07 ERROS QUE DEVEM SER EVITADOS QUANTO SE AINDA É JOVEM

A gente sempre vai ter algum arrependimento em nossas vidas, seja por coisas que fez e não deveria ter feito ou que deixou de fazer. Eu particularmente tenho algumas coisas que se tivesse feito já poderia ter chegado na minha independência financeira.

07 ERROS QUE DEVE EVITAR QUANDO AINDA É JOVEM

A juventude é a melhor fase da vida para começar a construir patrimônio, pois é nesta época que se pode aproveita dos juros compostos por um longo espaço de tempo. Porém, é exatamente nesta época que negligenciamos as questões financeiras.

01 – FAZER FACULDADE CEDO

Nós, quando jovens, somos pressionados por nossos pais ou pela sociedade para escolher uma profissão e entrar para a faculdade. Como é possível que se espere que um jovem que acabou de sair do ensino médio possa decidir o que vai fazer para o resto da vida como profissão. É um erro ter pressa de fazer uma faculdade, mesmo porque parece que casamos com nossa profissão para o resto da vida e não nos é permitido mudar.

Seria muito mais útil desenvolver habilidades como inteligência financeira e emocional, faculdade nenhuma ajuda a construir essas habilidades.

02 – COMPRAR CARRO

Um dos maiores sonhos de todo jovem é ter seu próprio carro. Esse é um dos erros mais comuns que cometemos quando alcançamos a maioridade. A vontade de ter liberdade para ir onde quiser além de toda simbologia de um automóvel faz deste erro um destruidor de renda.

Um carro tem custos que fogem do controle de um universitário, que com certeza, por estar iniciando no mercado de trabalho não ganha muito. Apesar de ser um bem, não é um investimento, o veiculo tira dinheiro do seu bolso e não é pouco.

03 – NÃO ESTUDAR SOBRE INVESTIMENTOS E INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

Pensar no longo prazo é uma das últimas coisas que um jovem costuma se preocupar, nesta idade costumamos dar atenção a carreira profissional, mas pouco nos esforçamos para conhecer sobre investimentos e como o dinheiro funciona. Aposentadoria é algo tão distante que nem sequer passa pela cabeça. Este é um GRANDE ERRO!

04 – NÃO FAZER INVESTIMENTOS

Começar a investir é muito mais do que guardar o que sobra. Eu sempre gastei menos do que ganhava mas não investia. Colocava meu dinheiro na caderneta de poupança e pior, depois de acumular determinado valor utilizava para satisfazer vontades de curto prazo, ou seja, não construía nenhum patrimônio. 

Fazer investimentos ainda jovem e utilizar o poder do tempo a seu favor é o que todos deveriam fazer mas poucos fazem.

05 – NÃO POSSUIR RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um dos princípios básicos para todo candidato a investidor é construir uma reserva de emergência. Infelizmente pouca gente se prepara para imprevistos e acabam pagando altos juros do crédito rotativo ou juros do cartão de crédito.

06 – NÃO TER METAS

Geralmente as metas financeiras estabelecidas são para comprar carro ou qualquer outro bem. Pouca gente coloca meta de logo prazo aos 20 anos de idade. É exatamente nessa idade que seria possível conseguir uma tremenda vantagem se aproveitando dos juros compostos.

07- NÃO CUIDAR DA SAÚDE

Quanto mais cedo adquirir hábitos saudáveis, melhor será nossa saúde no decorrer da vida. O grande problema é que quando jovens não queremos pensar nisso. Alguns vícios adquiridos nessa época irão nos seguir por muito tempo. E o pior, para largar será necessário grande esforço, como por exemplo acontece com o tabagismo, má alimentação e as bebidas em excesso.

Além dos custos do próprio consumo destes vícios, os malefícios para a saúde irá lhe fazer gastar fortunas com tratamentos e remédios. Quando jovens costumamos a negligenciamos estes riscos.

**colaboração de Nathalia do Carmo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho