Quanto custa sua felicidade?

Algumas pesquisas mostram que depois de determinada renda, o acréscimo de dinheiro não aumenta o nível de felicidade, na verdade o que estas pesquisas mostram é até o contrário, as pessoas passam a ficar mais infelizes conforme suas rendas vão crescendo.

QUANTO CUSTA A SUA FELICIDADE?

Um tempo atrás escrevi um artigo que falava sobre a curva da satisfação, nela é possível observar o efeito psicológico do aumento do consumo em nossas vidas.

Todos esses apontamentos me levou a fazer o questionamento do título deste artigo… você já parou para perguntar a si mesmo quanto dinheiro seria necessário para que viva feliz?

Certamente você já teve fases da sua vida em que recebia menos do que ganha hoje. Com o crescimento de sua renda, no decorrer dos anos, conseguiu sentir incremento significativo de sua felicidade. Porém, é bem possível que em algum momento isso possa ter deixado de ocorrer. Neste caso, o que aconteceu? Sentia mais satisfação com a vida nos tempos de dureza quando ainda fazia estágio? 

Obviamente, quem recebe salário-mínimo e passa a receber dois, com certeza terá um incremento significativo em sua satisfação, mas até que ponto ganhar mais significará mais felicidade?

Felicidade

TEORIA DA DISCREPÂNCIA

Até coisas boas podem trazer sentimentos ruins. Esse é o problema de se comparar com os outros. Estudos mostram que se um funcionário tiver o salário dobrado poderá ficar infeliz se souber que um colega recebeu um aumento maior que o dele.

Desta forma, dobrar de renda não é tão importante quanto receber menos que o coleguinha que está na mesas do seu lado fazendo a mesma coisa. Comparar-se com os outros é um dos processos mais destrutivos na busca para uma vida feliz.

Nada é bom ou mau se não for por comparação – Thomas Fuller

Outra possível causa para explicar que maior renda não significa mais felicidade,  diz respeito  a queda na qualidade das relações pessoais causadas pelo dinheiro.  Brigas, inveja e interesse passam a danificar as relações humanas.

Assim como a escassez causa infelicidade, o excesso pode prejudicar ainda mais as relações humanas.

Neste sentido, qual é o teu número? Quanto precisa para ser feliz?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho