Nada é seu, nada te pertence

O título deste artigo é uma citação de Epicteto, um dos grandes nomes do estoicismo. Em momentos de crise e incertezas é adequado nos apoiarmos no pensamento dos antigos. Qualquer ideia que resistiu aos séculos devem ser consideradas.

A gente costuma acreditar que tem total controle das coisas, das situações. Pensamos que nossas posses são um direito irrestrito e mal passa pela cabeça que, de uma hora para outra, pode ser perdido. Em outras palavras:

Jamais, a respeito de coisa alguma, digas: Eu a perdi”, mas sim eu a restitui”… Do mesmo modo dos que se instalam em uma hospedaria.  – Epicteto

Acredito que é desta forma que devemos encarar as coisas, nada é seu. Nem a família e amigos, nem nosso corpo. Tudo isso será devolvido de onde veio. Como não é seu, não pode ser perdido, é apenas um direito de usufruto. Nem o futuro e o destino de sua vida e da nação está sobre controle algum.

No entanto, é melhor se afastar dos alarmistas, dos derrotistas, dos profetas do apocalipse. Sentimentos são contagiosos e assim como a raiva, a tristeza e o pânico não nos permite pensar e agir de forma adequada. Quando você tem uma perda e isso gera uma dor, uma outra dor é instalada. É a dor da dor, pessoas passam por perdas e isso gera uma nova dor, afinal de contas, você se sente especial e essa perda causa tristeza e humilhação.

A gente deve se solidarizar com os outros, devemos confortar, apoiar e ter empatia mas é preciso tomar muito cuidado para não se contagiar, pois tão rápido quanto a transmissão de qualquer vírus é o contágio de um mal sentimento.

É preciso romper com essa corrente de sentimentos ruins, não para ser insensíveis para com os outros, mas para simplesmente ter uma visão sensata e clara em um momento de pânico e total incerteza.

Disclaimer – Eu não sou um analista/assessor de investimentos e nem pretendo ser, entenda que você é responsável por seus investimentos e decisões. Sou apenas um apaixonado por finanças  pessoais e minhas opiniões e escolhas são particulares a minha filosofia e valores. Em outras palavras, se fizer cagada com seu dinheiro não me culpe.

Imagem por Thedigitalarts –  Pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho