Os mãos fracas

São aproximadamente mais 400 mil novos CPFs em março na bolsa, isso no pior mês da história do mercado de nossa história recente. Com certeza é um dado a ser comemorado, no entanto, me preocupa o perfil destes novos entrantes.

Tenho, cada vez mais, recebido questionamentos de amigos e pessoas que desejam entrar no mercado de ações para aproveitar a queda recente. Claro que sempre acho positivo quando alguém busca formas de remunerar seu dinheiro, mas o problema é que essas pessoas, na maioria das vezes, entram com viés puramente especulativo e sem o menor conhecimento e experiência de mercado.

Geralmente as perguntas que recebo são do tipo… o que você me recomenda para investir, qual ação devo comprar? A resposta é sempre não sei!

Qual seu conhecimento de mercado? Qual o objetivo? qual seu perfil de investidor? Qual sua experiência com renda variável? Quais investimentos que já possui? Tem reserva de emergência? Sabe o que é uma corretora?

Ou seja, pessoas totalmente cruas entrando no mercado em um ambiente totalmente conturbado e incerto.

Os Mãos Fracas

Tivemos recentemente quedas mais expressivas que a muito tempo não tínhamos visto, quando quedas como essas ocorrem, o mercado sangra, as pessoas saem correndo. Muitos novatos, chamados sardinhas, desacostumados a perder dinheiro entram em desespero. Se a queda for algo que foge da memória recente, será uma baixa histórica e trará uma limpeza tirando os mãos fracas do rolê. O mão fraca é alguém obviamente sem conhecimento e experiência, porém ele não sabe disso.

Desta forma é tomado por uma falsa sensação de segurança, principalmente por estar iludido pelo acaso de um mercado de alta já alguns anos.

O mercado de renda variável e volátil não tolera que seus agentes fiquem por muito tempo sem uma limpeza,é aí que os mãos fracas são expulsos.

Experiência e o conhecimento

Para aqueles que entraram ou desejam entrar no mercado de ações e renda variável de um modo geral, lembrem-se que bolsa trata-se de investimento para longo prazo. O fato de ter caído muito não significa que está barato, o contrário também é válido. Desta forma se sua ideia é ganhar dinheiro a curto prazo tentando adivinhar o que está barato ou caro, é bem provável que você seja um mão fraca e será extinto tão rápido quanto decidiu entrar na bolsa.

Seja corajoso, mas saiba minimamente o que está fazendo e principalmente entenda que o tempo é um dos principais ingredientes para o investidor de sucesso. Assim como não é possível gerar uma criança engravidando nove mulheres em um mês, precisamos esperar nove meses para ter um bebe, não dá para acelerar o processo. Desta forma não é possível virar um investidor bem sucedido sem passar pelo processo de aprendizado que só o tempo proporciona. Compreende?

Disclaimer – Eu não sou um analista/assessor de investimentos e nem pretendo ser, entenda que você é responsável por seus investimentos e decisões. Sou apenas um apaixonado por finanças  pessoais e minhas opiniões e escolhas são particulares a minha filosofia e valores. Em outras palavras, se fizer cagada com seu dinheiro não me culpe.

Imagem por Igorovsyannykov –  Pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho