, antes mesmo daquelas pessoas irem para a casa lotérica com a esperança de ganhar 200 milhões na loteria, deveriam primeiro saber o que realmente querem da vida.

O mesmo princípio da água se aplica ao dinheiro. Quando não sabemos qual nosso maior objetivo tentamos possuir o máximo de dinheiro que podemos e por consequência carregamos mais peso do que precisamos.

Tentamos ganhar mais, deixamos nossos familiares de lado, nossos sonhos, nossa saúde, nossa qualidade de vida e por fim, justificamos que fazemos essas loucuras pelo nosso futuro. Já parou para se questionar que existe alguma coisa errada?

Sem saber qual seu objetivo, seu real desejo, não consegue saber quanto de dinheiro é necessário para conseguir alcançar seu sonho.

Por quanto tempo precisa trabalhar? Qual o seu número? Quanto precisa economiza? Os 200 milhões da Mega Sena da Virada são suficientes?

Para que serve o dinheiro?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho