Quanto mais simples sua felicidade, maior será sua gratidão

Como deve ser difícil ter gosto sofisticado, imagina se você precisa de uma garrafa de vinho de safra específica, de uva X, na temperatura Y, e além disso, no local que considera indispensável para se sentir pleno e feliz.

Quanto mais simples for sua felicidade, maior será sua gratidão. Essa é uma máxima fácil de entender, pois se você fica feliz tomando catuaba na calçada de um boteco, no centro da cidade. Qualquer vinho de reserva encontrado em supermercado irá produzir extrema satisfação e gratidão em sua vida.

A simplicidade de nossos gostos nos ajuda a ter maior gratidão pelo que possuímos e conquistamos. De forma alguma isso é uma crítica a quem gosta de coisas sofisticadas e mais difíceis de conseguir. Só que a chance se tornar um pouco infeliz ao não obter essas coisas acaba por limitar a felicidade.

Um sofá, um travesseiro cheiroso, uma roupa que lhe deixa super confortável, um simples copo de água gelada quando se tem sede. O sorriso de sua criança, uma chinela de dedo, o simples aroma de café coado na hora. Quantos coisas simples, que estão à nossa disposição o tempo todo e por isso nem percebemos nos podemos enumerar e deveríamos agradecer?

A gente sabe ser grato por grandes conquistas ou por eventos raros, mas negligenciamos os incríveis milagres que acontecem e vivenciamos todos os dias.

Quando eu ainda trabalhava no mundo corporativo, uma das coisas que mais me traziam satisfação era quando eu saia mais cedo do trabalho e podia tomar café da tarde com a minha mãe, nossa… consigo lembrar disso e me emocionar. Era um sentimento incrível por gratidão ter a possibilidade de compartilhar com ela aquele momento.

Hoje que sou FIRE, tenho a possibilidade de fazer isso com mais frequência e preciso, pela disponibilidade tempo, exercitar a minha memória de como isso era raro e difícil de acontecer. Tenho que ser muito grato e contente por fazer de um evento que era raro, agora comum e habitual.

É muito fácil se acostumar com as coisas boas que são rotina em nossas vidas e só quando temos a percepção de perda que notamos o quanto aquilo era importante e não tínhamos a devida gratidão. Até mesmo os problemas e os desafios que a vida nos traz devem ser objeto de gratidão, pois são esses momentos de estresse que nos evidenciam e nos motivam a buscar melhorias e visualizar o lado bom da vida.

Hoje eu busco viver o máximo possível o momento presente, independente de estar me sentindo bem ou não, para ter consciência e percepção dos pequenos milagres que acontecem todos os dias em minha vida.

Pense nisso. Gratidão!

Imagem por trilemidia – Pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho