Qual o momento certo de fazer Pós Graduação?




Por Francisco Albuquerque:
Parece óbvio, mas eu tenho que falar isso…
Não caia na armadilha de consumo na hora de decidir por fazer um curso de Pós Graduação!!!
E porque estou dizendo “armadilha de consumo”???
Existem muitas faculdades aproveitando os “gaps” da Geração Y, principalmente no que diz respeito à ansiedade de ascender rapidamente em sua carreira para vender cursos e encher as salas de aulas!
http://www.anossageracaoy.com.br/wp-content/uploads/2011/08/pos_grad-150x150.jpg
Uma das especialidades do Marketing é estudar o comportamento do consumidor e encontrar oportunidades para vender produtos ou serviços. Infelizmente algumas instituições utilizam esse tipo de ferramenta para favorecer a necessidade dos negócios do que propriamente do consumidor.
Tá certo, você quer crescer rápido? Mas pense um pouquinho, você não é o único no mercado que está se preparando para uma carreira!!!
Quando eu falo sobre Estratégias de Carreira em minhas palestras, busco conscientizar os participantes (geralmente jovens), que não é preciso ter tanta pressa para conquistar seus objetivos.
Mas eu nem sei quais os meus objetivos… Ahh, então este é um outro problema! E sabe a solução? Dê tempo a você mesmo! Não se sinta tão pressionado pela sociedade e pelos vendedores!!! Preocupe-se com o seu autoconhecimento, e se não conseguir, busque ajuda como a de um profissional de Coaching por exemplo.
http://www.anossageracaoy.com.br/wp-content/uploads/2011/08/coaching-150x150.jpg
Um dos princípios do planejamento é saber aonde você está hoje, que é o seu ponto “A”, e planejar o “como” (Estratégia) e o que fazer (Objetivos / Projetos / Iniciativas) para chegar ao ponto “B”, e o problema da Geração Y é que muitas vezes eles querem transformar algo que demanda um plano de 5 anos em 1 ano, e é ai que mora o perigo, pois não existirá empresa alguma que suportará este perfil!!! Pelo menos não hoje!!!
Estes dias li uma reportagem que dizia que o MEC está preocupado com a falta de professores nas Universidades, e isso tem relação direta com a demanda de alunos na busca de Cursos, principalmente de Graduação. Para resolver este apagão de professores, o MEC deverá criar uma lei que permitirá a abertura de um número maior de vagas para professores especialistas (sem tanta experiência e títulos de Stricto Sensu, que são os cursos de Mestrado e Doutorado).
Soluciona o problema? Em partes sim, mas ao mesmo tempo é preocupante, pois isso pode permitir uma queda de qualidade na Educação, já que estes profissionais também são de certa forma inexperientes.
Mas minha crítica não é para os profissionais, mas sim ao “produto” que estão nos empurrando goela abaixo e que infelizmente tem muita gente caindo!
Conheço alguns jovens extremamente talentosos, com uma vontade enorme de fazer, fazer, fazer e fazer, mas não conseguem obter um alinhamento de seus planos com suas atividades profissionais e objetivos de carreira. E é claro que não existe um modelo ideal, mas existe uma transformação no mundo que talvez vocês ainda não conseguem visualizar.
A sigla “MBA” se tornou um atrativo de vendas, e eu já vi Master in Business Administration de Odontologia (Mestre em Administração de Negócios).
http://www.anossageracaoy.com.br/wp-content/uploads/2011/08/engano3vy-150x150.jpg
Só peço que vocês percebam a si mesmo antes de tomar a decisão de se dedicar a estudar e a investir o seu tempo e dinheiro em algo que não te proporcionará tanto resultado quanto você espera. O pior é que não conseguimos mensurar isso, fica mais o nosso “feeling” do que propriamente uma certeza!
O mercado ainda tem muitos preconceitos e não serão os vendedores de cursos que quebraram estes paradigmas, seremos nós, que mostraremos que podemos fazer muito com pouco!
Aqui vai mais uma dica, e essa vai para as empresas!!!
Recrutadores, inovem em seus processos seletivos! Valorizem o lado humano do profissional, olhe para o que ele fez e pelo que ele pode fazer! Não dê valor só para os títulos, sabemos que eles são importantes, mas eu conheço os extremos.
Conheço o profissional medíocre da Universidade de ponta e o inverso disso também…
Tem muito profissional por ai querendo uma oportunidade para fazer muito e você não está sabendo recrutá-lo!
Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho