Nunca seremos livres

Acho que uma das maiores utopias da humanidade é acreditar que podemos ser livres e isso é muito contraditório pois esse blog só existe por uma vontade angustiante de liberdade.

A Matrix da Matrix

As ideias Liberais deixam de ser liberais quando são alcançadas. Aqueles que gostariam de sair da casa dos pais para não cumprir regras, quando o fazem, se apequenam, criam suas próprias regras de aprisionamento. O topo da montanha deixa de ser topo e se torna plano… uma angustiante e broxante planície.

Claro, tratamos aqui de liberdade financeira, independência financeira e mesmo esses termos comuns recebem inúmeras definições diferentes e sempre estaremos presos a alguma ideia pré-definida.

Primeiro ansiamos pela possibilidade de não precisar vender nosso próprio tempo, a fuga da Matrix, da corrida dos ratos de qualquer forma que seja possível. Depois da conquista, de todo esforço, logo uma outra necessidade aparece… é a Matrix dentro da Matrix, saímos de uma caverna para entrar em outra.

Nossas escolhas, apesar de acreditarmos que são nossas já estão preestabelecidas pela nossa cultura, pelo ambiente que vivemos, pela religião, pela sociedade de um modo geral. Nada o que escolhemos é puramente livre, tudo está enviesado em nosso subconsciente, já estamos determinadas à escolhas e decisões.

Mesmo aquelas que contrariam o senso comum, de alguma forma, são impactadas pelo ambiente que estamos inseridos, resumindo, não existe escolha, mesmo achando que estamos escolhendo.

Os rótulos e a autoafirmação

Nós temos a mania de nos colocarmos em prisões, principalmente quando nos definimos de alguma forma. A exemplo disso, quando me coloco como minimalista e existem algumas atitudes e posturas que são esperadas por minimalistas, eu me coloco nessa caixa dos minimalistas.

Neste sentido eu passo a me policiar de coisas que gostaria de fazer ou que até julgo adequado fazer, mas não realizo pelo fato de ter me colocado na caixa dos minimalistas. Assim como também se me considero FIRE, me coloco nas características e modelos que definem alguém como FIRE.

Compreende que tudo isso é prisão? Tudo isso é Matrix, não existe nada, mesmo sendo totalmente racional ou colocado de forma fria, que também não esteja pré-estabelecido em nosso subconsciente pelo ambiente que estamos inseridos.

Somente os sentimentos mais primitivos são livres, somente a emoção mais selvagem ignora os “valores” e o contrato social. Desta forma viver a vida em sociedade de forma livre não existe, é impossível e utópica.

Nossas vidas não são apenas nossas, e mesmo se tornando um ermitão não estaremos livres de uma busca por uma vida feliz, somos seres sociáveis e a dor é um estimulante que aumenta a vontade de viver.

Evitar a dor também é prisão, nunca seremos livres.

Imagem por -Nasalune-FcK -Pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho