OS 4 MAIS IMPORTANTES NÚMEROS QUE PRECISA SABER

Durante um bom período da minha vida não tive nenhuma gestão financeira. Afinal de contas do que adiantava fazer qualquer gerencialmente se meu salário só dava para pagar as contas, eu nem sequer pensava em fazer investimentos.

Esse é um erro muito comum que  cometi no passado e que escuto da maioria das pessoas. Elas me dizem, quando eu tiver dinheiro e as condições forem melhores poderei começar a fazer investimentos.

Como diziam os mais antigos isso se equivale a colocar o carro na frente dos bois.

OS 4 MAIS IMPORTANTES NÚMEROS QUE PRECISA SABER SOBRE FINANÇAS

Existem alguns números que são essenciais para qualquer pessoa fazer um planejamento financeiro e ter controle sobre as suas finanças. Estes números podem lhe proporcionar uma base sólida, seja para fugir das dívidas ou atingir suas metas financeiras de investimentos.

01 – SAIBA EXATAMENTE QUAL A SUA RENDA

Parece brincadeira, mas são poucas as pessoas que sabem exatamente quanto recebem por mês. Quero dizer a renda liquida, já descontado impostos, taxas e contribuições…. aquela grana que entra no seu bolso de verdade.

Sem saber exatamente qual sua renda liquida é muito difícil de fazer previsão de um orçamento saudável e montar estratégias para pagar contas, economizar  e fazer seus investimentos.

02 – QUANTO CONTRIBUI PARA SUA APOSENTADORIA

O Sapien Livre é um defensor do Movimento FIRE, neste sentido buscamos a independência financeira e aposentadoria precoce. Para isso é necessário saber exatamente qual a contribuição necessária para atingir seus objetivos, sempre de acordo com sua capacidade de aporte mensal em seu perfil de investidor.

Existem diversas calculadoras de aposentadoria na internet que podem contribuir para seu planejamento. Além disso, recomendo que entenda a regra dos 4% ou também chamada taxa segura de retirada. Ela é essencial para saber qual o montante necessário que precisa acumular para independência financeira.

dicas finanças pessoais

03 – SUAS DIVIDAS E TAXAS DE JUROS

Tem muita gente que está tão enrolada com dívidas que nem sabe qual o valor. E pior ainda, não tem ideia de quanto paga de juros todo mês.

Existem algumas dívidas como o empréstimo consignado que geralmente tem taxas de juros menores, porém ele tem uma característica terrível… você não tem a opção de não pagar, como o valor é descontado diretamente do salário da pessoa não é possível fazer o gerenciamento da dívida.

Neste sentido se você possui uma outra dívida com juros maiores mas só tem dinheiro para pagar uma delas, o fato de o empréstimo ser consignado não lhe permite usar o dinheiro para pagar a outra dívida com juros maiores, ou então utilizar o dinheiro com o que julgar mais importante como comprar comida.

De qualquer forma, recomendo que não tenha dívidas nenhuma. Não existe nada que mais fragilize as pessoas do que dívidas.

04 – RESERVA DE EMERGÊNCIA

Se você perder toda a sua renda hoje por quanto tempo consegue manter suas contas sem se desfazer de seus bens? A reserva de emergência serve exatamente para ajudar com despesas inesperadas ou uma possível perda de renda. É como um seguro financeiro que poderá mantê-lo em caso de emergências.

O tema é tão importante que escrevi um artigo somente para ele:

RESERVA DE EMERGENCIA

 

Créditos de imagens – Munkee Panic e  rawpixel.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho