Movimento FIRE não é para você

Eu estava, um dias dessas, conversando por WhatsApp com uma amiga que trabalhava comigo antes de eu largar meu emprego.

Como pessoas que não se falam em tempos, a curiosidade normal de saber como está e como tem levado a vida.

Quando falei que tinha mudado de cidade e neste mês vai fazer dois anos que sou FIRE, ela soltou a seguinte e popular frase: “Ah se eu tivesse essa possibilidade”!

Ah se eu tivesse, ah se eu pudesse, ah se eu não tivesse

Quem nunca falou uma dessas frases acima atire a primeira pedra, mas observe que esse tipo de comentário, apesar de não ser por mal, é carregado de vitimismo e além disso, acaba por desmerecer  quem atingiu determinado objetivo.

Quem disse que eu podia?

Nunca foi sorte, eu também não podia largar o emprego, não nasci em berço de ouro, sou de família humilde, nunca recebi qualquer orientação sobre finanças da minha família.

Comecei trabalhar com quatorze anos e estudava a noite, do prezinho ao ensino médio, 100% em escola pública. Só tive a possibilidade de fazer faculdade depois que consegui bolsa de estudos.

Não falo isso para fazer qualquer apologia a pobreza ou vitimismo, mas que quero dizer é que eu nunca pude ser FIRE até o dia que eu resolvi buscar a minha independência financeira e criei as minhas possibilidades. 

Quando realizamos coisas que a maioria das pessoas não realizam, somos taxados de sortudos ou de possuir alguma habilidade fora do comum.

Coisas do tipo, – Nossa, mas você é muito bom com números; para você é fácil… é solteiro e não tem filhos – ou simplesmente, você deu sorte nas suas escolhas… Ah se eu fosse sortudo assim.

Só para derrubar o mito de que casados e com filhos não podem ser FIRE, conheço duas pessoas: o Aposente Cedo (www.aposentecedo.com.br) e a Yuka, (Viversempressa.com), eles são exemplos de que é possível chegar independente financeira com família.

Claro que exige cuidados que eu, solteiro sem filhos (por enquanto) não preciso observar, mas é possível ser casado com filhos e ser FIRE.

O grande problema é que enquanto você estiver vivendo e fazendo igual a todo mundo, não terá a menor chance. Vai continuar sendo  apenas uma engrenagem dentro de uma grande máquina chamada sociedade.

O movimento FIRE não é para você

De um modo geral, nós queremos as coisas, mas não queremos pagar o preço para realizar essas coisas.

Desta forma, todo mundo quer se aposentar cedo, mas não quer estudar finanças pessoais , aprender investir, buscar melhorias na renda, poupar e abrir mão de muitas coisas para se tornar FIRE.

Se você é aquela pessoa que sempre começa a dieta na segunda, que justifica determinadas frustrações com “se eu tivesse”.

O universo pode te ajudar, te guiar, te apoiar e até fará milagres a seu favor. Mas, primeiro, você tem que se comprometer – T. Harv Eker

Acredite, você se coloca no papel de vítima, e vítimas podem ser qualquer coisa, menos donas do seu próprio destino.

Preciso fazer parênteses para aquelas pessoas que estão em condições de fragilidade social. Dentro de um país com tanto contraste e desigualdade, precisamos entender que esse post não está direcionado para essas pessoas.

É certo que existe complexidade e não seria leviano usar o discurso raso motivacional de ” é só querer”. Não é e nunca será fácil, existe sim uma grande possibilidade de não conseguir, faz parte do jogo.

No entanto, enquanto você ainda estiver com o discurso de vítima, do “ah se eu pudesse”, enquanto não assumir a responsabilidade por conquistar e realizar seus sonhos de vida, tenha certeza, o movimento FIRE não é para você.

Imagem por u_uf78c121 _ pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A realidade após três anos de FIRE

Como eu atingi a independência Financeira

Hippie Urbano é o Caralho