DICA ESSENCIAL PARA ENRIQUECER

Hoje somos invadidos por uma oferta interminável de crédito. Ao observar nas ruas, até o mais simples camelô porta uma maquineta de cartão de créditos. Essa oferta traz facilidades mas também muitos problemas pois nos faz acreditar que podemos viver além dos nossos recursos.

VIVA COM SEUS RECURSOS

Viver com seus recursos está tão fora de moda que a maioria de nós nem sequer consegue entender esse conceito.

Mas vamos lá… viver com seus recursos significa comprar apenas o que seu recurso (dinheiro) puder e permitir, sem esquecer da prudência e equilíbrio financeiro.

A oferta fácil de crédito é uma realidade recente, durante muito tempo as pessoas só podiam fazer suas compras se possuíssem dinheiro, ou no máximo tinham a possibilidade de pagamento no próximo mês na base da confiança. ( Muito comum em pequenas comunidades rurais )

Somente nas últimas décadas o crédito invadiu nossas vidas nos dando o poder possibilidade de comprar quase tudo sem ainda possuir o dinheiro. Isso trouxe muitos benefícios para a sociedade, mas ao mesmo tempo também levou muita gente a desgraça nas finanças com dívidas impagáveis.

GRATIFICAÇÃO INSTANTÂNEA

O crédito não é algo ruim, na verdade ele veio como solução para muitos problemas, porém precisamos considerar que viver além de seus recursos sempre irá implicar em dois aspectos.

  • Saciar uma vontade e prazer imediato, ou seja, ter agora algo que precisava ou desejava sem a necessidade de possuir o recurso, além da possibilidade de aproveitar oportunidades de desconto (as vezes nem tão verdadeiras).
  • O aspecto negativo é que terá de pagar por essa pressa com a vida. Comprar a prazo sempre irá implicar no custo do dinheiro, ou seja, em juros. As férias, o carro ou os presentes de Natal custarão bem mais do que o valor real, fazendo com que trabalhe mais para paga-los.

QUEM HESITA ECONOMIZA

Viver com seus recursos significa esperar ter o dinheiro para comprar. Esta atitude lhe dá a vantagem, além de não pagar juros, do período de espera, ao qual você poderá descobrir que na verdade não precisava comprar nada. Tratava-se apenas de um impulso de consumo.

Além disso, segundo a escritora Vicki Robins, viver de acordo com seus recursos lhe permite desfrutar daquilo que já possui, isso ajuda a extrair um grau elevado de satisfação, o que podemos traduzir como Frugalidade.

Não podemos esquecer que essa atitude nos torna mais fortes para os períodos de crise e depressão econômica. Não tem nada que fragilize mais uma pessoa do que dívidas.

Permita-se viver com o que possui, não contraia dividas e sempre tenha uma reserva para emergências. Estas são dicas simples, porém poderosas para construção de riqueza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho