A ARTE DE SOBREVIVER NO MERCADO FINANCEIRO

Uma das primeiras coisas que faço antes de investir no mercado ações ou fazer qualquer outro tipo de investimento é repetir a frase “ eu sou um idiota”.

Você é idiota ou o quê?  “- Idiota é quem faz idiotice “

Forrest Gump O contador de histórias

Geralmente o conhecimento é bom, no mercado financeiro me parece que conhecimento de mais pode atrapalhar. Já dizia Warren Buffet:

O que conta para a maioria das pessoas na hora de investir não é o quanto elas sabem, mas sim como realisticamente elas definem o que não sabem.”

A ARMADILHA DO CONHECIMENTO

É natural do ser humano, quando bem sucedido, acreditar que já possui todo conhecimento que precisa e é neste momento que fica cego e quebra a cara.

A pior coisa que pode acontecer a um investidor é ganhar dinheiro fazendo a coisa errada achando que estava certo. Na próxima vez, com o ego inflado irá dobrar a aposta e ai que descobrirá que não sabia de nada, pois a chance de ganhar duas vezes fazendo a coisa errada é muito menor.

Sócrates, um dos maiores filósofos da história dizia aos seus alunos… “Só sei que nada sei”

Manter-se humilde, tanto na vida como nos investimentos, é a melhor forma de se proteger de você mesmo e ganhar a longo prazo.

Quando alcançamos resultados acima da média, temos a impressão que possuímos uma habilidade fora do normal e perdemos a racionalidade, a ganância toma conta de mente e assume o comando das decisões. Essa é a hora que estamos a um passo de fazer uma besteira.

O escritor Dale Carnegie afirmava:

“ Poucas pessoas são logicas. Na maioria das vezes somos prevenidos e intransigentes, somos inutilizados por noções pré concebidas, pelo ciúme, pela suspeita, pelo receio, pela inveja e pelo orgulho”.

Tudo isso é um veneno para os investimentos. Conhecer nossos sentimentos e crenças é essencial para manter-se humilde diante de nossos resultados.

Eu sou um idiota, e por isso consigo obter resultados acima da média em meus investimentos, saber que nada sei é uma forma de me proteger contra eu mesmo.

Seja humilde e prospere.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho