A importância de dizer adeus

O que acontece no dia trinta e um de dezembro para o dia primeiro do próximo ano? A resposta é nada, nada muda, tudo permanece igual, um mês para o outro, um ano para o outro. Absolutamente nada muda, mas porque então damos tanta importância para essas datas?

O final de ciclos e o recomeço

O final de ciclos trás consigo um grande simbolismo de recomeço, de uma teórica possibilidade de fazer novamente, de fazer diferente e ao mesmo tempo, renova as energias. Tudo isso está apenas dentro de nossas cabeças, inserido por nossa cultura e o ambiente que vivemos.

Veja como é importante esse respiro, até mesmo máquinas precisam de trabalhar em ciclos, a natureza trabalha em ciclos, e não diferente, nós também usamos esse recurso em nossas vidas. O grande problema é que agimos igual, e nada fazemos de diferente para que aconteça alguma mudança ao final destes novos ciclos.

Neste sentido fica fácil de ver como aquelas famosas promessas e resoluções de final de ano que todo mundo faz, deixa de fazer sentido poucas semanas depois. A gente quer a mudança, o desejo é genuíno, mas pagar o preço é dolorido e trabalhoso pois requer empenho e disciplina a longo prazo.

O medo de dizer adeus

Dizer adeus a uma pessoa que amava, a um relacionamento é uma das maiores angústias que um ser humano pode passar, quem já teve términos, seja ele de forma traumática ou não, dizer adeus traz uma grande carga emocional. E mesmo querendo, a pessoa fica ruminando o acontecimento.

Isso também vale para quem deseja mudar de profissão, que odeia o trabalho mas não consegue largar. A coisa está ruim, mas ela procrastina e vai arrastando a situação dia após dia, meses e anos.

Dizer adeus neste caso é libertador, tanto recomeços como términos precisam de eventos que marcam aquele momento. Por isso que os velórios são importantes, a gente vive o luto, mas depois daquilo precisamos saber que nunca mais será igual, e bola pra frente.

Diante disso, muita gente não consegue se recuperar, algumas ficam estagnadas e infelizes para o resto da vida. Ajuda profissional é muito importante para esses casos, fazer coisas diferentes, seja qual for, mas quando for necessário, seja em relacionamentos, empregos e investimentos ruins, assumir as perdas e dizer adeus é a melhor forma de iniciar um novo ciclo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho