A casa está caindo

Longe de querer ser sensacionalista com o titulo do post, no próximo ano completo três anos como 100% FIRE raiz, não tenho nenhuma fonte de renda ativa, a não ser algumas operações de flipagem/arbitragem com FIIs e também venda coberta de opções. Rendimentos extras que só existiram por uma gestão ativa dos meus investimentos, o que pode ser considerado trabalho.

A casa está caindo

No exato momento em que escrevo (26/11/21) temos um cenário tenebroso pela frente, o que poderíamos chamar de tempestade perfeita. Uma pandemia que já dura dois anos, notícias de uma quarta onda na Europa e nova variante do vírus vindo da África do Sul. Um desarranjo global de abastecimento aliado à chuva de dinheiro emitidos por todos os bancos centrais mundo afora estão gerando inflação fora do comum em praticamente todo o planeta.

Por aqui, nosso velho mundo novo com inflação de dois dígitos, curva de juros futuros passando 12%, desemprego recorde, governo estourando o teto de gastos e, não satisfeito dando calote nos precatórios, população sofrendo para comprar comida, gás de cozinha e serviços básicos, além de perspectivas de aumento de impostos. Toda essa instabilidade política nunca deixou de ser notícia  aqui no Brasil, mas eleições um ano antes dos pleitos é novidade e parece que é o que vamos viver até o final de outubro do próximo ano.

Com todo esse cenário de horrores, como lidar com essa instabilidade? Como fazer para a inflação não corroer todos o rendimentos futuros dos investimentos e o mais importante, como dormir tranquilo e em paz e não enlouquecer?

Estou longe de entender de macro economia, como também sei que não possuo nenhum controle sobre esses itens comentados acima. A ideia é manter o plano com as devidas correções no portfólio (aproveitar oportunidades) e seguir firme. No pior dos casos é voltar para o mercado ou criar alguma fonte de renda ativa.

No mais, é um ótimo momento para reforçar nossa filosofia de vida, estoicismo na veia em dose cavalar.

Qualidade de seus pensamentos

Não é sobre o que acontece, mas como interpretamos e reagimos aos que acontece. Como falou Marco Aurélio, a felicidade de sua vida depende da qualidade de seus pensamentos. Na grande maioria das vezes sofremos por algo que nunca vai acontecer, se nos mantermos seremos quanto a imprevisibilidade do futuro e também interpretar os maus momentos de forma positiva, seremos bem mais fortes.

Minimalismo

Muito pouco é necessário para uma vida feliz, neste caso minimalismo é uma resposta quando deixamos de perceber que temos e utilizamos coisas em excesso. Nas palavras de Sêneca…”Até que tenhamos começado a viver sem elas, não conseguimos perceber o quão desnecessárias são. Nós vínhamos usando-as não porque precisávamos delas, mas porque as tínhamos. Esse conceito também é facilmente aplicado para a companhia e influência de pessoas.

Coragem amigos

“Às vezes até viver é um ato de coragem”, essa frase de Sêneca que muito se assemelha ao pensamento budista é um chamado para viver a realidade, o presente, independente de ele ser bom ou não. Como dizia Epicteto…” Doente e ainda assim feliz, em perigo e ainda assim feliz, morrendo e ainda assim feliz, no exílio e ainda assim feliz, na desgraça e feliz”. Resumindo… SÓ VAI!

É impressionante como esses caras de barba e cabelos brancos de milhares de anos atrás conseguem ser tão atuais.

Nada de chutar o pau da barraca, é tempo de fortalecer nossos valores e aproveitar o momento para muito aprendizado, e se possível, aproveitar oportunidades para sair melhor e bem mais preparados para os próximos capítulos dessa novela chamada vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho