MOVIMENTO FIRE - OS BARISTAS

No filme Forrest Gump: O Contador de Histórias, o personagem principal interpretado brilhantemente por Tom Hanks, depois de se aposentar, volta para sua cidade de origem e passa a trabalhar cortando grama, simplesmente porque gostava do trabalho. Ele não precisava mais trabalhar, mas gostava e fazia simplesmente porque achava legal.

Nós todos temos vontade de fazer algum trabalho que seja neste formato, ou seja, que nos agrade, não seja estressante, que nos desafie mas que possa ser realizado como se fosse algum tipo de hobby.

O problema é que geralmente trabalhos tranquilos e divertidos não costumam remunerar muito bem.

Por esse motivo procuramos profissões que possam satisfazer nosso estilo de vida através de boa remuneração, maior chance de crescimento na carreira e reconhecimento social.

Mas se fosse possível, facilmente trocaríamos por algo mais agradáveis como cuidar de jardins e cortar grama.

O Movimento Fire, prega a total independência financeira, já os denominados “baristas” seriam mais ou menos um degrau a baixo dos FIRES. 

O nome Barista vem do fato de ser comum, fora do Brasil, baristas ( profissional especialista em café) como do Starbucks, trabalharem como freelancer, não como profissão final mas para ganhar algum dinheiro extra.

O movimento Barista Fire preenche uma lacuna entre a independência financeira e a vida que você deseja levar, porém não quer esperar possuir todo o dinheiro necessário para ser independente, financeiramente falando.

MOVIMENTO FIRE – OS BARISTAS

Quando você já possui alguma renda passiva e observa que para ser totalmente auto suficiente é necessário pouco dinheiro. Passa a ser uma opção continuar com uma rotina estressante para acumular mais dinheiro ou fazer qualquer coisa que possa cobrir essa diferença.

Por exemplo, imagine que para manter seu patrão de vida atual seja necessário $2,5 mil por mês. Se você já tiver investimentos que gerem renda de pelo menos $ 2 mil. Seriam necessários apenas complementar o valor com mais  $500 ou o equivalente a 6 mil por ano.

Ou seja, quando chega neste estágio pode arranjar qualquer emprego que possa lhe remunerar nesta quantia e viver uma vida mais saudável e feliz, fazendo o que gosta.

Seja como freela, passeando com cachorros, fazendo jardinagem ou corte e costura. Não importa, como o valor é pequeno qualquer coisa serve.

movimento fire

COMO SE TORNAR UM BARISTA FIRE

Para entender melhor, lembre que quando descobre o seu numero da intendência financeira sabe que de acordo com a regra dos 4% pode descobrir, por exemplo, qual o valor necessário para gerar 10 mil de renda adicional ao ano. Neste caso, para gerar 10 mil anuais de renda são necessários exatos $250 em investimentos.

Para muita gente, levantar esse valor pode levar ainda muito tempo a custo de uma vida que não aprecia. Principalmente se você já tiver uma idade um pouco mais elevada e não quer esperar. Nestes casos pode ser uma ótima alternativa se tornar um Barista FIRE.

Veja que de acordo com este exemplo, se conseguir um trabalho simples, que pague apenas $833,00 (menos que um salário mínimo), poderá se tornar um Barista FIRE.

Com certeza poderá encontrar algo agradável para fazer quando o dinheiro não é a parte mais importante do negócio.

Pode até, trabalhar por alguns meses e quando conseguir bater o número necessário pode  parar aproveitar seu tempo com o que quiser.

O QUE VOCÊ GOSTARIA DE FAZER?

Existem tantas alternativas hoje em dia que é possível desempenhar mais atividades do que se imagina. Pode fazer entregas de bicicleta e já fazer exercícios ao mesmo tempo. Pode ser Dogwalker e conseguir boa renda trabalhando e cuidando de pets.

Existem pesquisas que mostram que nos Estados Unidos, economia bem mais madura que a nossa, os trabalhos freelancer serão responsáveis por mais de 40% da força de trabalho naquele pais.

Enfim, opções não faltam e com certeza, o Barista FIRE é mais uma alternativa de viver de forma mais feliz e de acordo com seus propósitos bem antes do que você imaginava.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho