Meu primeiro ano FIRE

Outro dia meu amigo Aposente Cedo (aposentecedo.com) me sugeriu que escrevesse sobre minha rotina FIRE. Acho que essa é uma curiosidade grande na comunidade FIRE: Como é a vida de quem tem o seu tempo 100% livre.

Como nós vivemos em uma situação totalmente atípica, penso que minha rotina atual, não é exatamente a que seria em tempos normais, por isso resolvi escrever de uma forma mais ampla, vou falar sobre meu primeiro ano FIRE e os aspectos que mudaram e ainda estão em mudança na minha vida e também na vida das pessoas que convivo.

Relacionamento com a Família e amigos

O primeiro impacto de uma vida FIRE será com relação às pessoas que você mora ou tem proximidade. Hoje minha mãe não entende muito bem como eu parei de trabalhar e consigo pagar minhas contas. Ela acha que estou torrando meu fundo de garantia até acabar. Já minha irmã  e meus amigos, principalmente os do antigo trabalho, acham que eu fiquei rico, tipo alguém que ganhou na loteria.

Na verdade a relação com as pessoas fica um pouco complicada pois elas continuam reclamando das mesmas coisas, usando quase que 100% do seu tempo com trabalho ou descompressão do trabalho, desta forma você acaba não sendo muito bem visto por ter a possibilidade de fazer o que bem entender com seu tempo, inclusive pegar uma segunda feira para tomar cerveja ou ir no cinema depois do almoço.

Não posso chegar em um happy hour e falar esse tipo de coisa, parece que estou esnobando delas, do esforço de cada um com suas obrigações e problemas. Esse é um aspecto ruim do mundo FIRE, nos tornamos mais solitários.

Uso do Tempo

O que fazer com tanto tempo disponível, neste primeiro ano eu tinha por objetivo viajar o Brasil fazendo voluntariado, queria ter a possibilidade de aprender e conhecer profissões que nunca tive oportunidade. Atividades como permacultura, bioconstrução, aprender a cozinhar, ser voluntário em grandes eventos e festivais, entre outras coisas, mas com a pandemia (Covid19 – 2020), isso não foi possível.

O tempo que dedico para minha família e amigos, que muitas vezes foi um dos maiores motivadores de eu me esforçar para buscar a Independência Financeira, vejo que apesar de ser bem maior, não tem tanta intensidade quando tinha antes.

Isso é engraçado porque a qualidade do tempo não está relacionado com a quantidade de tempo disponível, neste sentido a maior disponibilidade não quer dizer que teremos maior qualidade em nossos relacionamentos.

Diversão

Eu tinha um trabalho super estressante, uma carga horária carregada, trabalhava com prazos apertados e clientes que exigiam alta performance. Tudo isso me fazia buscar aliviar essa tensão do dia a dia com happy hour, comer fora, viagens de final de semana e principalmente férias.

Eu costumo dizer que trabalhar custa caro. A exemplo disso, minhas despesas caíram 30%. É engraçado que não mudei meu padrão de vida, apenas não tenho mais necessidade de descompressão, de aliviar estresse.

Não tenho mais final de semana e nem feriado

Que dia é hoje? Preciso consultar o calendário com frequência para saber que dia da semana nós estamos. Hoje não faz a menor diferença se é domingo ou sexta-feira, eu faço o que tenho de fazer independente do dia. Se tenho que trabalhar em casa, escrever ou estudar, não importa, qualquer dia é dia. Os feriados deixaram de fazer sentido completamente.

Sinto até falta de olhar a movimentação da bolsa de valores quando percebo que é sábado, por mim, nesta fase da minha vida não faz sentido final de semana.

Trabalho Remunerado

Apesar de não ter a necessidade atual de trabalhar por dinheiro, os vinte anos que trabalhei, desde os quatorze anos de idade, me deixaram condicionado a um salário mensal. É estranho olhar minha planilha de controle e ver a linha de salário zerada.

Nossa sociedade de um modo geral costuma valorizar e cultuar o esforço, acordar cedo, a ideia de que precisamos nos dedicar a labuta. Afinal de contas… o trabalho dignifica o homem. Esse é um aspecto da vida FIRE que precisamos observar. A gente, durante o período de acumulação, procura se preparar psicologicamente para lidar com essas coisas, mas só vivendo para saber. É bem estranho.

Penso que seja um aprendizado de longo prazo, neste sentido, buscar se aproximar de pessoas com o mesmo pensamento e alinhadas com a mesma filosofia de vida é muito positivo.

O mundo FIRE é solitário.

Imagem por Freephoto – pixabay


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho