Vai que eu precise...

Sabe aquele objeto que você guarda só se por caso precisar um dia? Acho que todo mundo tem esses objetos dentro de casa. A gente vai guardando e guardando até que chega o momento que se encontra em volta de uma montanha de tranqueira inútil. Outro dia resolvi fazer uma limpa no meu quarto, eliminei um monte de coisas, mas ainda assim não desapeguei de outras com o pensamento de…. “vai que precise no futuro”.

A verdade é que até hoje não precisei e é bem possível que não venha precisar. Assim ainda me vejo cheio de coisas que não uso, mas guardo com a desculpa de que poderei usar em um futuro hipotético que nunca chega.

Com este pensamento resolvi fazer uma nova rodada de organização das minhas coisas, quero ver quantas destas coisas irei eliminar com a consciência de buscar exatamente esses pertences que estão guardados com a desculpa de serem usadas no futuro.

Tenho certeza que esses pertences ocupam espaço, precisam de manutenção, deixam o ambiente carregado e ainda não contribuem em nada com minha vida. Enfim, este é um exercício que me comprometi a fazer essa semana.

“Permita-se viver o desapego dos excessos dos bens materiais antes que a perda da vida lhe dê esta lição.” – Edson de Jesus

Penso que o desapego material é o início para ao desapego do ego, dos maus hábitos, das supostas amizades que o mundo moderno chama de network. Todas essas coisas que a gente pensa que será útil no futuro e só nos faz mal no presente.

E você, guarda muitas coisas com a desculpa de que pode precisar no futuro?

Imagem por Levelord – Pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho