Qual sacrifício você está fazendo para alcançar a Independência Financeira?

Essa pergunta me deixa um pouco confuso. Da mesma forma que acho que não estou fazendo sacrifícios, também acho que preciso dizer muitos nãos para coisas que gostaria de dizer sim.

No entanto, gosto muito de uma frase que a Yuka, do blog Viver Sem Pressa, me falou um dia desses: “não é sacrifício, são escolhas.”

Eu escolhi, a sete anos atrás, que não gostaria mais de trabalhar apenas por dinheiro. Resolvi repensar minha vida e o que chamo de romper com o modelo, por isso algumas ações comuns à maioria das pessoas não fazem o menor sentido ou falta para mim.

Ser FIRE torna a vida mais difícil?

Quando eu converso com alguns amigos, tenho a impressão de que eles acham que eu sou um pão duro miserável que vive de pão e água. Existe um mito de que devemos escolher entre viver ou guardar dinheiro.

As pessoas ainda não compreenderam que não é o dinheiro e sim as escolhas que limitam nossas vidas.

Quando valores estão alinhados com as ações não sofremos nem com o sacrifício e nem nos deslumbramos com coisas efêmeras.

A parte ruim, neste sentido, de ser um FIRE é o isolamento, você se torna quase que um extra terreste. Na verdade ou acham que você é um milionário ou então não passa apenas de um sonhador sem noção. De qualquer forma, isso nos leva a uma certa solidão. Assim como são poucos os que chegam ao cume de uma montanha, também são poucos os que embarcam na jornada FIRE para valer.

Talvez isso explique a grande quantidade de FIREs que são blogueiros. Essa necessidade de compartilhar, de se comunicar e ajudar outras pessoas a buscar a independência Financeira pode ser uma tentativa de fugir da solidão.

Eu conheço algumas pessoas que gostariam de melhorar a vida financeira, porém estão muito focadas no “como”, quando na verdade o mais importante é o “porquê”.

Se não possui um bom motivo para fazer mudanças irá desistir. Assim como alguém que escapou da morte por problemas de saúde sempre encontra tempo para se cuidar e continuar vivo, alguém que deseja mudar as finanças precisa de um grande motivo para tal, desta forma qualquer renúncia ou privação deixa de ser sacrifício e vira apenas uma escolha.

A jornada FIRE não é fácil, precisamos de muito foco, disciplina, estudo, comprometimento, planejamento e ainda uma capacidade de lidar com opinião contrária que poucos possuem. No entanto, nada disso é sacrifício para um verdadeiro FIRE.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho