Valores, o DNA invisível

Em momentos como o que estamos vivendo atualmente é comum questionar os valores das pessoas e, muitas vezes, negligenciar os nossos. Mas afinal de contas, o que são valores e porque isso é importante para nossa vida?

Valores, o DNA invisível

De uma forma mais simplista, os valores são os princípios e qualidades que entendemos importantes para nós. Eles estão diretamente ligados ao nosso sentimento de bem estar. Na medida em que não são atendidos nos sentimos deslocados. Para cada tomada de decisão involuntariamente consultamos nossos valores, assim decidimos o que é certo ou errado.

A exemplo disso, uma pessoa que procura proteger a família e amigos está fazendo isso com base em seus valores. No mesmo sentido, a forma como usa seu dinheiro está totalmente ligado aos valores. Como gastamos nosso tempo livre e a nossa disponibilidade de recursos está diretamente relacionada aos valores.

Faça o que digo, não faça o que faço

Quem nunca ouviu ou já falou isso? Eu mesmo já disse e ouvi isso algumas vezes, nos valemos deste tipo de narrativa para justificar uma visível disparidade daquilo que fazemos com o que falamos ou acreditamos. No entanto, o que revela nossos reais valores é aquilo que praticamos, é aquilo que fazemos. É por isso que é tão difícil lidar com questionamentos internos que nos vem em mente quando saímos do automático, quando paramos para realmente questionar nosso comportamento.

Um tempo atrás eu fui ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, lá existe uma experiência muito interessante que o visitante pode participar, trata-se de um teste de pegada ecológica. Eu sempre me considerei uma pessoa com responsabilidade ambiental, no entanto, ao fazer o teste fui surpreendido ao saber que seria necessário um planeta e meio para suprir todas as minhas teóricas necessidades diárias. Eu fiquei chocado com aquela informação, mas é um fato. Essa informação estava totalmente contra meus valores a respeito do meio ambiente, e o que é pior, eu acreditava que era um exemplo nesta matéria.

A minha falta de consciência com relação aos meus hábitos de consumo e estilo de vida é só um exemplo de como valores são aquilo que praticamos de forma consciente. Na medida que tomamos consciência de uma violação de nossos valores, precisamos nos sentir incomodados, precisa gerar estresse, caso contrário não passa de conversa fiada.

Neste sentido, que valor você dá para gastos como o happy hour e comer fora? Que valores são representados ao comprar uma viagem? Um ano de economia para comprar um telefone revelam quais valores? A princípio, sensação de possuir um equipamento ultramoderno pode até parecer adequado até que você percebe que dedicou pouquíssimas horas para brincar com os filhos, para o desenvolvimento pessoal ou até mesmo para ficar a toa e relaxar.

Para muitas pessoas, os valores descritos em sua fatura de cartão de crédito não são aquilo que realmente gostariam de ter para suas vidas, e ainda trazem muito desconforto financeiro.

Essa é a importância de procurar viver de forma consciente, como falei neste post, é você com você. Em algum momento muitas das suas despesas estarão agindo contra seus valores, é nesse momento que repensar gastos e estilo de vida se torna algo muito maior e representativo que fazer economia.

Imagem por – Alexas_Fotos – Pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho