O Movimento FIRE não é um Movimento

A primeira vez que ouvi falar do Movimento FIRE foi pelo blog internacional Mister Money Mustache, esse encontro aconteceu por acaso, pela coincidência de pessoas com interesses em comum costumam ser apresentadas, umas para as outras, pela convergência de ideias.

A partir deste dia comecei a buscar mais informações com essa referência, tanto lá fora quanto aqui no Brasil. Para minha surpresa não estava sozinho, já existiam muitas outras pessoas nessa caminhada FIRE.

O Movimento FIRE não é um Movimento

Observe que um movimento social se caracteriza pela organização civil, formado por ações coletivas onde os indivíduos têm como objetivo alcançar alguma mudança social ou angariar interesses em comum.

Nós, do Movimento FIRE, estamos mais para lobos solitários do que para um movimento. Temos conhecimento de muitos colegas que escrevem e compartilham experiência e conhecimento sobre Independência financeira e aposentadoria antecipada, porém estamos mais ligados à uma filosofia de vida do que a um movimento, seria algo como o minimalismo (apesar de ter virado modinha) é uma forma de viver, se relacionar com as pessoas e com o mundo.

Gostaria muito que fossemos um movimento onde poderíamos fazer reuniões, compartilhar conhecimento, pressionar instituições financeiras e governo por melhores condições aos investidores pessoa física. Fazer nossas ideias e hábitos chegarem a mais pessoas com planejamento e de forma organizada, enfim, fortalecer e melhorar nossas condições de proporcionar a possibilidade de Independência financeira para todos aqueles que desejassem.

Não faço ideia se isso seria possível aqui no Brasil. Sei que lá fora, alguns eventos e reuniões acontecem por iniciativa dos grandes blogs como o MMM e Millennial Revolution. Lembro que o Aposenteaos40 sugeriu, algum um tempo atrás, um encontro entre a blogsfera brasileira, sem sucesso.

De repente somos mais fechados para lidar com informações tão pessoais como dinheiro, sem contar o medo pela falta de segurança que existe em nossa sociedade.

Eu  continuo aberto às pessoas, que partilham das mesmas ideias e filosofia de vida, para compartilhar conhecimento e até mesmo fazer amizade. Nós, que somos FIRE, sabemos como é difícil encontrar pessoas que vivem de acordo com nossos valores. Penso que uma aproximação é sempre uma forma de fortalecer nossas ideias e renovar nossos propósitos de vida.

Imagem por PublicDomainPictures – Pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho